Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Análise Discursiva dos Estudos Surdos em Educação - A Questão da Escrita de Sinais

DE R$ 64,00 

• Maria Salomé Soares Dallan

 

Trata-se de um texto revelador que traz grande contribuição para área da surdez, fazendo uma análise discursiva com base na teoria foucaultiana da concepção de surdez e sujeito surdo em tempos pós-modernos, presentes na Política Nacional de Educação Especial e nos Estudos Surdos.
Apesar de todas as conquistas da Comunidade Surda, em especial o decreto 5.626 de dezembro de 2005 que legitima a língua de sinais brasileira, a autora discute “as possibilidades de acessibilidade ao conhecimento escolar que as diferentes formações discursivas apresentam como vontade de verdade”. O livro revela um discurso controverso presente no texto do Atendimento Educacional Especializado (AEEs) que ainda nos remete aos tempos de Graham Bell, partilhando um amordaçar da identidade surda conforme prega Harlan Lane. Este é um dos desafios da autora, denunciar o discurso permeado por uma visão colonialista.
De forma brilhante a autora aponta como estes documentos (AEE e Estudos Surdos) entendem a surdez, o sujeito surdo e a educação bilíngue.
São ainda passíveis de forte reflexão as considerações da autora sobre o que ela chama de surdismo, um extremo na legitimação da comunidade surda e suas lutas, o que não garante a “realização do sonho idealizado de uma escola bilíngue bicultural”, mas que rebatem os discursos da política nacional de Educação Especial nos documentos do AEEs. Encontra-se no texto a incansável luta da autora que começa muito cedo, desde a sua graduação, pelo reconhecimento e inserção da escrita dos sinais, signwriting, nos documentos estudados, considerando que esta poderia garantir o ensino bilíngue e a acessibilidade linguística aos alunos surdos, inclusive na escrita. A autora defende que a “Escrita de Sinais ainda é pouco cogitada como meio de escrita da língua do aluno surdo”. E por isso seu trabalho suscita pesquisas na área e a contínua busca por respostas. O leitor terá, ao final do livro, a experiência de ter perpassado por toda a dialética que se coloca na educação de surdos no que se refere às diferentes concepções de sujeito surdo e suas possibilidades escolares, o que marca a grande contribuição do texto - mostrar o discurso que se tem e as dificuldades que se encontram na prática. (Zilda Gesueli)

SOBRE A AUTORA:

Maria Salomé Soares Dallan - Mestre em Educação pela Universidade São Francisco (2012). Possui graduação em Pedagogia-Educação Especial pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2002) e Especialização pela Universidade Estadual de Campinas Unicamp/Cepre (2004), na área de Escolaridade e Surdez. É professora nos seguintes cursos de Pós-Graduação: Libras e Educação de Surdos e Especialização em Educação Especial com ênfase na Deficiência Intelectual pela Unianchieta, campus Jundiaí-SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: formação de professores, inclusão escolar, atendimento educacional especializado e educação bilíngue/bicultural para surdos falantes de Libras. É pesquisadora da área de Escrita de Línguas de Sinais, mais especificamente sistema Sutton-Signwriting. Realiza palestras, cursos, assessorias e consultorias na área de surdez. Tem artigos e manuais publicados.
Contato: salomedallan@gmail.com - Página pessoal: www.escritadesinais.com.br

 
 
Por: R$ 44,80
ISBN: 978-85-7591-302-4
Páginas: 200
Formato: 14 x 21
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2014
 
 
Formas de Pagamento