Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Literatura
Memória e História da Educação
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Teoria Literária
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
De Um Discurso Sem Palavras

(Organização: J. Guillermo Milán-Ramos, Maria Rita Salzano Moraes e Nina Virginia de Araújo Leite)

• J. Guillermo Milán-Ramos
• Maria Rita Salzano Moraes
• Nina Virgínia de Araújo Leite

DE R$ 150,00 POR R$ 105,00.

Este livro traz a público os principais trabalhos apresentados na X Jornada Corpolinguagem/ III Encontro Outrarte, ocorrido em novembro de 2010 no Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp. O tema do encontro, De um discurso sem palavras, convocou pesquisadores, professores e psicanalistas de diversas instituições de ensino e associações e escolas de psicanálise a trabalhar a articulação da dimensão sem palavras do ato e o discurso como estrutura. Igualmente, o livro reúne alguns trabalhos apresentados numa jornada interna do Centro, acontecida em dezembro de 2011, na qual o seminário 18 de Jacques Lacan – De um discurso que não fosse semblante (1971) foi examinado à luz do discurso sem palavras. (...)
De “un discours sans parole(s)” a “D'un discours qui ne serait pas du semblant” – o presente volume aborda esse endereçamento particular do pensamento de Jacques Lacan (...). A transmissão e a clínica da psicanálise se deslocam por sucessivos âmbitos e práticas – a escrita, a arte, a política, a educação – que agem como caixas de ressonância para a elaboração teórica, como o espaço no qual o significante e a letra, o semblante e o objeto “colidem” sob o influxo do real, embasando gestos de singularização, habilitando percursos de escrita que deixam entrever o rastro/passo do sujeito.

SOBRE OS ORGANIZADORES:

Nina Virginia de Araujo Leite – Psicanalista. Professora Associada do IEL-Unicamp. Membro associado da Association de Psychanalyse Encore, Paris. Vice-coordenadora do OUTRARTE. Coordenadora da coleção Litorais em Psicanálise da Editora da Unicamp e cocoordenadora da coleção Terramar da Editora Mercado de Letras.

J. Guillermo Milán-Ramos – Licenciado em Linguística (Udelar, Uruguai), Mestre e Doutor em Linguística (Unicamp). Atualmente é pós-doutorando em Linguística (Unicamp). Membro do grupo de pesquisa “Clínica psicoanalítica y lazo social” (Facultad de Psicología, UdelaR, Uruguai), do GT Psicanálise, política e cultura (Anpepp) e do Centro OUTRARTE (IEL-Unicamp). Cocoordenador da coleção Terramar da editora Mercado de Letras.

Maria Rita Salzano Moraes – Doutora em Linguística (Unicamp). Professora do DLA/IEL/ Unicamp. Pesquisadora do OUTRARTE (Unicamp).

PARTICIPAM DA COLETÂNEA:

Adrián Villalba – Psicanalista, licenciado em Psicologia e mestrando em Filosofia Contemporânea (UdelaR, Uruguai).

Ana Clélia de Oliviera Rocha – Fonoaudióloga clínica. Pós-doutoranda em Fonoaudiologia pela PUC-SP. Doutora em Linguística pela Unicamp.

Ana Ma. Fernández Caraballo – Psicanalista. Licenciada em Psicologia e em Linguística (UdelaR, Uruguai). Mestre em Psicologia e Educação (UdelaR).

Ana Maria Vicentini de Azevedo – Psicanalista. PhD em Literatura Comparada pela Cuny (EUA). Professora aposentada da UnB e colaboradora docente do programa de pós-graduação em Estudos de Literatura da UFSCar.

Andrea Menezes Masagão – Psicanalista. Membro do Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos – EBEP. Pesquisadora Associada do Centro OUTRARTE (IEL-Unicamp). Doutora em Psicologia Clínica pela USP.

Angela Vorcaro – Psicanalista. Doutora em Psicologia Clínica. Professora do Depto. de Psicologia (FAFICH-UFMG). Membro do Centro de Pesquisas OUTRARTE (IEL, Unicamp) e do GT “Psicanálise, infância e educação” (Anpepp).

