Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Idéias Sobre Linguagem
As Unidades Semióticas em Ação
Ana Maria de Mattos Guimarães, Ecaterina Bulea Bronckart, Eliane Gouvêa Lousada, Jean-Paul Bronckart, Luzia Bueno.
ISBN: 978-85-7591-490-8
Formato: 14 x 21 | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 | Ano: 2017 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 44,10

- Estudos Linguísticos e Didáticos na Perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo (Organização: Ana Maria de Mattos Guimarães, Eliane Gouvêa Lousada e Luzia Bueno)

DE R$ 63,00

Sinopse:

 

Desenvolvido por Jean-Paul Bronckart e colaboradores, a partir de 1980, o ISD assume os princípios fundantes do interacionismo social, contestando a divisão das Ciências Humanas/Sociais e posicionando-se como uma ciência do humano.  Seu principal postulado traz a linguagem para o primeiro plano das pesquisas, ao afirmar que “o problema da linguagem é absolutamente central ou decisivo para essa ciência do humano”. No entrecruzamento das diversas discussões efetivadas ao longo dos capítulos desta obra, tem-se a oportunidade de rediscutir conceitos importantes dos cinco eixos de desenvolvimento do ISD, como Bronckart apresentava ainda em 2004. Mais do que nunca, é possível verificar a dinamicidade de uma teoria vista como um processo em desenvolvimento, e para a qual contribuições de ordem da epistemologia e da prática são sempre bem vistas.

SOBRE OS AUTORES:

Ecaterina Bulea Bronckart é professora na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na Universidade de Genebra, na área de “Teorias da linguagem e didática da gramática”.

Jean-Paul Bronckart é professor honorário da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Genebra.

SOBRE AS ORGANIZADORAS:

Ana Maria de Mattos Guimarães é professora titular do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Unisinos.

Eliane Gouvêa Lousada é doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem e professora do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

Luzia Bueno é professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade São Francisco.

Sobre os Autores:
Ana Maria de Mattos Guimarães - É professora titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Tem experiência nas áreas de Linguística e Linguística Aplicada, com ênfase em aquisição e desenvolvimento de linguagem e ensino-aprendizagem de língua materna. Suas pesquisas atuais estão ligadas ao uso dos gêneros textuais na aprendizagem de língua materna, à elaboração de material didático baseado no conceito de gênero textual e a análises do trabalho educacional. Tem se preocupado em analisar o agir docente em salas de aula de Língua Portuguesa, sobretudo as interações professor/alunos.

Ecaterina Bulea Bronckart - É professora na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na Universidade de Genebra, na área de “Teorias da linguagem e didática da gramática”.

Eliane Gouvêa Lousada - É doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem e professora do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

Jean-Paul Bronckart - É professor honorário da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Genebra.

Luzia Bueno - É professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade São Francisco.

Formas de Pagamento