Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Lingüística
Nas Trilhas do Letramento - Entre Teoria, Prática e Formação Docente
ISBN: 978-85-7591-164-8
Formato: 14 x 21 cm | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 cm | Ano: 2011 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 74,20

Adair Vieira Gonçalves e Alexandra Santos Pinheiro (organizadores)

DE R$106,00 

Sinopse:

 

Este livro retoma e amplia as questões em torno do letramento, em suas mais distintas facetas: letramento digital, letramento literário e práticas de letramento em distintos contextos. Moveram os autores questionamentos de diversas ordens, entre os quais: Como as práticas de letramento escolares podem ser (re)significadas para torná-lo emancipador, crítico, cidadão?
Que atividades poderiam substituir e/ou complementar aquelas eminentemente escolares de leitura e de produção de textos?
O que deve ser levado em consideração, em relação à formação docente e às práticas não escolares, para o exercício do letramento?
Se pretendemos atribuir à alfabetização e ao letramento um papel relevante ou decisivo para a conquista da cidadania, faz-se necessário, pois, uma pergunta: sob quais critérios de inclusão social associamos alfabetização e letramento? É o que o leitor poderá usufruir da leitura dos textos da coletânea, resultado da parceria entre os autores e organizadores e destes com o MEC – via edital de extensão.

“Palavra da moda nas escolas brasileiras e de outros países, o termo letramento está sofrendo, como tantos outros que o antecederam no campo educacional, da polissemia que acompanha todo espraiamento conceitual. Não surpreende, portanto, que a demarcação de uma nova compreensão da leitura e da escrita tenha como contraponto a adoção da palavra para recobrir práticas antigas e até mesmo rotineiras. Nem que ao lado de distinções relevantes, como se faz entre letramento e alfabetização, surjam vozes que, trocando o efeito pela causa, negam a especificidade e até mesmo a legitimidade do conceito e das expressões dele derivadas, como letramento literário. Para escapar dessas e outras armadilhas das disputas terminológicas, o caminho mais profícuo não é construir barreiras ou buscar deter ou negar o espraiamento do conceito. Ao contrário, é aquele que nos leva percorrer as trilhas do letramento nos laços que unem e especificam teorias e práticas, na luz que o conceito pode lançar sobre o contexto escolar da escrita e da formação docente. Eis a tarefa assumida pelos autores deste livro, cujos resultados se busca aqui compartilhar com os leitores.” (Rildo Cosson)

Formas de Pagamento