Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Lingüística
Retorica: Perspectiva Historica e Atualidade
Alessandro Jocelito Beccari, Claudia Valeria Penavel Binato, Eliane Ap. Galvão Ribeiro Ferreira.
ISBN: 978-85-7591-514-1
Formato: 14 x 21 | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 | Ano: 2018 | Edição: 1
Idioma: Portugues
Preço: R$ 54,60

(Organização: Alessandro Jocelito Beccari, Cláudia Valéria Penavel Binato e Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira)

DE R$ 78,00    

Sinopse:

 

A retórica é, sem dúvida, um dos principais legados da cultura greco-latina. E não poderia ser diferente: era uma civilização que amava o exercício da palavra seja nos debates políticos da ágora ou do Senado republicano, seja nas disputas jurídicas nos tribunais, seja no elogio de seus heróis ou na criação poética.

Dessa diversidade de práticas emergiram diferentes concepções que se entrelaçaram na construção do pensamento retórico: uma teoria da argumentação, uma teoria do fazer poético, uma teoria do embelezamento do dizer - uma ars bene dicendi a serviço do fazer argumentativo (alcançar a adesão dos interlocutores também pela expressão bela que agrada e emociona) e do fazer poético (encantar os leitores também com as figuras de linguagem).  (...)

O conjunto de estudos reunidos neste livro, pela sua abrangência temporal e temática, traz uma contribuição para os estudos da retórica no Brasil, que atualmente voltam a interessar pesquisadores de diferentes áreas como a literatura, o direito e os estudos clássicos. Espera-se que esse conjunto estimule novos estudos nessa área tão antiga quanto produtiva. (do prefácio de Carlos Alberto Faraco)

SOBRE OS ORGANIZADORES:

Alessandro Jocelito Beccari tem doutorado em Letras pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. É professor Assistente do Departamento de Linguística da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Unesp, Câmpus de Assis, onde atua como docente de Língua e Literatura Latina, também, professor colaborador do Mestrado Profissional Profletras, e convidado da Pós-Graduação em História, ambos na Unesp/FCL/Assis. Atualmente, suas pesquisas direcionam-se para a Historiografia da Gramática Greco-latina, trabalhando na tradução do De constructione - Livro XVII das Institutiones Grammaticae, de Prisciano Cesariense (séc. VI).

Cláudia Valéria Penavel Binato possui graduação, mestrado e doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Unesp, Câmpus de Assis-SP. É Professora Assistente Doutora da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Unesp, Câmpus de Assis, desde de 1996. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua e Literatura Latinas, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura clássica, língua e literatura clássicas, latinidade brasileira e língua portuguesa.

Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Unesp, Câmpus de Assis, Estado de São Paulo, possui experiência nas áreas de Literatura, Leitura e Ensino, com ênfase em Formação do Leitor. Seus temas de pesquisa mais recorrentes são: leitura, literatura infantil e juvenil, e formação de leitores. Atua como professora na graduação e pós-graduação da Unesp, Câmpus de Assis-SP. É membro dos Grupos de Pesquisa Leitura e Literatura na Escola (Unesp/Assis-SP), Literatura infantil e juvenil: análise literária e formação do leitor (UTFPR/Curitiba) e Discursos sobre Trabalho, Tecnologia e Identidades (UTFPR/Curitiba). Junto a ANPOLL, é membro do Grupo de Trabalho Leitura e Literatura Infantil e Juvenil.

SOBRE OS AUTORES:

Carlos Alberto Faraco é Professor Titular (aposentado) de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Paraná. Fez mestrado em linguística na Unicamp e doutorou-se em linguística românica na Inglaterra, tendo feito um estágio de pós-doutorado em linguística na University of California. Foi professor de Ensino Médio em Curitiba e reitor da Universidade Federal do Paraná - UFPR de 1990 a 1994. Publicou vários livros entre os quais Linguagem & Diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin, Norma culta brasileira: desatando alguns nós, e História sociopolítica da língua portuguesa. Atualmente, é o coordenador da Comissão Nacional do Brasil junto ao Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), da CPLP-Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Carlos Eduardo Mendes de Moraes atua como Professor Assistente Doutor do Departamento de Linguística da Unesp, Câmpus de Assis. Possui doutorado em Letras - Literatura Brasileira do Período Colonial (USP), Pós-doutorado em Literatura Luso-Brasileira (Universidade de Coimbra - Portugal). É docente do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Letras da FCL Assis, líder do Grupo de Pequisa A Escrita no Brasil colonial e suas relações. Tem focado suas discussões em questões filológicas que abrangem textos escritos entre os séculos 16 e 18 no Brasil, dando ênfase para a orientação de escrita baseada nas retóricas e nas poéticas clássicas e as suas influências sobre os processos de publicação, compilação, difusão e censura da época.

Diana Navas possui pós-doutorado na Universidade de Aveiro (Portugal) e doutorado em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo - USP. É professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Suas pesquisas atuais centram-se na Literatura Portuguesa Contemporânea e na Literatura Juvenil brasileira e portuguesa, destacando-se, entre suas publicações, os livros: Figurações da escrita (Scortecci, 2013); A literatura infantil e juvenil na contemporaneidade: história, caminhos e representações (BT Acadêmica); e Literatura Juvenil dos dois lados do Atlântico (2016, Tropelias & Companhia).

