Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
As Dimensões da Formação Humana
Plano Nacional de Educação (PNE 2014/2024) - Avaliação e Perspectivas
Luiz Fernandes Dourado.
ISBN: 978-85-7591-427-4
Formato: 14 x 21 | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 | Ano: 2017 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 69,30

DE R$ 99,00  

Sinopse:

 

Este livro traz uma análise minuciosa de temáticas incidentes nas metas e estratégias do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024). As diretrizes e, sobretudo, as metas e estratégias do PNE são tratadas a partir das seguintes temáticas: educação infantil; ensino fundamental; ensino médio; educação superior; educação de jovens e adultos; Ead; educação tecnológica e formação profissional; formação de professores; PNE e diversidades; financiamento da educação. Os pesquisadores se debruçam sobre a relação entre a intenção (a proposição) e o gesto, visando à concretização do plano.

Face a expansão projetada no PNE, as análises sinalizam os enormes desafios bem como a demanda por esforço adicional por parte da sociedade e do Estado visando a materialização do plano, sobretudo no que concerne a financiamento, gestão, avaliação e qualidade da educação, para garantir o direito a educação para todos/as.

SOBRE O ORGANIZADOR:

Luiz Fernandes Dourado - Possui graduação em Ciências Sociais e Mestrado em Educação pela UFG. Doutorado em Educação pela UFRJ. Pós-doutorado na EHESS/Paris. É Professor Titular e Emérito da UFG, Membro do Conselho Superior e do CTC/EB da Capes. Membro do Conselho editorial da Revista Retratos da Escola, da Revista Educação e Sociedade, da Revista Horizonte Latino Americano do Mercosul e da RBPAE. Membro do GEA/Flacso. Foi Membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação e do FNE. Foi Diretor da Secretaria de Educação Básica do MEC, Secretário Adjunto da Anped e Diretor de Pesquisa da ANPAE. Atua na área de Educação e sociologia com ênfase em política educacional, especialmente sobre avaliação, gestão e regulação da educação básica e superior. É Pesquisador do CNPq.

SOBRE OS AUTORES:

Arlene C. de Assin Clímaco - Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás, mestrado em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Estructura Social, Sociologia de La Educación y Soc - Universidad Complutense de Madrid. Professora aposentada da UFG. Foi coordenadora do curso de Pedagogia da Terra, convênio Incra/UFG. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia e Movimentos Sociais, sociologia da educação, desenvolvimento humano e políticas públicas.

Alfredo Macedo Gomes - Graduado em Psicologia e Mestre em Sociologia pela UFPE, Doutor em Educação (PhD) pela University of Bristol. Realizou estágio pós-doutoral na University of Bristol. É professor associado, vinculado ao PPGE, e diretor do Centro de Educação UFPE. Tem formação e experiência de pesquisa na área de políticas da educação básica e superior. É coordenador/líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Pesquisa em Políticas Públicas, Educação e Sociedade e coordenador da Redecaes.

Ana Lúcia Borba de Arruda - Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia do Recife, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco/UFPE (2003). É professora associada do centro de educação e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, gestão educacional, planejamento educacional e educação e desigualdade social.

Assis Leão da Silva - Licenciado em História, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Docente e Presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Líder do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Política Educacional (Gpape); membro do Lappes. A ênfase de suas investigações é a Política Educacional e suas interfaces com a Avaliação na Educação Superior, Educação Profissional e Educação Básica.

Catarina de Almeida Santos - Possui graduação em Pedagogia e mestrado em Educação pela UFG, doutorado em Educação pela USP. Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. É Coordenadora do Comitê DF da Campanha Nacional pelo Direito a Educação. É Diretora da Anpae. Membro do Comitê Editorial da Revista Retratos da Escola e foi editora da Revista Linhas Críticas. Tem experiência na área de Educação, atuando nos seguintes temas: expansão da educação superior, educação a distância, gestão e avaliação da educação básica.

Karine Nunes de Moraes - Possui graduação em Pedagogia e mestrado em Educação Brasileira pela UFG, e doutorado em Educação na UFPE. É professora adjunta da UFG, membro da Anpae e da Anped. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Pública Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão escolar, interiorização, expansão, política educacional e educação superior. Atualmente exerce o cargo de diretora da Faculdade de Educação da UFG.

João Ferreira de Oliveira - Possui graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação pela UFG, Doutorado em Educação e Pós-doutorado em Educação pela USP. É Professor Associado da UFG. É presidente da Anpae. É membro do Conselho do Forges. Integra o Grupo Assessor da DRI/Capes e a Câmara da Fapeg. Foi membro do CA/Ed/CNPq e coordenador da Rede de Pesquisa Universitas/Br e do Casadinho-CNPq/Procad/Capes. Foi Vice-presidente da Anped, Diretor de Pesquisa da Anpae. Coordenador do PPGE/UFG. Tem experiência na área de Educação: ênfase em políticas e gestão da educação superior; gestão escolar; formação e profissionalização docente. É Pesquisador do CNPq.

