Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Literatura
Memória e História da Educação
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Teoria Literária
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Literatura e Formação Continuada de Professores - Desafios da Prática Educativa

(Organização: Alexandra Santos Pinheiro e Flávia Brocchetto Ramos)

• Alexandra Santos Pinheiro
• Flávia Brocchetto Ramos

DE R% 73,00 POR R$ 51,10

Esta coletânea deseja dialogar com professores da Educação Básica, acadêmicos professores e pesquisadores universitários, Acadêmicos e todos os demais leitores interessados em discutir a formação de leitores literários e a formação continuada dos professores de Literatura.
Os capítulos discutem teoricamente a formação de leitores e apontam estratégias para que a Literatura esteja presente nas práticas educativas da escola. Apesar dos diferentes olhares lançados à formação continuada de professores e ao texto literário, os autores dessa coletânea convergem no desejo de que a literatura (narrativas, adivinhas, poemas, etc.) integre efetivamente a prática docente dos professores nos diferentes níveis de escolarização. Que a literatura não seja pretexto, mas que seja o texto responsável pela fruição, pelo debate e pela promoção do estético, do humanístico e do cognitivo.

SOBRE OS AUTORES:

Alexandra Santos Pinheiro, doutora em Teoria e História Literária pela Unicamp. Professora adjunta da Universidade Federal de Dourados.

Aparecida Paiva, doutora em Literatura Comparada. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora do Ceale/UFMG.

Áurea Rita de Ávila Lima Ferreira, mestre em Estudos Literários pela Unesp. Professora da Universidade Federal da Grande Dourados.

Carine Isabel Reis, mestre em Letras. Professora municipal, integrante do grupo de pesquisa Processos hermenêuticos e narrativa contemporânea.

Cecil Jeanine Albert Zinani, doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora e pesquisadora no curso de Letras e no Mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade da Universidade de Caxias do Sul.

Diógenes Buenos Aires de Carvalho, doutor em Letras pela PUC do Rio Grande do Sul. Docente na Universidade Estadual do Maranhão.

Eleonora Cretton Abílio, especialista em Literatura Infantojuvenil pela Universidade Federal Fluminense. Técnica em Assuntos Educacionais desta instituição, com exercício no Proale – Programa de Alfabetização e Leitura da Faculdade de Educação.

Eliane A. Galvão Ribeiro Ferreira, doutora em Letras pela Unesp. Professora de Língua e Literatura na Fundação Educacional do Município de Assis – Fema, nos cursos de Direito, Jornalismo, e Publicidade e Propaganda. Membro do Grupo de Pesquisa “Crítica e Recepção Literária” – Crelit.

Elisa Marchioro Stumpf, mestre em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista de iniciação científica do projeto Formação do leitor: o processo de mediação do docente.

Eunice Piazza Gai, doutora em Letras pela PUC do Rio Grande do Sul. Professora do Departamento e do Mestrado em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul.

Flávia Brocchetto Ramos, doutora em Letras pela PUC do Rio Grande do Sul. Pós-doutora pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul.

Margareth Silva de Mattos, mestre em Letras pela Universidade Federal Fluminense. Professora de Ensino Básico da Universidade Federal Fluminense, com exercício no Proale. Professora do curso de Especialização em Literatura Infantojuvenil do Instituto de Letras desta instituição.

Maria das Dores Capitão Vigário Marchi, mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Universidade Federal da Grande Dourados.

Marli Cristina Tasca Marangoni, mestre em Letras e Cultura Regional pela Universidade de Caxias do Sul.

Neiva Senaide Petry Panozzo, doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora na Universidade de Caxias do Sul.

Olívio Lopes Vicentini, graduado em Letras pela Unijui. Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Professor do Departamento de Letras desta instituição.

Renata Junqueira de Souza, doutora em Letras pela Unesp e Pós-Doutora pela University of British Columbia e pela Ohio State University. Professora Doutora da Unesp e coordenadora do Cellij – Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil “Maria Betty Coelho Silva”

Rildo Cosson, doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenador do Programa de Pós-Graduação do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) da Câmara dos Deputados e pesquisador do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Rochele Rita Andreazza Maciel, mestranda em Educação pela Universidade de Caxias do Sul.

Salete Rosa Pezzi dos Santos, doutora em Letras-Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora de graduação e pós-graduação, pesquisadora e coordenadora do Curso de Letras da Universidade de Caxias do Sul.

Vera Teixeira de Aguiar, doutora em Letras pela PUC do Rio Grande do Sul. Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUC do Rio Grande do Sul.

 
 
Por: R$ 51,10
ISBN: 978-85-7591-271-3
Páginas: 276
Formato: 14 x 21
Altura: 15
Largura: 14
Comprimento: 21
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2013
 
 
Forma de Pagamento :