Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Literatura
Memória e História da Educação
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Teoria Literária
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Aspectos da Gramática do Português
Uma abordagem funcionalista. Maria Beatriz Nascimento Decat ,Maria Elizabeth Fonseca Saraiva ,Vanda de Oliveira Bittencourt ,Yara Goulart Liberato –
• Maria Beatriz Nascimento Decat
• Maria Elizabeth Fonseca Saraiva
• Vanda de Oliveira Bittencourt
• Yara Goulart Liberato

Este livro destina-se a divulgar, para a comunidade científica e para um público mais amplo que inclui estudantes universitários, professores do ensino médio e fundamental e pesquisadores em geral, os resultados de pesquisas que vêm sendo realizadas pelas autoras no âmbito da língua portuguesa em uso. Numa abordagem funcionalista, são aqui tratados temas considerados de especial relevância para a pesquisa e para o ensino da língua portuguesa, organizados em quatro capítulos. O primeiro focaliza o processo de incorporação, ao verbo, de um objeto constituído apenas do nome, ou núcleo do sintagma. O segundo volta-se à análise do sintagma nominal em português, procurando, a partir da identificação de funções semânticas exercidas pelos elementos que compõem o sintagma, mostrar como a função referencial condiciona sua estrutura interna. O terceiro capítulo apresenta uma análise do comportamento das orações adverbiais em discursos orais e escritos, levando em conta as relações implícitas que emergem entre as orações bem como a função a que uma oração adverbial está servindo no discurso. Finalmente, o quarto capítulo enfoca as estruturas causativas lexicais em português, visando fornecer a caracterização semântica, morfossintática e funcional-discursiva das causativas sintéticas, bem como explicar o emprego que delas fazem os usuários da língua. Pretende-se que o conteúdo deste livro contribua não só para suscitar novas pesquisas sobre questões relacionadas com o uso da língua, como também para estimular a reflexão sobre os fatos da língua e seu ensino em sala de aula.

ESGOTADO!!

SOBRE AS AUTORAS
Maria Beatriz Nascimento Decat é doutora em Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas pela PUC-SP. Docente aposentada do Departamento de Lingüística da FALE/UFMG, realizou pesquisas sobre o português contemporâneo, que originaram a publicação de capítulos de livros e artigos no âmbito da sintaxe funcional. Atualmente é professora titular do Programa de Pós-graduação em Letras da PUC MINAS, onde desenvolve e orienta pesquisas sobre língua oral e língua escrita, com ênfase no processo de retextualização e nas operações sintáticas nele envolvidas.

Maria Elizabeth Fonseca Saraiva é doutora em Lingüística pela FALE/UFMG, onde é professora adjunta do Departamento de Letras Vernáculas, ministrando cursos relacionados à Lingüística na graduação e na pós-graduação. Participante do Grupo de Estudo da Norma Culta Escrita no Português do Brasil, dentre outros, tem livro e diversos artigos publicados na área da sintaxe portuguesa. Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado em que dá continuidade, na linha funcionalista, aos estudos sobre o objeto incorporado em português.

Vanda de Oliveira Bittencourt é doutora em Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas pela PUC-SP. Foi professora do Departamento de Letras Românicas da FALE/UFMG, de onde se aposentou e onde realizou várias pesquisas envolvendo a descrição do português sob os pontos de vista sincrônico e diacrônico. Autora de capítulos de livros e artigos nas áreas de Análise do Discurso, Lingüística Histórica e Gramática Funcional, é, atualmente, professora adjunta do Programa de Pós-graduação em Letras da PUC MINAS.

Yara Goulart Liberato é doutora em Lingüística pela FALE/UFMG, onde atua nos cursos de graduação e pós-graduação, como professora adjunta do Departamento de Lingüística. Participou do projeto de pesquisa Definição Lingüística da Legibilidade, que contou com financiamento do INEP e deu origem à publicação de livros e artigos. Atualmente, desenvolve e orienta pesquisas sobre a estrutura do português contemporâneo dentro do funcionalismo cognitivista, área em que também tem artigos publicados.

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 85-85725-75-3
Páginas: 232
Formato: 14 x 21 cm
Altura:
Largura:
Comprimento:
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2009
 
 
Forma de Pagamento :