Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Coleção TerramaR
Corpolinguagem - A Estética do Desejo
Nina Virginia de Araujo Leite.
ISBN: 85-7591-051-5
Formato: 16 x 23 cm | Acabamento: Brochura
Páginas: 16 x 23 cm | Ano: 2009 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 0,00

(Organização: Nina Virgínia de Araújo Leite)

Sinopse:

Esta coletânea reúne artigos que tematizam a complexa relação entre a linguagem e o corpo, abordando-a sob diferentes perspectivas e enfocando várias de suas inúmeras facetas. O leitor aqui encontrará o resultado de pesquisas que vários estudiosos vem desenvolvendo em diferentes centros universitários de ensino e pesquisa do Brasil. Todos os artigos foram preparados e discutidos nas duas últimas jornadas promovidas pelo grupo de pesquisa SEMASOMa – projeto desenvolvido no Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp. Os temas “Riso e Rubor” e “A Est-ética do desejo” destacam, na diversidade das abordagens, a importância da articulação da linguagem com a dimensão do corpo. Os trabalhos escolhidos para compor este livro são de especial interesse para pesquisadores, alunos e profissionais que atuam nas áreas de Lingüística, Psicologia, Psicanálise, Fonoaudiologia e Educação, uma vez que exploram com profundidade as dificuldades e impasses implicados nas tentativas de inclusão do corpo nos estudos da linguagem. A íntima articulação entre corpo e linguagem consagra-se na forma inédita de grafar corpolinguagem numa só palavra; gestos e afetos indicam os efeitos da linguagem sobre a constituição do corpo falante e pulsional, dimensão ineliminável da subjetividade.
Ninguém pode ouvir nas coisas, inclusive nos livros, mais do que já sabe – assim falou Nietzsche – e é desse saber de um corpolinguagem que falam os artigos que constituem este livro. Se, para a psicanálise, a escuta é uma escrita, eis a possibilidade de uma ética do desejo, pondo-se em defesa do inacabamento perpétuo – como diz Ponge – das leituras que se escrevem além da compreensão.


Nina Virginia de Araújo Leite é psicanalista, doutora em Lingüística, professora do Instituto de Estudos da Linguagem/Unicamp, membro da Escola de Psicanálise de Campinas, autora do livro Psicanálise e Análise do Discurso – o acontecimento na estrutura (Campo Matêmico, 1994), organizadora do livro Corpolinguagem: gestos e afetos (Mercado de Letras, 2003). É coordenadora do projeto SEMASOMa.


PARTICIPAM DA COLETÂNEA

Contardo Calligaris, Alessandra Caneppele, Isabella Tardin Cardoso, Maria Fausta Pereira de Castro, Newton Murce, Ricardo Goldenberg, Suely Aires Pontes, Ana Costa, Angela Vorcaro, Carmem Alcira Savorani de Molloy, Christian Ingo Lenz Dunker, Cláudia Aparecida de Oliveira Leite, Mauro Mendes Dias, Nina Virginia de Araújo Leite (org.), Viviane Veras, Cristóvão Giovani Burgarelli, Fábio Lopes da Silva, Gustavo Conde, J. Guillermo Milán-Ramos, Leandro de Lajonquière, Paulo Ottoni, Vera Lúcia Col


Sobre os Autores:
Nina Virginia de Araujo Leite - Psicanalista. Professora Titular IEL / Unicamp. Coordenadora Coleção Terramar, Editora Mercado de Letras. Coordenadora Coleção Litorais da Psicanálise, Editora da Unicamp.

Formas de Pagamento