Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Coleção TerramaR
Terra-mar: Litorais em Psicanálise - Escrita, Política, Cinema, Educação
J. Guillermo Milan-Ramos, Nina Virginia de Araujo Leite.
ISBN: 978-85-7591-154-9
Formato: 16 x 23 cm | Acabamento: Brochura
Páginas: 16 x 23 cm | Ano: 2010 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 62,30

(Organização: J. Guillermo Milán-Ramos e Nina Virgínia de Araújo Leite)

DE R$ 89,00 

Sinopse:

 

O sujeito ganha assim um duplo registro: representado pelo significante, inscrito na letra. Do entrechoque, do contraste entre letra e significante resultam diversos exercícios do semblante, desde as práticas mais alienadas de uma burocracia até as modalidades mais sublimes da arte e do pensamento. Nesse sentido, litoral é um saber-fazer com a materialidade da linguagem.
Um campo de saber é um regime de articulação entre a letra e o significante. Se a metáfora e a metonímia são as operações básicas da ordem significante, que tipo de encruzilhada formal mostraria a presença da letra? Qual figura linguajeira poderia inscrever a resistência material que ela exerce? Há algumas razões para considerar que o contraste, a antítese, o choque, figuras de efeito que marcam uma interrupção do fluxo de sentido, constituem um primeiro indício de que alguma resistência material está em exercício, produzindo-se, atualizando-se. Mas esta afirmação é demasiado genérica, apenas um primeiro movimento que corresponde determinar a cada passo, especificar em seus detalhes.

Sobre os Autores:
J. Guillermo Milan-Ramos - Professor Agregado no Instituto de Psicologia Clínica da Facultad de Psicologia, Universidad de la República (UdelaR), Montevidéu, Uruguai. Doutor em Linguística pelo IEL/Unicamp. Desde 2014, coordenador do grupo de pesquisa Formação da Clínica Psicanalítica no Uruguai (Facultad de Psicologia, UdelaR). Membro do Centro de pesquisa Outrarte: psicanálise entre ciência e arte. Co-autor - junto a Christian Dunker e Clarice Paulon - do livro: Análise Psicanalítica de Discursos - Perspectivas Lacanianas (Estação das Letras e Cores, 2017).

Nina Virginia de Araujo Leite - Psicanalista. Professora Titular IEL / Unicamp. Coordenadora Coleção Terramar, Editora Mercado de Letras. Coordenadora Coleção Litorais da Psicanálise, Editora da Unicamp.

Formas de Pagamento