Betty Bernardo Fuks - Psicanalista. Doutora em Comunicação e Cultura. Professora do Mestrado em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida (UVA). Pesquisadora do CNPq. Pesquisadora do Laboratório de Psicopatologia Fundamental. Membro do Colégio Freudiano da Bahia.

Carlos Serafim Martinez – Psicanalista, tem por área maior de interesse a Lógica e a Topologia na Psicanálise. Graduado em Medicina, com especialização em Psiquiatria (Escola Paulista de Medicina).

Ciro I. Marcondes – Crítico e professor de Cinema pela Universidade de Brasília (UnB) e pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB). Mestre em Literatura pela UnB. Especialista em estudos de linguagem cinematográfica e história do cinema.

Cláudia Aparecida de Oliveira Leite – Psicanalista. Graduada em Psicologia pela UFMG; mestre e doutora em Linguística pela Unicamp. Pesquisadora associada do Centro OUTRARTE, membro do Projeto $EMA$OMa (IEL/Unicamp). Membro do Grupo de Pesquisa Psicanálise, Subjetividade e Cultura (UFRB) e membro fundadora do Parlêtre: Psicanálise, Pesquisa e Transmissão (Divinópolis /MG).

Conceição Ap. Costa Azenha – Psicóloga, psicanalista. Mestre e doutoranda no IEL-Unicamp. Membro do OUTRARTE, docente na Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) e na Faculdade Network.

Cristina Schwarz – Psicóloga. Mestre em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS. Especialista em Atendimento Clínico com ênfase em Psicanálise pela Clínica de Atendimento Psicológico da UFRGS.

Cristóvão Giovani Burgarelli – Psicanalista. Professor da UFG. Editor da revista Inter-Ação. Pesquisador nos projetos “Em torno da letra: escrita, leitura e transmissão” (UFG) e SEMASOMa (IEL/Unicamp). Membro do Espaço Psicanalítico de Goiânia.

Débora da Fonseca Seger – Psicóloga. Mestre em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS.

Edmundo Narracci Gasparini – Graduado em Psicologia pela UFMG. Mestre em Linguística Aplicada e doutor em Linguística pelo IEL/Unicamp. Professor do Departamento de Letras, Artes e Cultura da UFSJ. Áreas de interesse: Psicanálise e linguagem, ensino de língua estrangeira.

Eduardo A. Furtado Leite – Psicanalista. Mestre em semiótica pela PUC-SP. Doutor em ciências da comunicação pela ECA-USP.

Eduardo Félix Milán Damilano – poeta e ensaísta, reside no México desde 1979, onde se exilou por razões políticas.

Edson de Souza – Psicanalista. Analista membro da APPOA. Pós-doutorado pela Université de Paris VII e École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (Paris). Professor do PPG Psicologia Social e PPG Artes Visuais – UFRGS. Coordena junto com Maria Cristina Poli o LAPPAP/UFRGS – Laboratório de Pesquisa em Psicanálise, Arte e Política. Membro do OUTRARTE. Pesquisador do CNPq.

Eliana da Silva Benguela – Psicanalista. Mestre e doutoranda em Linguística pelo IEL/Unicamp. Pesquisadora do Centro OUTRARTE (IEL-Unicamp). Professora substituta no Departamento de Psicologia da Unesp-Bauru.

Erick Gontijo Costa – Doutorando em Literatura Comparada (Literatura e Psicanálise) e Mestre em Teoria da Literatura (Literatura e Psicanálise) pelo FALE/UFMG. Participa das “Práticas da Letra” no CERSAM Noroeste, em Belo Horizonte.

Fernanda Gontijo de Araújo Abreu – Graduada em Letras (FALE, UFMG). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (Pós-Lit) da UFMG.

Flavia Trocoli  – Psicanalista. Professora do Departamento de Ciência da Literatura da UFRJ. Doutora em Teoria e História Literária pelo IEL-Unicamp. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, Literatura Comparada e Literatura e Psicanálise. É membro-fundador do Centro OUTRARTE (IEL-Unicamp).

