Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Educação
Práticas de Escrita na Formação de Professores
Ana Lúcia Guedes-Pinto.
ISBN: 978-85-7591-364-2
Formato: 14 x 21 | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 | Ano: 2015 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 36,40

DE R$ 52,00 

Sinopse:

 

Este livro tem a finalidade de apresentar contribuições ao trabalho de formação de professores no âmbito da educação superior. Por meio da análise de textos produzidos pelos estudantes (estagiários) nas disciplinas do eixo teórico-prático de um curso de licenciatura em Pedagogia, deparamos com indícios do processo de compreensão e de apropriação do trabalho docente. As práticas de escrita propostas e vividas na dinâmica das aulas dos cursos diurno e noturno são focadas como um recurso imprescindível no trabalho de formação profissional do professor.  

Assumimos como referência teórica a corrente da História Cultural e as ciências da linguagem, tendo em vista a perspectiva de Bakhtin e também dos estudos de Letramento e da Linguística Textual.

O ensino é entendido como uma prática sociocultural que se constitui ao longo da história humana e é tomado como um dos elementos centrais constitutivos do trabalho docente.

SOBRE A AUTORA:

Ana Lúcia Guedes-Pinto é professora Livre-Docente em Educação pela Unicamp, doutora em Linguística Aplicada também pela Unicamp. Coordenadora do Grupo de Pesquisa AULA - Trabalho Docente na Formação Inicial, desde 2002. É professora da Faculdade de Educação - Unicamp. Tem publicado pela Editora Mercado de Letras os livros Rememorando trajetórias da professora-alfabetizadora e Memórias de leitura e formação de professores, este último em coautoria. Atualmente tem pesquisado sobre a formação inicial e continuada de professores, sobre a escrita na educação superior, sobre as práticas escolares no cotidiano da escola básica brasileira e sobre o ensino da leitura e da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. E-mail: alguedes@mpc.com.br

Sobre os Autores:
Ana Lúcia Guedes-Pinto - É professora Livre-Docente em Educação pela Unicamp, doutora em Linguística Aplicada também pela Unicamp. Coordenadora do Grupo de Pesquisa AULA - Trabalho Docente na Formação Inicial, desde 2002. É professora da Faculdade de Educação - Unicamp. Tem publicado pela Editora Mercado de Letras os livros Rememorando trajetórias da professora-alfabetizadora e Memórias de leitura e formação de professores, este último em coautoria. Atualmente tem pesquisado sobre a formação inicial e continuada de professores, sobre a escrita na educação superior, sobre as práticas escolares no cotidiano da escola básica brasileira e sobre o ensino da leitura e da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. E-mail: alguedes@mpc.com.br

Formas de Pagamento