Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Lingüística
A Escrita na Escola - A Construção da Coerência Textual
Edilaine Buin.
ISBN: 978-85-7591-256-0
Formato: 14 x 21 | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 | Ano: 2013 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 33,60

DE R$ 48,00 

Sinopse:

 

Este livro se dirige a professores de língua portuguesa, a profissionais da educação interessados em questões de linguagem, especialmente aquelas relacionadas ao ensino de escrita e à construção da coerência textual. Na primeira parte, há uma discussão  sobre conceitos como referenciação, coesão,  e coerência textual, focada não somente nas atividades do sujeito como também nas situações interativas, e aborda brevemente sobre o tratamento que as escolas dão à coerência. Na segunda parte, há a análise da produção escrita de três sujeitos, que representam a turma de alunos da qual faziam parte. O leitor pode visualizar, na prática de produção escrita, a atuação dos mecanismos linguísticos abordados teoricamente no capítulo anterior.
Entre a metodologia investigativa da pesquisadora e o olhar de professora envolvida nas situações de produção da escrita, ao longo do Ensino Fundamental II e início do Ensino Médio, o leitor pode mergulhar nas análises dos textos, nas estratégias que seus autores usaram para dar validade aos seus dizeres. Tudo com um embasamento linguístico necessário, que situa o texto dentro de uma concepção de linguagem como atividade dinâmica, construída em parceria entre os sujeitos e os outros com os quais interagem.

SOBRE A AUTORA:

Edilaine Buin-Barbosa é linguista, pesquisadora e professora. Acumulou larga experiência como professora de Língua Portuguesa do Ensino Básico e com formação de professores e de psicopedagogos. Sempre trabalhou com a Aquisição da Escrita e aspectos linguísticos que envolvem o ensino de língua materna. É bacharelada e licenciada em Letras pela Unicamp e mestre e doutora em Linguística pela mesma universidade. É atualmente professora da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e realiza pós-doutorado pela Universidade de São Paulo - USP/Fapesp desde setembro de 2010.

Sobre os Autores:
Edilaine Buin - É professora adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), onde atua na graduação e no Programa de Pós Graduação, na área de Linguística e Transculturalidade. É pós-doutora pela Universidade de São Paulo (USP) / Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (FFLCH); doutora e Mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), nas áreas de Linguística Textual e de Aquisição da Escrita, respectivamente. Acumula experiência no ensino superior e básico, e também na formação continuada de professores. É autora do livro A escrita na escola: a construção da coerência textual (Mercado de Letras), Aquisição da Escrita: coerência e coesão (Contexto), de capítulos de livros e artigos na área que envolve Educação e Linguística; recentemente, contribuiu com a organização do livro Ensino de Português para a contemporaneidade (Pontes), no qual também é autora de um dos capítulos.

Formas de Pagamento