Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Educação e Psicologia em Debate
O Educador e a Moralidade Infantil
Telma Pileggi Vinha.
ISBN: 85-85725-61-3
Formato: 17 x 23 cm | Acabamento: Brochura
Páginas: 17 x 23 cm | Ano: 2009 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 146,30

Telma Pillegi Vinha

DE R$ 209,00 

Sinopse:

 

Resultado de uma pesquisa realizada diretamente com professores, esta obra relata o conteúdo de um curso ministrado sobre o desenvolvimento da moralidade, apresenta as implicações pedagógicas decorrentes desses estudos e analisa as situações vivenciadas pelos educadores no cotidiano da escola, narrando as dificuldades comumente encontradas por eles ao trabalhar com essa questão. Sua proposta é auxiliar o educador não somente a compreender a criança com a qual está trabalhando, mas também a reformular sua atuação de modo a favorecer a conquista da autonomia infantil.

Os educadores são elementos fundamentais no desenvolvimento moral, pois as questões éticas estão presentes no cotidiano escolar e podem ser trabalhadas em cada ação, regra ou atividade. Por isso, é necessário planejar a educação moral tão cuidadosamente como as outras áreas do currículo.

O livro traz ainda sugestões concretas de procedimentos pedagógicos, coerentes com os princípios de uma educação construtivista, que auxiliam o educador a construir um ambiente sociomoral cooperativo em sala de aula.

Sobre a autora

Telma Pileggi Vinha, pedagoga, mestre em Psicologia Educacional pela Faculdade de Educação da Unicamp e doutoranda da mesma instituição. Professora de cursos de extensão universitária, pós-graduação e especialização nos Estados de Minas Gerais e São Paulo.

Realiza pesquisas na área do desenvolvimento da moralidade infantil e o papel do educador neste processo, sendo membro do Laboratório de Psicologia Genética da FE-Unicamp.

Atua na formação e no aperfeiçoamento de professores, ministrando cursos, seminários e palestras embasadas no cons-trutivismo de Jean Piaget. Nestes cursos, são enfocadas, principalmente, as áreas de educação infantil e moralidade, visando a reflexão, capacitação e mudança de postura por parte do professor no relacionamento com seus alunos, auxiliando-o na resolução dos inúmeros conflitos que enfrenta no seu dia-a-dia e na construção, pela escola, de um ambiente cooperativo favorável ao desenvolvimento da autonomia.

APOIO : FAPESP
(capa: Vande Rotta Gomide)
 


Sobre os Autores:
Telma Pileggi Vinha - É Formada em Pedagoga pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora do Departamento de Psicologia Escolar da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Coordenadora da Linha de pesquisa “Conflitos Interpessoais” do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (Gepem - Unicamp/Unesp).

Formas de Pagamento