Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Leituras no Brasil
Livros, Catálogos, Revistas e Sites para o Universo Escolar
Norma Sandra de Almeida Ferreira.
ISBN: 85-7591-057-4
Formato: 14 x 21 cm | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 cm | Ano: 2009 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 36,40

Norma Sandra de Almeida Ferreira (org.)

DE R$ 52,00

Sinopse:

 

Em face do crescimento e fortalecimento do mundo eletrônico, têm sido inúmeras e diversificadas as iniciativas e estratégias de ampliação do mercado para os impressos, sobretudo o livro. Há, ainda, um especial cuidado com o público jovem, escolar, leitores a conquistar... São seguidas as campanhas de estímulo à leitura e tentativas de definição de políticas públicas mais agressivas e efetivas nessa área. Tudo isso embalado por um discurso que enfatiza a importância da leitura: para a cidadania, a participação e inclusão social, a superação das desigualdades, a faculdade de imaginar, a existência, enfim.
Esses movimentos do mundo político, cultural, econômico e aquilo que provocam nos impressos destinados a alunos e professores constituem um território cada vez mais desafiador à compreensão dos educadores e pesquisadores. Por isso, ao lado das questões que permanentemente nos colocamos acerca das práticas de ensino e aprendizagem da leitura, suas dificuldades, caminhos e formas neste mundo cada vez mais transformado, surgem outras, instigantes, que se voltam àquilo que nos é dado a ler, às formas de sua produção, circulação e recepção.
Focalizando essas questões, os seis artigos reunidos nesta coletânea procuram interrogar aspectos do mundo impresso, daquilo que é escrito para alunos e professores. Uma produção que se abastece e se apropria da crítica que dela fazemos, que coloca em circulação idéias e modos de significação da leitura, do ser leitor e do ser professor, que recorre à tradição para fazer-se “nova” aos olhos de leitores, também “novos”.
São esforços de leitura: de catálogos de livros infantis, livros didáticos e paradidáticos, capas de revistas, páginas eletrônicas...
São contribuições derivadas de pesquisas desenvolvidas na Iniciação Científica e no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Unicamp, todas elas realizadas sob a orientação da professora doutora Norma Sandra de Almeida Ferreira, inseridas numa frente de investigação do Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita (ALLE), que tem por objetivo a compreensão da leitura e de seus objetos no contexto das “intrincadas redes que envolvem o processo de produção, circulação, divulgação e recepção dessa produção impressa; as alterações sofridas pelos seus suportes e materiais e em suas relações com aspectos econômicos, sociais, políticos e culturais”.
A publicação desta coletânea vem coroar o persistente e minucioso trabalho da organizadora sobre os materiais analisados, e também demonstra o seu empenho na formação de novos pesquisadores.

Sobre a organizadora
Norma Sandra de Almeida Ferreira, licenciada em Letras, mestre e doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Atuou durante vinte anos como professora de Língua Portuguesa em escolas da rede particular e estadual.
Atualmente, é pesquisadora do grupo de pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita (ALLE) e professora do Departamento de Metodologia de Ensino da Faculdade de Educação, Unicamp. É também membro da diretoria da Associação de Leitura do Brasil – ALB.

Participam da coletânea:
Yara Máximo de Sena
Íris Filomena Mendes de Oliveira
Fernanda Romanezi da Silveira
Maria das Dores Soares Maziero
Elizabete Amorim de Almeida Melo


Sobre os Autores:
Norma Sandra de Almeida Ferreira - Professora livre docente da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE-Unicamp). Integra o grupo de pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita (ALLE). Foi presidente da diretoria da Associação de Leitura do Brasil (ALB) (biênio 2009-2010). Além de publicações em diferentes periódicos e em capítulos de livros, tem os seguintes livros editados: Literatura infanto-juvenil: arte ou pedagogia-moral? (Cortez, 2000); A pesquisa em leitura no Brasil: 1980-1995 (Komedi; Arte Escrita, 2001); Leitura: um cons/certo (org.) (Nacional; IBEP, 2003); Livros, catálogos, revistas e sites para o universo escolar (org.) (Mercado de Letras; ALB, 2006); Leitura, cultura, infância: Lobato (org.) (Global; ALB, 2011); O texto na sala de aula: um clássico sobre o ensino de língua portuguesa (org.) (Autores Associados, 2014). E-mail: normasandra@yahoo.com.br

Formas de Pagamento