Gabriela Costardi – Psicóloga. Mestre em educação pela FE-Unicamp. Doutoranda em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Membro do OUTRARTE (IEL-Unicamp). Membro do Centro Lacaniano de Investigação da Ansiedade (Instituto do Campo Freudiano).

Geruza Zelnys de Almeida – Doutoranda em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP. Professora convidada no curso de Especialização da PUC-COGEAE.

Glória Maria Monteiro de Carvalho – Doutora em Linguística pela Unicamp. Professora e pesquisadora na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), na área de aquisição de linguagem.

Inês Catão – Psicanalista. Membro da Escola Letra Freudiana (RJ, Brasil). Psiquiatra infantil do COMPP-SES, DF. Professora colaboradora da UnB. Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de Coimbra (Portugal). Pós-doutora pela Universidade de Nice (França).
 
Janaina Rocha de Paula – Psicanalista. Doutoranda em Estudos Literários (FALE-UFMG). Mestre em Psicologia pela UFMG.

Jean-Michel Vives – Psicanalista. Professor de Psicologia Clínica e Patológica na Universidade de Nice (França). Cofundador do movimento “Insistance”.

Joana Horst Rescigno – Graduada em Psicologia pela UFRGS. Mestre em Psicologia Social e Institucional (UFRGS). Membro do LAPPAP – Laboratório de Pesquisa em Psicanálise, Arte e Política (UFRGS).

João Rocha – Doutorando em Literatura Comparada (FALE-UFMG) e Mestre em Estudos Literários – Poéticas da Modernidade. Faz parte da equipe que promove as “Práticas da Letra” no CERSAM Noroeste, em Belo Horizonte.

José Marcos Resende Oliveira – Psicanalista. Membro de Aleph – Escola de Psicanálise. Doutor em Literatura Comparada (FALE/UFMG). Psicólogo clínico no CERSAM Noroeste em Belo Horizonte.

Lúcia Castello Branco – Escritora e psicanalista. Professora Titular em Estudos Literários da Faculdade de Letras da UFMG. Tem diversos livros publicados sobre Literatura e Psicanálise, além de romances, contos e literatura infanto-juvenil.

Mariana da Costa Schorn – Psicóloga. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da UFRGS.

Markus Lasch – Graduado em Letras e Linguística pela Unicamp. Doutor em Literatura Geral e Comparada pela Universidade Livre de Berlim. Atualmente é professor de Teoria Literária no Departamento de Letras da UFSP.

Maria Cristina Poli – Psicanalista. Membro da APPOA. Professora do programa de pós-graduação em Teoria Psicanalítica da UFRJ e do Mestrado Profissional Interdisciplinar Psicanálise, Saúde e Sociedade da UVA-RJ. Pesquisadora do CNPq.

Mariana Inés Garbarino – Psicóloga (UBA, Argentina). Mestranda no Instituto de Psicologia da USP.

Marianella Lorenzo – Licenciada em Psicologia (UdelaR, Uruguai). Membro Habilitante e Supervisor da AUDEPP. Professora de Filosofia. Mestranda em Psicologia e Educação (UdelaR). Membro da linha de pesquisa “Estudio de lo didáctico como acontecimiento discursivo e intersubjetividad” Membro da Federación Latinoamericana de Psicoterapia (FLP).

Mariangela de Andrade Máximo Dias – Psicanalista. Doutora em Psicologia Clínica pela USP. Membro da Escola de Psicanálise de Campinas. Integrante do ELIPSI (Centro OUTRARTE – IEL-Unicamp) e colaboradora do Espaço Psicanalítico de Americana (SP).

Maurício Eugênio Maliska – Psicanalista. Membro de Maiêutica Florianópolis. Psicólogo, mestre e doutor em Linguística pela UFSC. Professor de Psicanálise no Curso de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).

