Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Literatura
Memória e História da Educação
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Teoria Literária
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Docência Universitária - Pressupostos Teóricos e Perspectivas Didáticas

(Organização: Altair Alberto Fávero, Carina Tonieto e Leandro Carlos Ody)

• Altair Alberto Fávero
• Carina Tonieto
• Leandro Carlos Ody

DE R$ 85,00 POR R$ 59,50

A intenção desta coletânea é socializar e fomentar reflexões para que a docência universitária se torne cada vez mais um objeto de estudo, pesquisa e teorização. Teorizar não no sentido de elaborar um discurso abstrato, formal, estéril e alheio à realidade; teorizar no sentido de ver a realidade por “outro olhar”, por “outro ângulo”, por “outra perspectiva”, por outro enfoque. É essa teorização que evita o que foi diagnosticado por Nóvoa de “lógica excesso-pobreza”: excesso de retórica política, excesso de linguagens dos especialistas internacionais, excesso do discurso científico-educacional; pobreza das políticas educativas, pobreza dos programas de formação de professores, pobreza das práticas pedagógicas. Os textos que compõem a coletânea têm a pretensão de contribuir para que docentes, gestores, especialistas, mestrandos e doutorandos em Educação, possam teorizar sobre suas próprias práticas e sobre as perspectivas didáticas que estão sendo desenvolvidas nas aulas universitárias nas diversas experiências formativas.

A presente coletânea, intitulada Docência Universitária: pressupostos teóricos e perspectivas didáticas, como o próprio título indica, tem a pretensão de realizar um conjunto de reflexões e aportes sobre os pressupostos teóricos e as perspectivas didáticas no cenário atual da docência universitária. O livro teve sua gênese no grupo de pesquisa Improvisação Docente no Contexto da Expansão da Educação Superior, sob a coordenação do professor doutor Altair Alberto Fávero e desenvolvido junto ao programa de Mestrado e Doutorado em Educação e do Curso de Filosofia da Universidade de Passo Fundo. Além de participantes diretos do projeto, somam-se outros colaboradores, de outras instituições, inclusive internacionais, que gentilmente contribuíram com seus escritos para dar corpo a esta coletânea.

SOBRE OS ORGANIZADORES:

Altair Alberto Fávero - Possui Pós-Doutorado (Bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx), Doutorado em Educação (UFRGS), Mestre em Filosofia do Conhecimento (Pucrs), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF). Atua como professor e pesquisador no Curso de Filosofia, no Mestrado e Doutorado em Educação da UPF, onde coordena os projetos de Pesquisa Improvisação docente no contexto da expansão da Educação Superior (em andamento desde março de 2012). Além de diversas publicação em periódicos qualificados e várias editoras, pela Mercado de Letras é autor do livro Educar o educador: reflexões sobre formação docente (em coautoria com Carina Tonieto, lançado em 2010) e é organizador das Coletâneas Leituras sobre John Dewey e a educação (em coorganização com Carina Tonieto lançado em 2011), Leituras sobre Hannah Arendt: educação, filosofia e política (em coorganização com Edison Alencar Casagranda, lançado em 2012) e Leituras sobre Richard Rorty e a educação (em coorganização com Carina Tonieto, lançado em 2013). E-mail: altairfavero@gmail.com

Carina Tonieto - Doutoranda em Educação (UPF), Mestre em Educação (UPF/Bolsista Capes), especialista em Gestão Educacional (UFSM), graduada em Filosofia (UPF), pesquisadora no Grupo de Pesquisa Improvisação docente no cenário da expansão da educação superior: o problema da identidade do professor universitário na Universidade de Passo Fundo. Professora na Universidade de Passo Fundo no curso de Filosofia e na área de Ética e Conhecimento.  Dentre as publicações se destacam pela Editora Mercado de Letras Leituras sobre Richard Rorty (em coorganização com Altair Alberto Fávero, lançado em 2013) e a Educação (Leituras sobre John Dewey e a educação (em coorganização com Altair Alberto Fávero, lançado em 2011) e Educar o Educador: reflexões sobre formação docente (em coautoria com Altair Alberto Fávero, lançado em 2010). E-mail: tonieto.carina@gmail.com

