Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Literatura
Memória e História da Educação
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Teoria Literária
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Política, Gestão, Formação de Professores e Ensino

(Organização: Carlos Cardoso Silva e Sandra Valéria Limonta Rosa)

• Carlos Cardoso Silva
• Sandra Valéria Limonta Rosa

DE R$ 78,00 POR R$ 54,60

Neste livro, pensado e construído para as professoras e professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, são apresentados fundamentos epistemológicos, políticos e pedagógicos que poderão contribuir para a realização do trabalho docente nas escolas. Os textos aqui apresentados são a materialização do trabalho de ensino e pesquisa de professores de diferentes áreas e de diferentes universidades e este é um dos papéis fundamentais da universidade e de seus intelectuais: produzir e socializar conhecimentos que ajudem a compreender e a transformar a realidade. Espera-se que esta coletânea, que reúne temas e perspectivas tão diferentes, ajude formadores e professores na consolidação de um objetivo comum: a melhoria da educação escolar do nosso povo, condição para uma vida melhor para todos.

SOBRE OS ORGANIZADORES:

Carlos Cardoso Silva (organizador) - Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Goiás (1990), Especialização Latu Senso em Administração Escolar pelas Faculdades Integradas de São Gonçalo (1991), Especialização Latu Senso em Gestão da Escola Pública pela Universidade Federal de Goiás (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2001) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2009). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. E-mail: carlos.cardoso27@gmail.com

Sandra Valéria Limonta Rosa (organizadora) - É graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP - Campus de Marília) e doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás. É professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Áreas de ensino e pesquisa: formação de professores, ensino de Ciências da Natureza e escola de tempo integral. E-mail: sandralimonta@gmail.com

SOBRE OS AUTORES:

Cinthia Leticia de Carvalho Roversi Genovese - Graduada em licenciatura em Ciências Biológicas (1996), mestrado em Educação para a Ciência (2006) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp-Bauru). Atualmente é Professora Assistente na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG). Possui experiência na área de Educação. Leciona a disciplina Estágio Supervisionado no curso de Licenciatura em Física na EAD, pela UFG. E-mail: cinthiaufg@gmail.com

Diane Valdez - Possui graduação em História pela Universidade Católica Dom Bosco (1990); especialização em História da América Latina pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1994); mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem experiência de pesquisa e produção na área de História da Educação, História da Infância, História Regional, História do Livro e da Literatura, Ensino de História. E-mail: dianevaldez65@gmail.com

Ivone Garcia Barbosa - Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Psicologia Objetivo (1982), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1991) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é professora dos cursos de Pedagogia e Psicologia da Universidade Federal de Goiás, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás. Integra a diretoria da Anfope e é membro de comitê cientifico de periódicos e da Comissão nacional de Políticas da Educação Básica. Tem vasta experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia da educação, educação infantil, formação de professores, conceito / autoconceito e currículo. E-mail: ivonegbarbosa@hotmail.com

João Ferreira Oliveira - Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás - UFG (1989), Mestrado em Educação pela UFG (1994), Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo - USP (2000) e Pós-doutorado em Educação pela USP (2010). É Professor Associado da UFG. É Vice-Presidente da Anped (biênios 2010-2011 e 2012-2013). Foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação da UFG (entre 2006 e 2009) e do Gt Políticas de Educação Superior da Anped (entre 2006 e 2009). Foi diretor de Pesquisa da Anpae (2007 a 2009). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Educacionais. É bolsista produtividade CNPq. E-mail: joaofo@terra.com.br

João Henrique Suanno - Psicólogo, Psicopedagogo, Mestre em Ciências da Educação Superior pela Universidad de La Habana-Cuba revalidado pela Universidade Católica de Goiás - UCG. Professor da Universidade Estadual de Goiás - UEG. Pesquisador sobre Escolas Criativas e Inovação na Educação. Doutorando em Educação - UCB/DF. Pesquisador do grupo ECOTRANSD/CNPq. Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC (UB). Bolsista Capes do Programa Doutorado Sanduíche no Exterior, do Governo Federal, no período de 20112012. Bolsista Fapeg - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás. E-mail: suanno@uol.com.br

Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva - Graduada em Pedagogia, Mestrado e Doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás. É professora adjunto da Universidade de Brasília - UnB no Departamento de Administração e Planejamento - PAD da Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Desenvolve e orienta pesquisas na área de Educação. Coordena o grupo de estudo e pesquisa em formação de Professores/ Pedagogos - GEPFAPe. E-mail: katiacurado@unb.br