Michele Roman Faria – Psicanalista. Doutora em Psicologia clínica pela USP. Pós-doutoranda no IEL-Unicamp.

Milton Cesar da Costa – Psicólogo. Especialista em atendimento clínico e Mestre em Psicologia Social pela UFRGS.

Patrícia Leme – Mestranda em Linguística pelo IEL-Unicamp. Participa do centro OUTRARTE. Bolsista FAPESP pela área de Teoria Literária.

Paulo Endo – Psicanalista. Professor do Instituto de Psicologia da USP. Membro do GT “Psicanálise, política e cultura” (Anpepp). Pesquisador do Laboratório de Psicanálise, Arte e política (LAPPAP) e do Laboratório de Estudos sobre a Intolerância (LEI-USP). Expert junto ao Centro pelo direito e a justiça internacional (CEJIL) e membro do Grupo Interdisciplinar de combate à tortura e à violência institucional (SEDH).

Paulo Sérgio de Souza Jr. – Psicanalista, linguista e tradutor. Em 2009 foi professor-associado do Departamento de Língua Romena e Linguística Geral da Universitatea Alexandru Ioan Cuza (Iasi, Romênia). Doutorando no DL-IEL/Unicamp.

Ricardo Goldenberg – Psicanalista. Formado em Psicologia pela UBA (Argentina). Mestre em Filosofia (USP) e Doutor em Semiótica (PUC-SP). Colabora regularmente nas atividades do projeto SEMASOMa e do Centro OUTRARTE, do IEL-Unicamp.

Rinaldo Voltolini – Psicanalista. Doutor em Psicologia pelo IPUSP. Pós-doutor em psicopatologia e psicogênese na Paris XIII. Professor na FEUSP. Coordenador do LEPSI.

Rita de Cássia Segantini Bonança – Psicanalista membro da Escola de Psicanálise de Campinas. Mestre em Linguística pelo IEL-Unicamp e pesquisadora do Centro OUTRARTE.

Sílvia Nogueira de Carvalho – Psicanalista. Membro do Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos – EBEP de São Paulo. Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae.

Simone Moschen – Psicanalista. Professora do PPG em educação e PPG em psicologia social e institucional, ambos da UFRGS. Membro da APPOA. Pesquisadora do CNPq.

Suely Aires – Professora de teoria e clínica psicanalítica (UFRB). Doutora em Filosofia (Unicamp). Pesquisadora do Centro OUTRARTE. Membro do Colégio de Psicanálise da Bahia. Membro do GT de Filosofia e Psicanálise (ANPOF). Supervisora de práticas em psicanálise e saúde mental. Líder do Grupo de Pesquisa Psicanálise, Subjetividade e Cultura (CNPq).

Tânia Maron Vichi Freire de Mello – Psiquiatra e psicanalista. Doutoranda no IEL-Unicamp. Graduada em Medicina pela Unicamp. Formação em Psicanálise pelo Instituto de Pesquisa em Psicanálise de São Paulo, ligado à Associação Mundial de Psicanálise. Atualmente é coordenadora do Serviço de Assistência Psicológica e Psiquiátrica da Unicamp (SAPPE).

Vera Lúcia Colucci – Psicanalista. Psicóloga (IPUSP), mestre em psicologia (IPUSP), e doutora em linguística pelo IEL-Unicamp. Membro do Centro OUTRARTE (IEL-Unicamp).

Viviane Veras – Doutora em Linguística pelo IEL-Unicamp. Professora do Departamento de Linguística Aplicada do IEL-Unicamp. Coordenadora-Associada do Centro de Pesquisas “...EM TRADUÇÃO”. Pesquisadora do Centro OUTRARTE, do Grupo MultiTrad (Abordagens Multidisciplinares da Tradução) e do Grupo Linguagem e Identidade – Abordagens Pragmáticas. Tradutora e revisora.

 
 
Por: R$ 105,00
ISBN: 978-85-7591-232-4
Páginas: 604
Formato: 16 x 23
Altura: 28
Largura: 16
Comprimento: 23
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2012
 
 
Forma de Pagamento :