Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Lingüística
Memória e História na/da Análise do Discurso
Freda Indursky, Maria Cristina Leandro Ferreira, Solange Mittmann.
ISBN: 978-85-7591-169-9
Formato: 16 x 23 cm | Acabamento: Brochura
Páginas: 16 x 23 cm | Ano: 2011 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 79,10

(Organização: Freda Indursky, Maria Cristina Leandro Ferreira e Solange Mittmann)

DE R$ 113,00 

Sinopse:

 

Quarenta anos se passaram desde que o filósofo francês Michel Pêcheux lançou, em 1969, a obra Analyse Automatique du Discours, fundando a Escola francesa de Análise de Discurso e desfazendo, de forma inequívoca, a ilusão de literalidade do sentido. A língua, nos ensinou Pêcheux, é atravessada pela materialidade histórica e pelo inconsciente, de forma que os sentidos se movem de acordo com o momento histórico e com o sujeito do discurso. Esta descoberta, aparentemente tão clara aos nossos olhos hoje, promoveu uma revolução nos estudos da linguagem de então. Desde Pêcheux, é uma ingenuidade falar em língua transparente, em inten-ção do autor do texto, em sentido único e literal.
Do campo político explorado por Michel Pêcheux, a Análise do Discurso avançou para muitos outros campos nestes 40 anos: o discurso literário, midiático, jurídico, psicanalítico, da imagem e do próprio silêncio, entre tantos. A multiplicidade de análises feitas e objetos discursivos abordados encontrou especial proficuidade no Brasil. Os textos reunidos neste livro dão conta exatamente disto: da multiplicidade de pesquisas e análises realizadas, durante estes 40 anos, a partir do aparato teórico elaborado por Pêcheux e seus desdobramentos no Brasil.
Promovido pelo Pós-graduação em Letras da UFRGS — Universidade Federal do Rio Grande do Sul — o SEAD — Seminário de Estudos em Análise do Discurso — vem, desde 2003, promovendo um espaço de discussão e apresentação das pesquisas em Análise do Discurso, além de um intercâmbio teórico com as áreas afins: Antropologia, Filosofia, Psicanálise, Literatura, História, entre outras. Com diversas presenças de destaque no campo intelectual brasileiro, e também francês, o SEAD tem se constituído, sem dúvida, no mais importante encontro da área no país, e um dos principais encontros realizados no campo da linguagem.
Organizado por Freda Indursky, Solange Mittmann e Maria Cristina Leandro Ferreira, também coorde-nadoras do SEAD, o presente volume dá uma mostra desta fecundidade. Memória e história na/da Análise do Discurso evidencia as múltiplas possibilidades da Análise do Discurso como aparato teórico e analítico, além de nos dar um panorama amplo da fertilidade de sua produção no Brasil.

Sobre os Autores:
Freda Indursky - É licenciada em Letras pela UFRGS; mestre em Linguística pela Faculté des Lettres et Sciences Humaines, Université de Besançon, França; doutora em Ciências da Linguagem pelo IEL/Unicamp. Professora Titular do DECLAVE/UFRGS. Atualmente é professora colaboradora junto ao PPG/Letras da UFRGS. Autora e organizadora de livros, capítulo de livros e artigos no Brasil e no exterior. Sua pesquisa atual gira em torno dos seguintes eixos temáticos: Questões Teóricas em AD, Discurso do/sobre o MST, Políticas Estatais e Institucionais de Esquecimento, Gestos de Resgate da Memória e Arte como Gesto Político.  E-mail: freda.indursky@gmail.com

Maria Cristina Leandro Ferreira - É Professora Titular do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-Doutora em Análise do Discurso pela Université de la Sorbonne Nouvelle, Paris 3, em 2008, Líder do Grupo de Pesquisa Oficinas em AD: conceitos em movimento, registrado no CNPq, Editora da Revista Organon, Coordenadora do Seminário de Estudos em Análise do Discurso (SEAD), realizado em Porto Alegre, de 2003 a 2013. Sua área de pesquisa compreende questões relacionadas à língua, sujeito, corpo, cultura, arte e psicanálise. Email: kitty@ufrgs.br

Solange Mittmann - É doutora em Estudos da Linguagem e docente associado da UFRGS, onde atua no curso de Graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras. É líder do GEPAD-RS - Grupo de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso. Coordena o projeto de pesquisa A autoria entre o retorno e a atualidade: formação discursiva, memória e arquivo. Suas investigações têm abordado a circulação de discursos na internet e a autoria na tradução.

Formas de Pagamento