Luís Gustavo Alexandre da Silva - Bacharel e Licenciado em História, Mestre e Doutor em Educação. Professor na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, na área de Políticas Educacionais. Áreas de estudo e pesquisa: Cultura Escolar, Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico. E-mail: luisgas1@gmail.com

Luiz Gonzaga Roversi Genovese - Graduado em Física pela Unesp-Rio Claro (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) em 1998. Doutorado e Mestrado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp, Bauru), obtidos nos anos de 2008 e 2002, respectivamente. Atuou como Professor Efetivo da Educação Básica II (física e química - Secretaria de Estado da Educacao de São Paulo). Atualmente é Professor Adjunto do Instituto de Física da UFG e do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências e Matemática da UFG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia do Conhecimento e Formação de Professores

Márcio Penna Corte Real - Possui graduação em Educação Artística, Música Licenciatura (1999) e Mestrado em Educação (2001), ambos pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) com estágio de doutorado sanduíche na Universidade Federal da Bahia, como bolsista do CNPq. Professor de Arte e Educação - Música na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Coordena o curso de Especialização em Mídias na Educação na FE/UFG. Tem experiência na área da Educação, com ênfase no ensino e pesquisa das práticas educativas formais e não formais e no ensino e formação de educadores, nas modalidades de educação presencial e a distância. E-mail: mpcortereal@yahoo.com.br

Maria de Fátima Teixeira Barreto - Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1987), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Atualmente é professor da carreira de 3º grau da Faculdade de Educação - UFG e professor adjunto da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando nos seguintes temas: educação matemática, alfabetização matemática, alfabetização, literatura e contexto e conhecimento. E-mail: fatofeno@gmail.com

Maria José de Pinho - Possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Belo Horizonte (1986), graduação em Pedagogia pelo Instituto Cultural Newton Paiva Ferreira (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (1995) e doutorado em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Atualmente é professora adjunto IV da Universidade Federal do Tocantins e no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ensino de Lingua e Literatura. Membro do grupo de pesquisa A Produção Acadêmica sobre professores: estudo interinstitucional da Região Centro-Oeste, vinculado ao Núcleo de Formação de Professores (NUFOP) da FAE/UFG). Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC (UB). Desenvolve pesquisa sobre a educação e formação de professor um olhar Foucaultiano. E-mail: mjpgon@mail.uft.edu.br

Marilza Vanessa Rosa Suanno - Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFG. Mestre em Ciências da Educação Superior pela Universidad de la Habana - Cuba, revalidado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC/GO. Professora da Universidade Federal de Goiás - UFG e da Universidade Estadual de Goiás - UEG. Presidente do CEPED (2012-2013). Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC (UB). Bolsista Capes BEX 6081/11-8 do Programa Doutorado Sanduíche no Exterior, do Governo Federal, no período de Nov/2011 a Fev/2012. E-mail: marilzasuanno@uol.com.br

Miriam Bianca Amaral Ribeiro - Possui graduação em História pela Universidade Federal de Goiás (1988) e mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (1996). Atualmente é professora adjunta na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Atua na área de História, com ênfase em História Regional do Brasil e Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, políticas públicas, metodologia do ensino das Ciências Humanas, processo ensino aprendizagem e currículo (História). É autora de livros didáticos de história regional e textos teóricos sobre ensino das Ciências Humanas, com foco no ensino de História. E-mail: mbiancaribeiro@yahoo.com.br

Nancy Nonato de Lima Alves - Doutora em Educação (2007), Mestre em Educação (2002) e Especialização em Psicopedagogia (1996) pela Universidade Federal de Goiás. Graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Goiás (1991). Atualmente é professora na Faculdade de Educação - UFG, da área de Didática e Estágio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, formação de professores, docência, políticas públicas, currículo e práticas pedagógicas. E-mail: alves_nancy3@yahoo.com.br

Ricardo Antonio Gonçalves Teixeira - É licenciado em Matemática e Pedagogia e Bacharel em Administração. Tem Pós-Graduação lato sensu em Administração Escolar e em Educação Matemática; Mestrado e Doutorado em Educação, Pós-Doutorado em Tecnologias de Investigação pela Universidade de Aveiro (Portugal) e é pós-doutorando em Tecnologias educacionais pela Universidade Federal de Uberlândia. É professor desde 1988, atuando nas redes públicas federal, estadual e municipal e privada no Ensino Fundamental, Médio e Superior. Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás FE/UFG e Diretor do Núcleo de Acessibilidade da UFG; professor no Centro Universitário de Anápolis - UniEvangélica do Progama de Mestrado Muitidisciplinar em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente; professor nas Faculdades ALFA do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional MDR e Mestrado Profissional em Adminstração (Estatística). Foi professor de escolas do Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio, além de docente do Instituto de Matemática e Estatística IME/UFG, da PUC-GO, UEG e outras IES em Goiás. E-mail: professorricardoteixeira@gmail.com

