Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Lev Vigotski – Mediação, Aprendizagem e Desenvolvimento

(Tradução: Anna Rachel Machado e Eliane Gouvêa Lousada)

DE R$ 49,00 

• Janette Friedrich

 

A proposta de tradução para o português do presente texto de Janette Friedrich mostra-se oportuna e instigante. Os leitores podem, no entanto, perguntar: por que mais um livro sobre Vigotski? O que esse pequeno livro pode acrescentar ao que já se sabe sobre Vigotski nos dias de hoje?
A novidade dessa publicação encontra-se no modo como a autora lê e dialoga com a teoria de Vigotski, como compreende e discute suas ideias, como nos convida a uma leitura que nos leva a pensar no interior do pensamento do autor. Como ela mesma diz, não se trata de reproduzir as ideias de Vigotski ou de falar dele, mas de pensar com ele.
O amplo e profundo conhecimento que a autora tem da História da Filosofia, da Psicologia, dos Estudos da Linguagem e das Ciências da Educação permite a ela situar a obra de Vigotski no âmbito das Ciências Humanas, destacando e redimensionando questões que foram por ele levantadas e que ainda hoje suscitam acirradas discussões.
Friedrich apresenta Vigotski como psicólogo, pesquisador do ensino e da escola. Aqui, ela já marca um ponto de vista e ressalta um dos objetivos de suas interlocuções nesse trabalho, que consiste em explicitar a fundamentação filosófico-epistemológica das ideias do autor, discutindo as implicações dessas ideias para o ensino e a educação formal.  O livro reúne, assim, um conjunto de pontos cruciais da obra de Vigotski, dentre os quais se destacam o método, o psiquismo humano, o instrumento psicológico, a elaboração conceitual, as relações de ensino.

Janette Friedrich trabalha como professora e pesquisadora na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na Universidade de Genebra, no campo “Aportes da Filosofia para a educação e para a formação”; é membro do Grupo de Pesquisa “História e Epistemologia das Ciências da Linguagem”, cadastrado no CNRS (Conselho Nacional da Pesquisa Científica), em Paris, França. Doutora em Filosofia pela Universidade Humboldt de Berlim, Alemanha, e especialista em Vigotski e Bühler, desenvolve estudos na área da história, epistemologia e filosofia das ciências humanas, sobretudo no que diz respeito à tradição soviética e alemã dos anos 20. Organizou os livros de Lev Vigotski, A Significação histórica da crise em psicologia (Paris, Dispute, 2010) e A teoria da linguagem, de Karl Bühler (Marseille, Agone, 2009), além de números temáticos de revistas.

 
 
Por: R$ 34,30
ISBN: 978-85-7591-218-8
Páginas: 128
Formato: 12 x 22
Altura: 22 cm
Largura: 12 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2012
 
 
Formas de Pagamento