Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Lingüística
A Pesquisa em Semantica de Contextos e Cenarios
Celso Ferrarezi Junior.
ISBN: 978-85-7591-512-7
Formato: 14 x 21 | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 | Ano: 2018 | Edição: 1
Idioma: Portugues
Preço: R$ 31,50

- Princípios e Aspectos Metodológicos

DE R$ 45,00   

Sinopse:

 

A Semântica de Contextos e Cenários (SCC), uma teoria brasileira da linguagem, nasceu da necessidade de dar respostas a problemas de compreensão de enunciados em ambientes com os quais a maioria dos linguistas ocidentais estão pouco acostumados, como comunidades indígenas e comunidades típicas (como seringueiros, ribeirinhos, habitantes de vilarejos isolados etc.). O fato é que, para certas situações de fala, as teorias semânticas tradicionais não apresentavam boas respostas para questões de significação que extrapolavam os parâmetros linguísticos stricto sensu, quando se faz necessário um aporte cultural muito complexo que não era previsto nessas teorias. Assim, em 2010, é lançado no Brasil, pela Mercado de Letras, o livro “Introdução à Semântica de Contextos e Cenários -- de la langue à la vie”, com os alicerces teóricos de uma abordagem cultural das línguas naturais. Agora, a Mercado de Letras lança a presente obra de metodologia de pesquisa em SCC, fornecendo aos jovens pesquisadores, que cada vez mais têm aderido a essa área, alguns refinamentos teóricos em relação ao primeiro livro e os protocolos básicos de pesquisa seguidos por esta vertente de estudos, complementando, assim, o caminho a ser seguido por quem se dispuser a descobrir o incrível mundo das relações entre as línguas naturais e a cultura.

SOBRE O AUTOR:

Celso Ferrarezi Junior é professor titular de Semântica na Universidade Federal de Alfenas, MG. Morou e trabalhou com comunidades indígenas e típicas da Amazônia por cerca de 25 anos, a partir de quando iniciou seus estudos com semânticas de base cultural e idealizou a Semântica de Contextos e Cenários (SCC). Atua com pesquisas em Semântica Cultural, formação de docentes e processos de significação e ressignificação em ambiente escolar. É autor de mais de 40 livros científicos e literários além de cerca de 400 artigos publicados no Brasil e no exterior.

Sobre os Autores:
Celso Ferrarezi Junior - É professor titular de Semântica na Universidade Federal de Alfenas, MG. Morou e trabalhou com comunidades indígenas e típicas da Amazônia por cerca de 25 anos, a partir de quando iniciou seus estudos com semânticas de base cultural e idealizou a Semântica de Contextos e Cenários (SCC). Atua com pesquisas em Semântica Cultural, formação de docentes e processos de significação e ressignificação em ambiente escolar. É autor de mais de 40 livros científicos e literários além de cerca de 400 artigos publicados no Brasil e no exterior.

Formas de Pagamento