Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Caminhos da Construção
Caminhos da Construção - Reflexões Sobre Projetos Didáticos de Gênero
Ana Maria de Mattos Guimarães, Anderson Carnin, Dorotea Frank Kersch.
ISBN: 978-85-7591-355-0
Formato: 14 x 21 | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 | Ano: 2015 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 39,20

(Organização: Ana Maria de Mattos Guimarães, Anderson Carnin e Dorotea Frank Kersch)

DE R$ 56,00 

Sinopse:

 

Este é o terceiro volume desta coleção.  As discussões que aqui apresentamos busca(ra)m tratar da formação continuada e desenvolvimento de professores que realizamos com apoio da Capes/Inep, através do Programa Observatório da Educação. O trabalho realizado com a formação de professores mostrou a importância de se considerar a relação entre os diferentes atores envolvidos nesse processo, o que passa pela articulação entre teoria e prática e pelo desenvolvimento de uma cultura de interação entre os saberes teóricos da academia e os saberes experienciais dos professores, regida pelo diálogo, pela mediação e pela exploração de novas possibilidades de ação. Passa também pela (re)articulação da academia com a escola de educação básica. A “comunidade de indagação” foi o nosso ponto de partida. A grande “comunidade de aprendizagem” que se formou foi apenas um dos pontos de chegada. O dispositivo de ensino “Projeto Didático de Gênero” foi o principal resultado desta cultura de interação. Com esta obra, esperamos oferecer ao público leitor um pouco mais de nossas “reflexões” sobre o trabalho realizado nesse âmbito, ensejando continuar a interlocução, sempre necessária, acerca da linguagem e seu ensino.

SOBRE OS ORGANIZADORES:

Ana Maria de Mattos Guimarães: é professora titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, e pesquisadora do CNPq. Ocupa, atualmente, o posto de Decana da Escola de Indústria Criativa: Comunicação, Design e Linguagens. Coordenadora do projeto “Por uma formação continuada cooperativa para o desenvolvimento do processo educativo de leitura e produção textual escrita no Ensino Fundamental” Tem experiência nas áreas de Linguística e Linguística Aplicada, com ênfase em aquisição e desenvolvimento de linguagem e ensino-aprendizagem de língua materna. Suas pesquisas atuais estão ligadas ao uso dos gêneros textuais na aprendizagem de língua materna, à elaboração de material didático baseado no conceito de gênero textual e a análises do trabalho educacional. Tem se preocupado também em analisar o agir docente em salas de aula de Língua Portuguesa, sobretudo as interações professor/alunos.

Anderson Carnin: doutor em Linguística Aplicada (Unisinos/Capes), com estágio de doutoramento-sanduíche em didática da escrita no Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores” da Universidade de Aveiro/Portugal. Realiza, atualmente, pesquisa de pós-doutoramento sobre escrita, autoria e desenvolvimento profissional de professores em formação continuada (PDJ-CNPq) na Unisinos. Seus interesses de pesquisa estão relacionados aos seguintes temas: ensino de português como língua materna, gêneros de texto, elaboração de material didático, agir docente e formação inicial/continuada de professores.

Dorotea Frank Kersch: doutora em Filologia Românica, professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Unisinos, pesquisadora associada do projeto “Por uma formação continuada cooperativa para o desenvolvimento do processo educativo de leitura e produção textual escrita no Ensino Fundamental”, ocupa-se de questões relacionadas ao ensino de língua materna, bilinguismo e formação de professores.


SOBRE OS AUTORES:

Alessandra Preussler de Almeida: professora de Língua Portuguesa/Língua Inglesa e assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo. Bolsista de iniciação científica durante o curso de graduação em Letras (UFRGS) e mestre em Linguagem no Contexto Social, na mesma universidade. Doutora em Linguística Aplicada (Unisinos/Capes). Atua também no grupo de pesquisa Por uma formação continuada cooperativa para o desenvolvimento do processo educativo de leitura e produção textual escrita no Ensino Fundamental reforçou sua crença na educação e no potencial do professor para a produção de conhecimento, bem como na sua responsabilidade de condução do processo de ensino-aprendizagem.

Fernanda Vanessa M. Bartikoski: Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Unisinos. Graduada em Letras - Habilitação Português pela mesma universidade. Integrou o grupo de pesquisa na forma de Bolsista de Iniciação Científica durante os anos de 2013 e 2014. Atualmente é professora de Língua Portuguesa da rede estadual do Rio Grande do Sul.

Joseane Matias: é professora de Língua Portuguesa e coordenadora de Laboratório de Informática Educativa na Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo desde 2003. Graduada em Letras - Português e Especialista em Leitura e Produção Textual, participou como professora pesquisadora do projeto durante o ano de 2014. Atualmente, é mestranda em Linguística Aplicada na Unisinos.

Keli Rodrigues Rabello: professora de Língua Portuguesa na Escola Estadual de Ensino Médio Cecília Meireles (Sapucaia/RS), mestranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Unisinos, com bolsa Capes/Programa Observatório da Educação.

Renata Garcia Marques: doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada pela Unisinos/Capes. Mestre em Linguística Aplicada pelo mesmo programa (2014). Especialista em Mídias na Educação pela UFRGS (2011). Graduada em Letras/Português pela Unisinos. Atua há quinze anos no Ensino Básico. Trabalha como professora de Língua Portuguesa da rede municipal de São Leopoldo.

Sirlene da Silveira Soares: graduanda em Letras com habilitação em Português/Inglês pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Integrou o projeto “Por uma formação continuada cooperativa para o desenvolvimento do processo educativo de leitura e produção textual escrita no Ensino Fundamental” como bolsista de iniciação científica no ano de 2014.

Sobre os Autores:
Ana Maria de Mattos Guimarães - É professora titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Tem experiência nas áreas de Linguística e Linguística Aplicada, com ênfase em aquisição e desenvolvimento de linguagem e ensino-aprendizagem de língua materna. Suas pesquisas atuais estão ligadas ao uso dos gêneros textuais na aprendizagem de língua materna, à elaboração de material didático baseado no conceito de gênero textual e a análises do trabalho educacional. Tem se preocupado em analisar o agir docente em salas de aula de Língua Portuguesa, sobretudo as interações professor/alunos.

Anderson Carnin - É professor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), junto ao Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada. Mestre e Doutor em Linguística Aplicada (UNISINOS/CAPES), com estágio de doutoramento-sanduíche em didática da escrita no Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores” (CIDTFF) da Universidade de Aveiro/Portugal. Seus interesses de pesquisa estão relacionados aos seguintes temas: ensino de português como língua materna, gêneros de texto, elaboração de material didático, agir docente e formação inicial/continuada de professores.

Dorotea Frank Kersch - Doutora em Filologia Românica, professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Unisinos, pesquisadora associada do projeto “Por uma formação continuada cooperativa para o desenvolvimento do processo educativo de leitura e produção textual escrita no Ensino Fundamental”, ocupa-se de questões relacionadas ao ensino de língua materna, bilinguismo e formação de professores.

Formas de Pagamento