Leandro Carlos Ody - Graduado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo, UPF, mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Doutorando em Educação pela Universidade de Passo Fundo. Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS - Campus de Erechim, atuando com as disciplinas de Fundamentos da Educação e Historia e Filosofia das Ciências Naturais. Faz parte do grupo de pesquisa da UPF que discute a formação docente a partir do projeto de pesquisa Docência Universitária, políticas educacionais e expansão da educação superior: perspectivas e desafios, bem como realiza pesquisas no projeto de pesquisa intitulado A concepção de ciência e a formação docente em ciências naturais pela Universidade Federal da Fronteira Sul. E-mail: leandro.ody@uffs.edu.br


SOBRE OS AUTORES:

Carina Copatti - Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF-2014). Pós-Graduada em Metodologia do Ensino de Geografia pela Uniasselvi, SC (2012). Professora licenciada em Geografia pela Universidade de Passo Fundo (UPF, 2010). É professora substituta do Curso de Geografia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS, Campus Erechim) e atua como docente na rede municipal de ensino do município de Charrua, RS. Atualmente suas pesquisas estão voltadas ao processo de ensino-aprendizagem de Geografia sob a perspectiva estética. E-mail: c.copatti@hotmail.com

Carina Tramontina Corrêa - Professora Universitária e Estatutária Municipal, atuando como Pedagoga no Centro de Referência Especializado da Assistência Social, CREAS - da Secretaria Municipal da Cidadania e Assistência Social, SEMCAS. Possui graduação em Pedagogia - Anos Iniciais (1996), especialização em Psicopedagogia (1998) e Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2003). É professora da Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo, atuando como docente nos Cursos de Pedagogia - L, nas áreas da Didática Geral, Educação Inclusiva e Educação Infantil; no Curso de Ciências Biológicas - L, na área de Pesquisa e Prática de Ensino; e nos cursos de pós-graduação Lato Sensu.  Atualmente, na Faculdade de Educação da UPF, é Coordenadora Adjunta do Curso de Pedagogia - L no Campus de Palmeira das Missões. Desenvolve atividades de extensão universitária junto ao Projeto Espaço Pedagógico no Hospital de Caridade de Palmeira das Missões e coordena o Setor de Apoio Pedagógico da UPF junto à Vice-Reitoria de Graduação. E-mail: carinacorrea@upf.br

Carlos Leonardo Sgari Szilagyi - Possui graduação em Arquitetura pela Universidade de Passo Fundo (2007), Mestrado em Engenharia, área de concentração Infraestrutura e Meio Ambiente pela UPF. Atualmente é professor e coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Engenharia e Arquitetura da UPF. E-mail: carlosleonardo@upf.br

Carmem Lucia Albrecht da Silveira - Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Passo Fundo (1984), Especialização em Metodologia do Ensino do Primeiro e Segundo Graus, Especialização em Supervisão Escolar e Mestrado em Educação pelo PPGEDU/UPF (2015). Atualmente é professora da Rede Municipal de Carazinho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliações externas, IDEB, qualidade da educação pública, políticas da educação pública, formação do professor na Educação Superior e História da Educação Brasileira. E-mail: carmem.albrecht@hotmail.com

Cristina Fioreze - Possui graduação em Serviço Social pela Universidade de Caxias do Sul (1997-2001), é mestra em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2002-2004) e doutoranda em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013-2016). É professora do curso de Serviço Social da Universidade de Passo Fundo desde 2004 e coordenou a Divisão de Ensino de Graduação desta instituição entre 2011 e 2014. Tem experiência na extensão universitária e dedica-se ao estudo das temáticas: políticas sociais, assistência social, controle social, educação superior, relações entre público e privado e filantropia na educação. E-mail: cristinaf@upf.br

