Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Educação
Psicologia do Desenvolvimento - Teorias e Práticas em Diferentes Contextos
Ana Luiza Bustamante Smolka, Sergio Antonio da Silva Leite.
ISBN: 978-85-7591-429-8
Formato: 14 x 21 | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 | Ano: 2016 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 31,50

(Organização: Ana Luiza Bustamante Smolka e Sérgio Antônio da Silva Leite)

DE R$ 45,00

Sinopse:

 

A presente obra foi construída pelos professores pesquisadores do grupo de pesquisa “Contextos Sociais do Desenvolvimento: aspectos evolutivos e culturais”, registrado no diretório do CNPq, desde 2002. Durante esse período, os membros do grupo têm analisado o processo do Desenvolvimento Humano em vários contextos, através de diferentes enfoques teóricos, focando o papel de uma variedade de agentes interacionais, como crianças, adultos, profissionais e demais mediadores.

Neste sentido, este texto representa mais uma importante etapa na trajetória do grupo. Aqui, aborda-se o processo de Desenvolvimento Humano, baseando-se em recentes pesquisas, realizadas em diferentes contextos.

Na sua formatação, os autores foram agrupados por proximidade teórica e os quatro capítulos referem-se a grandes orientações teóricas da área - bioecológica, abordagens cognitivas, construtivismo piagetiano e abordagem histórico-cultural - o que torna este livro leitura obrigatória para pesquisadores, professores e estudantes de diversas áreas, em especial da Psicologia e da Educação.

SOBRE OS ORGANIZADORES:

Ana Luiza Bustamante Smolka é professora na Faculdade de Educação da Unicamp desde 1979, integrando o corpo docente do Departamento de Psicologia Educacional. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem (GPPL/FE/Unicamp). Desenvolve pesquisas sobre o desenvolvimento humano na perspectiva histórico-cultural, enfocando temas como relações de ensino; alfabetização; práticas escolares, práticas discursivas; educação inclusiva; emoção, memória, imaginação. E-mail: asmolka@unicamp.br

Sérgio Antônio da Silva Leite é Psicólogo, Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Professor Titular na Faculdade de Educação da Unicamp. Atua na área da Psicologia Educacional. Desenvolve e orienta pesquisas na área da Alfabetização e do Letramento. Nos últimos anos, tem estudado a questão da Afetividade no trabalho pedagógico desenvolvido pelo professor em sala de aula. Autor de Alfabetização e Fracasso Escolar (Edicon 1988). Mais recentemente organizou Alfabetização e Letramento - contribuição para as práticas pedagógicas (Komedi 2002), Afetividade e Práticas Pedagógicas (Casa do Psicólogo 2006), Afetividade e Letramento na Educação de Jovens e Adultos (Cortez 2013). Em 2011, publicou, em parceria com Silvia M. Gasparian Colello Alfabetização e Letramento (Summus). Organizou Afetividade e Letramento na EJA (Cortez 2013).

SOBRE OS AUTORES:

Alysson Massote Carvalho é Psicólogo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre e Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutor em Psicologia do Desenvolvimento pela University of North Carolina at Greensboro (UNCG). Diretor do Sinepe/Sudeste/MG. Membro do Conselho da Anep. Professor da Fagammon. Diretor Geral do Instituto Presbiteriano Gammon.

Claudia Broetto Rossetti possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1992), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2001). Concluiu Pós-Doutorado na Universidade de São Paulo em 2011. É Professora Associada III da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo, exercendo atualmente a função de Coordenadora do PPGP/Ufes (biênio 2015-2017). Tem experiência na área de Psicologia do Desenvolvimento, pesquisando principalmente aspectos afetivos e cognitivos presentes na prática de jogos e brincadeiras.

Katia de Souza Amorim é professora Livre Docente do Departamento de Psicologia, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo. Atua como docente de graduação e pós-graduação, orientadora (mestrado e doutorado) e pesquisadora no campo da Psicologia do Desenvolvimento Humano. Seu enfoque está centrado em processos de mudança e constituição do ser humano, com particular atenção a esses processos em bebês e crianças em seus primeiros anos de vida, em diferentes condições (com e sem necessidades especiais) e em diversos contextos (casa, creche, hospital, instituição/família de acolhimento). É coordenadora do Centro de Investigações sobre Desenvolvimento Humano e Educação Infantil (Cindedi), da FFCLRP/USP, onde são desenvolvidas atividades de pesquisa e extensão, de caráter interdisciplinar (psicologia, educação, filosofia, história), e que tem estabelecidos convênios nacionais e internacionais.