Roseli Rodrigues de Mello - É professora associada nível 3 no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos. Atua na Licenciatura em Pedagogia, na Didática Geral das outras Licenciaturas, e na Pós-Graduação em Educação (orienta mestrado e doutorado). Fundou o Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE). Coordena, também, o Grupo Gestor das Ações Afirmativas da Ufscar desde abril de 2012. A ênfase de seu trabalho acadêmico está na linha de Ensino e Aprendizagem. Compôs o Comitê de Acompanhamento da Pós-Graduação em Educação da Capes, no triênio 2007-2009. Sua formação em Pedagogia (1987), no mestrado (1991) e no doutorado em Educação (1998), foi realizada na Universidade Federal de São Carlos. Fez pós-doutorado em Sociologia e Educação no Centro Especial de Investigação em Teorias e Práticas Superadoras de Desigualdades da Universidade de Barcelona (2001-2002), o qual integra como pesquisadora. É bolsista produtividade CNPq. E:mail: roseli@ufscar.br

Shirleide Pereira da Silva Cruz - Graduada em Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. É professora Adjunta da Universidade de Brasília - UnB no Departamento de Administração e Planejamento - PAD da Faculdade de Educação. Desenvolve e orienta pesquisas na área de Educação, com ênfase na formação de professores, profissionalização, história e memória da profissão docente. É pesquisadora do grupo de estudos e pesquisas em formação de Professores/ Pedagogos - GEPFAPe e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Educação e Ensino de História em Pernambuco. E-mail: shirleidesc@gmail.com

Simone de Magalhães Vieira Barcelos - É professora efetiva da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Atualmente coordena projeto de extensão sobre a temática “violência contra crianças e adolescentes” e projeto de pesquisa sobre o sentido da filosofia na formação docente (UEG). Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia (1992), Mestrado em Educação (2005), pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua principalmente nos seguintes temas: formação docente, relação teoria e prática, ensino-aprendizagem, sociedade/cultura e violência contra crianças e adolescentes, e as interfaces educação e comunicação. E-mail: vieirabarcelos@hotmail.com

Solange Alves de Oliveira Mendes - Possui graduação em Pedagogia, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Realizou o doutorado sanduíche no Instituto Nacional de Pesquisa Pedagógica, na França, em 2008. Atuou como docente dos anos iniciais do ensino fundamental, inclusive com a Educação de Jovens e Adultos nas Prefeituras Municipais de Olinda e do Jaboatão dos Guararapes, PE. Participou do programa de formação continuada de professores e coordenadores pedagógicos das redes municipal de Recife e Estadual de Pernambuco pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem CEEL/UFPE, em 2005. Atualmente é docente da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília na área de Didática. E-mail: solangealvesdeoliveira@gmail.com

Telma Aparecida Teles Martins Silveira - Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (2000), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Católica de Goiás (2003) e mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (2007) e é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás. É professora do Instituto Federal de Goiás, IFG. Tem experiência na área de Educação. E-mail: telmateles@hotmail.com

Vanessa Gabassa - É professora adjunta da Universidade Federal de Goiás (UFG) e pesquisadora do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE), da Universidade Federal de São Carlos. Atualmente coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem Dialógica (GEPAD), da Faculdade de Educação - UFG. Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia (2004), Mestrado em Educação (2007) e Doutorado em Educação (2009), pela Ufscar. Atua principalmente nos seguintes temas: didática, práticas de ensino, ação comunicativa e dialogicidade, ensino-aprendizagem, aprendizagem dialógica e comunidades de aprendizagem. E-mail: nessagabassa@yahoo.com.br

Verilda Speridião Kluth - Possui doutorado (2005) e mestrado (1997) em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Rio Claro, graduação em Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela Fundação Educacional de Bauru (1973). Professora Adjunta da Universidade Federal de São Paulo Unifesp - Campus Diadema. É líder do Grupo de Pesquisa e Estudos Filosóficos em Educação Matemática e Interfases com outras Ciências - GPE/FEMIC e membro do Grupo de Pesquisa - FEM - Fenomenologia e Educação Matemática desde 1996. Presidente da Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos - SE&PQ, gestão 2011 a 2015 e sócia da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Tem experiência em docência com ênfase na Matemática. E-mail: verilda@nlk.com.br

 
 
Por: R$ 54,60
ISBN: 978-85-7591-358-1
Páginas: 312
Formato: 14 x 21
Altura: 0
Largura: 0
Comprimento: 0
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2015
 
 
Forma de Pagamento :