João Adalberto Campato Junior é Professor Doutor da Universidade Brasil, Câmpus de Fernandópolis/SP, possui Pós-doutorado na USP, na Unicamp e na UERJ. Atualmente, é pós-doutorando na UFMS, câmpus de Três Lagoas/MS.

Joseane Prezotto é doutora em Letras pela Universidade Federal do Paraná - UFPR e foi professora de Língua e Literatura Grega nessa mesma instituição (2014-2016). Traduziu o tratado anônimo Dissoi Logoi (Revista Trans/Form/Ação, 2017) e o tratado Contra os Gramáticos, de Sexto Empírico (inédito); participou da tradução dos livros Aristóteles: ou o vampiro do teatro ocidental, de Florence Dupont, e Antístenes: o discurso próprio, de Aldo Brancacci, ambos no prelo.

Marco Antônio Domingues Sant’Anna é Professor Assistente Doutor do Departamento de Linguística da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Unesp, Câmpus de Assis-SP. Tem experiência de pesquisa em Teologia, Literatura Brasileira, Teoria Literária e Língua Portuguesa. Como resultado de seu doutorado e pós-doutorado, publicou a obra O gênero da parábola, pela Editora Unesp.

Mauricio Silva possui doutorado e pós-doutorado em Letras Clássicas e Vernáculas pela Universidade de São Paulo; é professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação (Capes 5), na Universidade Nove de Julho (São Paulo); atuou como pesquisador da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro (2012 a 2013) e como pesquisador-residente da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, da Universidade de São Paulo (2016-2017); é autor de livros diversos, como A Hélade e o Subúrbio. Confrontos Literários na Belle Époque Carioca (São Paulo, Edusp, 2006), A Resignação dos Humildes. Estética e Combate na Ficção de Lima Barreto (São Paulo, Annablume, 2011), O Sorriso da Sociedade. Literatura e Academicismo no Brasil da Virada do Século (1890-1920) (São Paulo, Alameda, 2012) entre outros.

Otto Leopoldo Winck nasceu no Rio de Janeiro, capital, em 1967. Depois de uma passagem por Porto Alegre, radicou-se em Curitiba, em 1982. Em 2006 foi vencedor do prêmio da Academia de Letras da Bahia, com o romance Jaboc, publicado no ano seguinte pela editora Garamond. Em 2012, foi o vencedor do Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura, na categoria poesia. Doutor em literatura pela UFPR, leciona atualmente na PUC-PR e na pós-graduação stricto sensu da Uniandrade. Como resultado de sua pesquisa de doutorado publicou em 2017 seu livro Minha pátria é minha língua: identidade e sistema literário na Galiza pela editora Appris.

Ricardo Magalhães Bulhões é professor de Literatura Brasileira da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus de Três Lagoas. Mestre e Doutor em Letras pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Unesp, Câmpus de Assis, pós-doutorando pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp. Nos últimos cinco anos, tem publicado trabalhos em duas vertentes básicas: a narrativa brasileira contemporânea e suas relações intertextuais com outros textos e épocas; a leitura na escola ontem e hoje, reflexões relacionadas a práticas de leitura nos livros Didáticos.

Thiago Alves Valente é Professor Adjunto do Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA), Campus Cornélio Procópio (CCP), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Membro dos grupos de pesquisa Crítica e Recepção Literária (CRELIT - UENP) e Leitura e Literatura na Escola (LLE/Unesp), desenvolve trabalhos sobre os temas: formação do leitor, literatura infantil/juvenil e Monteiro Lobato.

Sobre os Autores:
Alessandro Jocelito Beccari - Tem doutorado em Letras pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. É professor Assistente do Departamento de Linguística da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Unesp, Câmpus de Assis, onde atua como docente de Língua e Literatura Latina, também, professor colaborador do Mestrado Profissional Profletras, e convidado da Pós-Graduação em História, ambos na Unesp/FCL/Assis. Atualmente, suas pesquisas direcionam-se para a Historiografia da Gramática Greco-latina, trabalhando na tradução do De constructione - Livro XVII das Institutiones Grammaticae, de Prisciano Cesariense (séc. VI).

Claudia Valeria Penavel Binato - Possui graduação, mestrado e doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Unesp, Câmpus de Assis-SP. É Professora Assistente Doutora da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Unesp, Câmpus de Assis, desde de 1996. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua e Literatura Latinas, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura clássica, língua e literatura clássicas, latinidade brasileira e língua portuguesa.

Eliane Ap. Galvão Ribeiro Ferreira - Eliane Ap. Galvão Ribeiro Ferreira é Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Unesp, Câmpus de Assis, Estado de São Paulo, com linha de pesquisa em Literatura e Vida Social, na área de Literaturas de Língua Portuguesa. Possui experiência nas áreas de Literatura, Leitura e Ensino, com ênfase em Formação do Leitor. Temas de pesquisa mais recorrentes: leitura, literatura infantil e juvenil, e formação de leitores. Professora assistente doutora na graduação e pós-graduação da Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Letras - FCL da Unesp, Câmpus de Assis-SP. Membro dos Grupos de Pesquisa: Leitura e Literatura na Escola (Unesp-Assis/SP); Literatura Infantil e Juvenil: análise literária e formação do leitor (UTFPR-Curitiba/PR); RELER - Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Leitura (PUC-Rio/RJ). E Membro do Grupo de Trabalho “Leitura e Literatura Infantil e Juvenil”, junto a ANPOLL. Contato: elianegalvao13@gmail.com

Formas de Pagamento