Maria Isabel Pedrosa é professora titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco e atua nos cursos de graduação e de pós-graduação em psicologia. É coordenadora do Laboratório de Interação Social Humana (LabInt). Suas pesquisas estão voltadas para a ontogênese infantil, com foco na compreensão social de crianças pequenas quando em convívio com pares de idade. Utiliza-se de observações videogravadas e de minucioso procedimento de análise para compreender processos desenvolvimentais.

Maria Isabel da Silva Leme é professora titular do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, onde pesquisa temas ligados à transferência da aprendizagem, via solução de problemas, acadêmico-escolares e da vida cotidiana, como o conflito interpessoal. Leciona “Psicologia da Aprendizagem”, “Introdução à Pesquisa em Psicologia” e “Prática de Pesquisa” na graduação. Na pós- graduação ministra individualmente a disciplina “ Solução de Problemas: aspectos cognitivos e afetivos envolvidos na transferência de aprendizagem”, e em parceria com colegas do programa as disciplinas  “Afetividade, cultura e cognição: questões teóricas e metodológicas”  e “A construção cognitiva, moral e cultural do si mesmo”. Tem orientado mestrados e doutorados nesses temas de pesquisa.

Maria Thereza Costa Coelho de Souza é professora Livre Docente do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, atuando na área de Psicologia do Desenvolvimento Humano. Seus principais temas de pesquisa são as relações entre afetividade e inteligência em diferentes contextos (típicos e atípicos) e intervenções com oficinas de jogos para crianças com dificuldades escolares. É coordenadora do Laboratório de estudos sobre desenvolvimento e aprendizagem (Leda) do Ipusp, que sedia atividades de pesquisa, extensão, colaborações e convênios nacionais e internacionais. Ministra disciplinas para a Graduação e Pós-Graduação, bem como orienta Mestrados, Doutorados e Pós-Doutorados relacionados a seus temas de pesquisa.

Sérgio Antônio da Silva Leite é Psicólogo, Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Professor Titular na Faculdade de Educação da Unicamp. Atua na área da Psicologia Educacional. Desenvolve e orienta pesquisas na área da Alfabetização e do Letramento. Nos últimos anos, tem estudado a questão da Afetividade no trabalho pedagógico desenvolvido pelo professor em sala de aula. Autor de Alfabetização e Fracasso Escolar (Edicon 1988). Mais recentemente organizou Alfabetização e Letramento- contribuição para as práticas pedagógicas (Komedi 2002), Afetividade e Práticas Pedagógicas (Casa do Psicólogo 2006), Afetividade e Letramento na Educação de Jovens e Adultos (Cortez 2013). Em 2011, publicou, em parceria com Silvia M. Gasparian Colello Alfabetizaçaão e Letramento (Summus). Organizou Afetividade e Letramento na EJA (Cortez 2013).

Simone Cagnin é professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro desde 1999. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Psicologia pela Fundação Getúlio Vargas, e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Suas principais áreas de atuação são: Psicologia Cognitiva e Neuropsicologia Cognitiva. Pesquisa os seguintes temas: memória, raciocínio, resolução de problemas e transferência de aprendizagem, com ênfase na investigação da influência da afetividade na cognição.

Sobre os Autores:
Ana Luiza Bustamante Smolka - É professora na Faculdade de Educação da Unicamp desde 1979, onde trabalha em cursos de graduação e pós-graduação. Integra o Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem e vem realizando estudos sobre as práticas escolares e as práticas discursivas junto a professores e alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Suas pesquisas, ancoradas na perspectiva histórico-cultural, abrangem questões relacionadas ao desenvolvimento humano, à significação e à linguagem, às relações de ensino, à emoção, memória e imaginação.

Sergio Antonio da Silva Leite - Psicólogo, Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Formas de Pagamento