Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Coleção Insubordinação Criativa
Vertentes da Subversão na Produção Científica em Educação Matemática
Beatriz Silva D´Ambrosio, Celi Espasandin Lopes.
ISBN: 978-85-7591-351-2
Formato: 12 x 22 | Acabamento: Brochura
Páginas: 12 x 22 | Ano: 2015 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 79,10

(Organização: Beatriz Silva D´Ambrosio e Celi Espasandin Lopes)

DE R$ 113,00 

Sinopse:

 

Aventurar-se a pesquisar é explorar o desconhecido, é instigar-se por possíveis mistérios, é mergulhar em ondas imprevisíveis! Investigar é buscar o prazer da descoberta, do confronto com o novo e a liberdade de trilhar caminhos que ainda não foram percorridos ou de alterar o trajeto durante o percurso. São ações assim que permitem a quem pesquisa a ousadia criativa.  Imergir em uma onda que está sujeita a ventos oriundos de diferentes direções é considerar a diversidade de contextos nos quais mergulhamos para buscar evidências que irão nos surpreender e abalar nossas verdades. Seremos provocados a desvendar o que emerge de movimentos marcados pela diversidade e pelo tempo que define o momento.

A diversidade de discussões que compõem esta obra certamente possibilitará ao leitor uma imersão em ondas que promovem as marés de saberes insubordinados em algumas praias das investigações realizadas na Educação Matemática contemporânea.

Esta obra deriva de um aceite de vários pesquisadores em mobilizar-se na elaboração de ideias a respeito da subversão responsável. O leitor irá defrontar-se com vários e diferenciados mergulhos de alguns pesquisadores brasileiros em processos criativos no fazer da pesquisa em Educação Matemática.

PARTICIPAM DA COLETÂNEA:

Adair Mendes Nacarato
Antonio Vicente Marafioti Garnica
Beatriz Silva D´Ambrosio (org.)
Celi Espasandin Lopes (org.)
Celso Ribeiro Campos
Filipe Santos Fernandes
Francisco Javier Camelo
Gelsa Knijnik
Ilaine da Silva Campos
Iran Abreu Mendes
Iris Aparecida Custódio
Jonei Cerqueira Barbosa
Jussara de Loiola Araújo  
Marcelo de Almeida Bairral
Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca
Maria Isabel Ramalho Ortigão
Milton Rosa
Ole Skovsmose
Rita de Cássia Prazeres Frangella
Roger Miarka
Sílvia Maria Medeiros Caporale
Ubiratan D'Ambrosio
Vinício de Macedo Santos

Sobre os Autores:
Beatriz Silva D´Ambrosio - Nasceu em 26 de janeiro de 1960 na cidade de São Paulo. Ao completar 2 anos de idade, mudou-se com a família para os Estados Unidos, onde realizou seus estudos até os 12 anos. Ao regressar ao Brasil, viveu a adolescência e a juventude em Campinas, SP, dedicando-se aos estudos escolares e de música e desfrutando do convívio com familiares e amigos. Aos 20 anos, formou-se em Matemática no Instituto de Matemática e Estatística (IMECC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Retornou aos Estados Unidos com o intuito de tornar-se Educadora Matemática. Em 1987 conquistou o título de Ph. D. na Indiana University, em Bloomington - IN, cuja tese deu origem ao texto que compõe este livro. Bia sempre colaborou muito para a pesquisa brasileira e norte-americana em Educação Matemática. Foi membro da diretoria do National Council of Teachers of Mathematics (NCTM) e desenvolveu vários projetos de pesquisa nos Estados Unidos e no Brasil. Para Bia, que, ainda universitária, já se inquietava com a dificuldade das crianças em aprender matemática, o fazer ciência e produzir conhecimento sempre esteve subordinado ao seu humanismo.

Celi Espasandin Lopes - Graduada em Matemática pela Universidade de Taubaté e em Pedagogia pela Faculdade de Guaratinguetá. Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Pós-Doutorado em Educação Matemática na The University of Georgia e Professora Visitante na Miami University. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo. Coordenadora do CEPEME - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Estatística. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Estatística e Matemática - GEPEEM/UNICSUL. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Práticas Pedagógicas na Educação Básica - PRAPEB/UNICID. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 - Educação. Pesquisadora nas áreas de Educação Matemática e Educação Estatística.
E-mail: celi.espasandin.lopes@gmail.com

Formas de Pagamento