Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Educação
Zeferino Vaz - Ideia de Universidade
Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira, Neire do Rossio Martins.
ISBN: 978-85-7591-532-5
Formato: 14 x 21 | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 | Ano: 2018 | Edição: 1
Idioma: Portugues
Preço: R$ 64,40

(Organização: Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira e Neire do Rossio Martins)

DE R$ 92,00

Sinopse:

 

Esta obra surgiu do interesse de estudiosos e alunos de pós-graduação em conhecer o pensamento do Professor Zeferino Vaz sobre a ideia de universidade que deu sustentação ao projeto da Unicamp, ao dar corpo à intenção de ser criada uma segunda universidade estadual no estado de São Paulo. O livro está baseado em documentos selecionados do Acervo de Zeferino Vaz, preservado no Arquivo Central do Sistema de Arquivos da Universidade Estadual de Campinas, constituído por documentos doados pela família à universidade em 1984. Foram trabalhados somente os que se referiam à questão da universidade e da educação superior, embora o acervo esteja constituído de documentos relativos a várias áreas. As ideias de Zeferino Vaz sobre universidade e educação superior ao serem revisitadas depois de 50 anos (a Unicamp foi fundada em1966), dá a conhecer ao grande público, a atualidade de seus ideais para com a instituição universidade e para com a universidade que estava criando, a qual se tornou a melhor universidade da América Latina, segundo o ranking The Higher Education – THE Latin American Rankings, de 2017. As organizadoras tiveram como interesse e meta, favorecer aos leitores o conhecimento das fontes primárias sobre o pensamento do idealizador e fundador da Unicamp e buscaram sobretudo, possibilitar ao leitor, reflexões sobre as bases conceituais, sobre a estruturação, organização administrativa e acadêmica do projeto da universidade. O leitor se beneficiará de uma leitura prazerosa e instrutiva dos diferentes aspectos que compõem uma trajetória de criação de uma instituição pública de educação superior.

SOBRE AS ORGANIZADORAS:

Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira é Professora Titular da Faculdade de Educação da Unicamp. Recebeu o Prêmio Zeferino Vaz em 2014 e o Prêmio Péter Muranyi em 2013. Foi Assessora da Pró-Reitoria de Graduação da Unicamp (1998-2002); Coordenadora Associada da Pós-Graduação da Faculdade de Educação, Unicamp (2010-2012). Mestre em Educação pela University of Sheffield e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Livre Docente e Professora Titular pela Unicamp. Coordenadora do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisa sobre Educação Superior (GIEPES) e do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação Superior (GEPES), da Faculdade de Educação da Unicamp.

Neire do Rossio Martins é Diretora do Arquivo Central do Sistema de Arquivos da Unicamp (SIARQ/Unicamp). É Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp (2012). Graduada em Biblioteconomia e Especialista em Planejamento e Administração de Sistemas de Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Especialista em Organização de Arquivos pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. É presidente da Comissão Central de Avaliação de Documentos da Unicamp e membro titular da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos.

Sobre os Autores:
Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira - É Professora Titular da Faculdade de Educação da Unicamp. Recebeu o Prêmio Zeferino Vaz em 2014 e o Prêmio Péter Muranyi em 2013. Foi Assessora da Pró-Reitoria de Graduação da Unicamp (1998-2002); Coordenadora Associada da Pós-Graduação da Faculdade de Educação, Unicamp (2010-2012). Mestre em Educação pela University of Sheffield e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Livre Docente e Professora Titular pela Unicamp. Coordenadora do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisa sobre Educação Superior (GIEPES) e do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação Superior (GEPES), da Faculdade de Educação da Unicamp.

Neire do Rossio Martins - É Diretora do Arquivo Central do Sistema de Arquivos da Unicamp (SIARQ/Unicamp). É Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp (2012). Graduada em Biblioteconomia e Especialista em Planejamento e Administração de Sistemas de Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Especialista em Organização de Arquivos pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. É presidente da Comissão Central de Avaliação de Documentos da Unicamp e membro titular da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos.

Formas de Pagamento