Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Literatura
Memória e História da Educação
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Teoria Literária
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Conflitos na Instituição Educativa - Perigo ou Oportunidade?

Contribuições da Psicologia (Organização: Luciene R. P. Tognetta e Telma Pileggi Vinha)

• Luciene Regina Paulino Tognetta
• Telma Pileggi Vinha

DE R$ 92,00 POR R$ 64,40.

No dia a dia de uma escola, professores e especialistas deparam-se freqüentemente com conflitos entre os alunos, desavenças e crises repentinas. Observa-se, muitas vezes, que esses conflitos são vistos como negativos e danosos ao bom andamento das relações entre os alunos. Tal concepção evidencia-se porque os esforços são, em geral, apontados para duas direções: a primeira delas, seria evitá-los – são perigo! Para isto, elaboram-se regras e mais regras, controlam-se os comportamentos por meio de filmadoras ou através de vigilância sistemática dos alunos, ameaçam, coagem... A segunda direção ainda bastante prezada pela escola é a resolução rápida desses conflitos. Usualmente, os adultos dão às soluções prontas, utilizam mecanismos de contenção e punições, transferem o problema para a família ou especialista... Ambas as direções apontadas, além de reforçar a heteronomia, não raro, contribuem para agravar o problema. É preciso urgentemente um olhar sobre o conflito sob uma nova perspectiva: oportunidade. A mesma expressão “conflito” é sinônimo de mudança, criação, inovação, superação, novo equilíbrio possível quando crianças e adolescentes podem experimentar falar sobre o que sentem, tomar decisões, pensar em diferentes possibilidades de se chegar a uma solução para o problema. Tais ações são precursoras da tão esperada autonomia que pode levar meninos e meninas a superar diferenças, a respeitar o outro e a si mesmo. São “perigos” e “oportunidades” que representam os conflitos os destaques das investigações reunidas neste livro cujo objetivo é tratar sobre sua natureza e apresentar possibilidades de construção de relações mais harmoniosas no ambiente escolar.


Participam da coletânea:

Adriana de Melo Ramos
Adriana Regina Borges Pasqualini
Cristiane Balestrin
Danieli Vieceli
Denise D´Aurea Tardeli
Fabiana Aparecida da Silva
Kátia Maia
Kênia Cristina Furlan Carneiro
Luciene Regina P. Tognetta (org.)
Maria Isabel da Silva Leme
Maria Suzana de Stefano Menin   
Maria Teresa Ceron Trevisol
Marlene de Jesus de S. Scarazzatti
Raul Aragão Martins
Renata A. Carbone Mizusaki
Rosana Akemi Kawashima
Telma Pileggi Vinha (org.)
Thayse Polidoro João Mariano
Vanessa Fagionatto Vicentin

 
 
Por: R$ 64,40
ISBN: 978-85-7591-181-5
Páginas: 336
Formato: 14 x 21 cm
Altura: 16
Largura: 14
Comprimento: 21
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2011
 
 
Forma de Pagamento :