Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Coleção TerramaR
entreAto: o poético e o analítico
J. Guillermo Milan-Ramos, Nina Virginia de Araujo Leite.
ISBN: 978-85-7591-165-5
Formato: 16 x 23 cm | Acabamento: Brochura
Páginas: 16 x 23 cm | Ano: 2011 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 127,40

(Organização: J. Guillermo Milán-Ramos e Nina Virgínia de Araújo Leite)

DE R$ 182,00 

Sinopse:

 

O tema do ato não é incomum nos estudos sobre a linguagem, mesmo que o consideremos apenas em uma abordagem filosófica – conforme o brilhante trabalho de Austin (How to do things with words) – e tampouco no campo da psicanálise, especialmente se nos detivermos nos fenômenos em que Freud soube recolher a evidência do inconsciente: o fracasso do ato denunciando a entrada em cena de uma outra ordem de determinação. Entretanto, é apenas com Jacques Lacan que ganha o estatuto de conceito em sua particularidade de ato psicanalítico. Considerando que o ato tem necessariamente suas coordenadas desenhadas pela incidência do significante, e dada a importância que alcança em toda abordagem da criação – no campo das artes e no percurso de uma análise – o centro OUTRARTE elegeu como tema de seu encontro anual o que veio a consagrar-se como entreAto. Deste modo, e convocada em torno ao tema: entreAto: o poético e o analítico, a IX Jornada Corpolinguagem/ II Encontro Outrarte, , foi realizada no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), nos dias 4, 5 e 6 de novembro de 2009, configurando um momento expressivo de um processo de elaboração e investigação iniciado há mais de 10 anos por pesquisadores congregados em e/ou convocados por atividades do grupo de pesquisa SEMASOMa e do Centro de Pesquisa acima referido (ambos sediados no IEL-Unicamp).

Sobre os Autores:
J. Guillermo Milan-Ramos - Professor Agregado no Instituto de Psicologia Clínica da Facultad de Psicologia, Universidad de la República (UdelaR), Montevidéu, Uruguai. Doutor em Linguística pelo IEL/Unicamp. Desde 2014, coordenador do grupo de pesquisa Formação da Clínica Psicanalítica no Uruguai (Facultad de Psicologia, UdelaR). Membro do Centro de pesquisa Outrarte: psicanálise entre ciência e arte. Co-autor - junto a Christian Dunker e Clarice Paulon - do livro: Análise Psicanalítica de Discursos - Perspectivas Lacanianas (Estação das Letras e Cores, 2017).

Nina Virginia de Araujo Leite - Psicanalista. Professora Titular IEL / Unicamp. Coordenadora Coleção Terramar, Editora Mercado de Letras. Coordenadora Coleção Litorais da Psicanálise, Editora da Unicamp.

Formas de Pagamento