Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Literatura
Memória e História da Educação
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Teoria Literária
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Educação Infantil e Natureza - Tecendo Relações Rumo a Educação Ambiental
• Mara Rubia Paes de Farias dos Santos

DE R$ 52,00 POR R$ 36,40

O livro se constitui em um estudo sobre as atividades pedagógicas de Educação Ambiental desenvolvidas no contexto da Educação Infantil. A pesquisa foi realizada em um Centro de Educação Infantil Municipal e tem por objetivo analisar a compreensão dos profissionais desta área, sobre a concepção de Educação Ambiental e quais suas práticas a partir de um Projeto da Agenda 21 do CEIM. Para a reflexão sobre essa compreensão dos professores, a respeito da EA e as práticas vivenciadas, foi realizada a coleta de dados, utilizando-se da técnica de observação, análise documental e como instrumento a entrevista, por meio de questionários. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e quantitativo que se configura como estudo de caso. Pergunta-se, até que ponto as profissionais da Educação Infantil desenvolvem práticas articulada à Educação Ambiental trans-formadora?  Elas apresentam uma visão reducionista, embora sejam sensíveis a dimensão ambiental. Oferecem atividades articuladas à EA, com  progressos iniciantes de uma educação  trans-formadora por meio da Agenda 21, no entanto o caminho está apenas começando. Percebemos que sem a Educação não há mudanças, e esta sozinha nada faz, a trans-formação é um dever de todos. Provocamos uma reflexão a respeito das questões ambientais e a partir disso, novas perspectivas surgiram nas práticas educativas.

SOBRE A AUTORA:

Mara Rubia Paes de Farias dos Santos - Licenciada em Pedagogia com habilitação específica em Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, pela Universidade do Planalto Catarinense - Uniplac (2003). Pós-graduada, Latu- Sensu - em nível de especialização, em Prática Escolar - Psicopedagogia, pelas Faculdades integradas FacVest - Lages (2003)  mestre em Educação pela Uniplac (2011). Professora titular da rede pública de Ensino, com experiências nas diferentes séries da Educação básica e atualmente Formadora da Secretaria Municipal da Educação de Lages na área da Educação Infantil. Integrante do Gepes Sul grupo de estudos e pesquisas em educação superior da Região Sul. Atuante do Projeto de extensão da Uniplac, intitulado "Parceiros Ambientais de mãos dadas somos mais", em parceria com a Epagri e moradores da Vila onde reside, que é localizada numa área de preservação Ambiental (APP). Na referida Vila, trabalhou e desenvolveu sua pesquisa Strictu Sensu mestrado em Educação - (PPGE). E-mails: mrpdfds@gmail.com.br - mrpfs@bol.com.br

 
 
Por: R$ 36,40
ISBN: 978-85-7591-286-7
Páginas: 160
Formato: 14 x 21
Altura: 9
Largura: 14
Comprimento: 21
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2013
 
 
Forma de Pagamento :