Lúcia Maria de Assis - Possui graduação em Pedagoga pela PUC/MG, mestre em Educação pela Unimep, doutora em Educação pela UFG e pós-doutora pela Universidade de São Paulo, USP. Professora na graduação e pós-graduação (PPGE) da FE/UFG. Ex coordenadora do curso de Pedagogia da UFG, Ex diretora do Nedesc/UFG, Ex diretora da Anpae/Go. Vice-coordenadora do PPGE da UFG e Editora da Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE). Atua na área de Políticas de avaliação, gestão e formação de professores na educação superior.

Luciene Lima de Assis Pires - Possui graduação em Ciências Sociais, Mestrado em Educação Escolar Brasileira e Doutorado em Educação pela UFG. Foi professora na UFG e atua como Colaboradora no Mestrado em Educação da UFG/Jataí. É Professora Titular e Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática do IFG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professor para ciências e para matemática e atua principalmente nos seguintes temas: educação, formação de professores, políticas educacionais.

Márcia Ângela da Silva Aguiar - Graduada em Pedagogia e mestre em Educação pela UFPE, doutora em Educação pela USP. Professora Titular da UFPE. Foi Presidenta da Anfope, Anped e da Anpae, Coordenadora do GT “ Estado e Política Educacional”.  É Membro na Câmara de Educação Superior do CNE e do FNE. Desenvolve estudos e pesquisas na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, nos seguintes temas: política educacional, formação de profissionais da educação, educação, gestão da educação e educação superior.

Maria Margarida Machado - Graduada em História e mestre em Educação pela UFG, doutora em Educação pela PUC/SP. Estágio Pós-Doutoral na Universidade de Sevilha. Foi Vice-diretora da FE/UFG e coordenadora do Depto. EJA da Secadd/MEC. Foi Presidenta da Anped e coordenou o Projeto Centro Memória Viva e a rede de pesquisa do Observatório da Educação da Capes.  É professora associada da UFG. Atua nos seguintes temas: EJA trabalhadores, experiência municipal de EJA, formação de professores, políticas educacionais e política de educação em Goiás. É pesquisadora CNPq.

Miguel Gonzales Arroyo - Possui graduação em Ciências Sociais e mestrado em Ciência Política pela UFMG, doutorado (PhD em Educação) - Stanford University. É Professor Titular Emérito da FE/UFMG. Foi Secretário Adjunto de Educação da Prefeitura de Belo Horizonte. Acompanha propostas educativas em várias redes públicas do país. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional e Administração de Sistemas Educacionais, atuando nos seguintes temas: educação, cultura escolar, gestão escolar, educação básica e currículo.

Miriam Fábia Alves - Possui graduação em História pela UEG, mestrado em Educação pela UFG e doutorado em Educação pela UFMG. É professora associada na FE/UFG e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Foi diretora da Faculdade de Educação/UFG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História, Políticas e Gestão, atuando nos seguintes temas: Políticas Educacionais, Ensino Médio e Juventudes, Organização e Gestão Escolar. É Coordenadora das Licenciaturas e Educação Básica na Prograd/UFG e compõe a diretoria da ANPEd.

Nelson Cardoso do Amaral - Possui mestrado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Atualmente é professor associado aposentado e professor voluntário no PPGE/UFG. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, autonomia; gestão; financiamento e avaliação institucional.

Nilma Lino Gomes - Graduada em Pedagogia e mestre em Educação pela UFMG, doutora em Antropologia Social/USP e pós-doutora em Sociologia/Universidade de Coimbra. É docente da FAE/UFMG. Integrou a CEB/CNE. Foi reitora Pró-Tempore da Unilab, foi Ministra da Seprir e do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos. É membro da Anped, ABA e ABPN. Tem interesse nas áreas: diversidade, cultura e educação, relações étnico-raciais e educação, formação de professores e diversidade étnico-racial, políticas educacionais, desigualdades sociais e raciais, movimentos sociais e educação.

Walderês Nunes Loureiro - Possui graduação em Pedagogia pela UFMG, mestrado em Educação pelo Instituto de Estudos Avançados Em Educação  e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela PUC/SP. Coordenou o curso de graduação, Pedagogia, em Convênio UFG/Incra/Pronera. Foi Secretária Municipal de Educação de Goiânia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação e profissionalização docente, licenciatura, educação em Goiás e educação no campo.

Sobre os Autores:
Luiz Fernandes Dourado - Possui graduação em Ciências Sociais e Mestrado em Educação pela UFG. Doutorado em Educação pela UFRJ. Pós-doutorado na EHESS/Paris. É Professor Titular e Emérito da UFG, Membro do Conselho Superior e do CTC/EB da Capes. Membro do Conselho editorial da Revista Retratos da Escola, da Revista Educação e Sociedade, da Revista Horizonte Latino Americano do Mercosul e da RBPAE. Membro do GEA/Flacso. Foi Membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação e do FNE. Foi Diretor da Secretaria de Educação Básica do MEC, Secretário Adjunto da Anped e Diretor de Pesquisa da ANPAE. Atua na área de Educação e sociologia com ênfase em política educacional, especialmente sobre avaliação, gestão e regulação da educação básica e superior. É Pesquisador do CNPq.

Formas de Pagamento