Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Lingüística
Práticas Sociais da Linguagem - Reflexões Sobre Oralidade, Leitura e Escrita no Ensino
Terezinha da Conceição Costa-Hübes.
ISBN: 978-85-7591-400-7
Formato: 14 x 21 | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 | Ano: 2016 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 44,80

(Organização: Terezinha da Conceição Costa-Hübes)

DE R$ 64,00 

Sinopse:

 

O presente livro foi organizado com o objetivo de propiciar reflexões teóricas sobre as práticas sociais de oralidade, leitura, produção escrita e análise linguística, além de repensar o espaço dado, nas aulas de Língua Portuguesa, às variedades linguísticas. Essas reflexões subsidiaram os estudos desenvolvidos dentro do Projeto de Pesquisa intitulado Formação Continuada para Professores da Educação Básica nos anos iniciais: ações voltadas para a Alfabetização em Municípios com Baixo IDEB da Região Oeste do Paraná. Trata-se de um projeto institucional da Capes/Inep (Programa Observatório da Educação), e que sustentou suas ações na compreensão dialógica da linguagem, reconhecendo-a como constituída socialmente e no amplo espaço de interação instaurado entre sujeitos sócio-historicamente situados. Pretende-se, assim, socializar a base teórica que deu sustentação a todo processo de estudo, investigação e formação continuada desenvolvido no âmbito do referido Projeto, estendendo aos leitores a compreensão defendida quanto às práticas sociais de uso da linguagem. Espera-se que os interlocutores desse livro desenvolvam uma leitura responsiva, replicando as discussões apresentadas, questionando-as, confirmando-as ou discordando de tais posicionamentos, promovendo, assim, um amplo debate com os autores.

SOBRE A ORGANIZADORA:

Terezinha da Conceição Costa-Hübes - Professora Doutora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Letras - nível de mestrado e doutorado - e do Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); Professora do Curso de Graduação em Letras da Unioeste. Coordenadora Institucional, entre 2010 e 2015, do Projeto de Pesquisa e de Extensão vinculado ao Programa Observatório da Educação - Capes/Inep - intitulado Formação continuada para professores da educação básica nos anos iniciais: ações voltadas para a alfabetização em municípios com baixo IDEB na região oeste do Paraná. Pesquisadora na área de Linguística Aplicada, com principal interesse nos temas: Formação inicial e continuada de Professores, Gêneros discursivos e ensino de Língua Portuguesa.

SOBRE OS AUTORES:

Carmen Teresinha Baumgärtner - Professora Doutora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Letras - nível de mestrado e doutorado - e do Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); Professora do Curso de Graduação em Letras da Unioeste. Líder do Grupo de Pesquisas em Linguagem, Discurso e Ensino, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste. Pesquisadora colaboradora do Projeto de Extensão e Pesquisa vinculado ao Observatório da Educação.

Douglas Corrêa da Rosa - Doutorando em Letras pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Foi bolsista Capes/Inep - nível de mestrado, por meio do Programa Observatório da Educação, nos anos de 2012-2013. Atualmente é bolsista da Fundação Araucária. Pesquisador colaborador do Projeto Projeto de Extensão e Pesquisa vinculado ao Observatório da Educação.

Ruth Ceccon Barreiros - Professora Doutora do Curso de graduação em Letras e Pedagogia da Unioeste, Cascavel/PR. Mestre em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Materna. Doutora em Letras e Linguística. Pesquisadora da área de leitura, formação leitora, literatura infantil e juvenil. Pesquisadora colaboradora do Projeto de Extensão e Pesquisa vinculado ao Observatório da Educação.

Sanimar Busse - Professora Doutora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Letras – nível de mestrado e doutorado - e do Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); Professora do Curso de Graduação em Letras da Unioeste. Coordenadora do Subprojeto Pibid de Língua Portuguesa, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Unioeste, Campus de Cascavel. Pesquisadora colaboradora do Projeto de Extensão e Pesquisa vinculado ao Observatório da Educação.

Sueli Gedoz - Doutora em Letras pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras - Nível de Mestrado e Doutorado, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná Unioeste - Campus de Cascavel/PR. Professora da Secretaria de Estado da Educação - Seed/PR e da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel (Univel) Cascavel/PR. Pesquisadora colaboradora do Projeto Projeto de Extensão e Pesquisa vinculado ao Observatório da Educação.

Sobre os Autores:
Terezinha da Conceição Costa-Hübes - Professora Associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), atuando no Programa de Pós-graduação em Letras; no Programa de Pós-graduação - mestrado profissional - Profletras - e no Curso de graduação em Letras. Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Pós-Doutorado em Linguística Aplicada pela UFSC. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com pesquisas envolvendo os temas: formação continuada de professores de Língua Portuguesa e o trabalho com os gêneros discursivos/textuais na sala aula.

Formas de Pagamento