Daniela De David Araújo - Professora do curso de Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestra em Letras pela UPF (2005). Atua, principalmente, nas áreas de ensino de Língua Inglesa e de formação de professores. Tem experiência na gestão acadêmica e participa de comissões de assessoria à Vice-Reitoria de Graduação da UPF. Desde 2014, coordena a Divisão de Ensino de Graduação da Instituição. E-mail: david@upf.br

Daniele Simões Borges - Possui graduação em Pedagogia (FURG), mestrado em Educação em Ciências e é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. É Professora nos Anos Iniciais da Rede Municipal de Ensino da cidade de São José do Norte e atualmente atua como professora do curso de Pedagogia da Universidade Aberta do Brasil - UAB vinculada a Universidade Federal do Rio Grande LÉ pesquisadora do Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências, Nuepec e da Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior-REPES. E-mail: daniele.uab@gmail.com

Debora Oliveira Moreira - É mestre do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF). Pós-Graduada em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Arte e Educação pelas Faculdades Integradas da Rede de Ensino - Univest, 2007, Lages/SC. Professora licenciada em artes pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Atua como docente e diretora na rede municipal de ensino do município de Carazinho, RS e realiza oficinas de capacitação para professores pelo viés da educação Estética. E-mail: deborartes@hotmail.com

Edgar Flores Gómez - Sociólogo, investigador da Universidade Autônoma Metropolitana, Unidade de Xochimilco, México; especialista em estudos de Gênero em Educação na Universidade Pedagógica Nacional, Unidade Ajusco, México; mestre em Pesquisa Docente, pela Faculdade de Ciências da Conduta da Universidade Autônoma do Estado do México (UAEMéx). Professor da Universidade Tecnológica do México, Campus Sul, Cidade do México. Ex-bolsista do Conacyt. E-mail: edgarfg85@hotmail.com

Eliara Zavieruka Levinski - Possui graduação em Pedagogia - Séries Iniciais (1983) e mestrado em Educação (2000) pela Universidade de Passo Fundo e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é professora do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e professor titular III da Universidade de Passo Fundo. Atua como docente nos cursos de graduação (Pedagogia e Ciências Biológicas - LP) e de pós-graduação Lato Sensu e desde julho de 2010 é Diretora da Faculdade de Educação, da Universidade de Passo Fundo. Realiza atividades de extensão e de pesquisa na linha de políticas educacionais. Coordena o projeto de pesquisa Gestão da educação: contexto, desafios e possibilidades. Na trajetória profissional constituiu experiência em assessorias técnico-pedagógicas e em processos de gestão do ensino público. E-mail: eliara@upf.br

Gionara Tauchen - Possui graduação em Pedagogia (UFSM), mestrado em Educação (UFSM), doutorado em Educação (PUC/RS) e pós-doutorado na Universidade Eduardo Mondlane (UEM/MZ). É professora Adjunta II da Universidade Federal do Rio Grande - FURG; Coordenadora de Acompanhamento à Pós-Graduação, junto à Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação; professora permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde; líder do grupo Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior e integrante do Núcleo de estudos em Epistemologia e Educação em Ciências. E-mail: giotauchen@gmail.com

Jenifer de Brum Palmeiras - Graduada em Administração de Empresas pela Universidade de Passo Fundo, Especialista em Gestão pela Universidade Federal de Santa Maria - RS e técnica colaboradora e pesquisadora do Grupo GEU/UPF. Tem experiência com gestão de pessoas, gestão por competências, gestão de produção, logística, administração pública, RH. E-mail: jebrum@gmail.com

Luciane Spanhol Bordignon - Possui graduação em Ciências Licenciatura Curta Duração pela Universidade de Passo Fundo (1987), graduação em Licenciatura Plena Habilitação em Matemática pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (1992), Mestrado em Educação pelo PPGEDU/UPF (2008), Doutorado Sanduíche no Instituto de Ciências Sociais - Universidade de Lisboa (2011) e Doutorado em Educação pela UFRGS. É docente na Universidade de Passo Fundo e docente na escola pública estadual. Atua no Centro Regional de Educação Faed/UPF e no Setor de Apoio Pedagógico/UPF. Tem experiência na área de matemática, gestão escolar e ensino superior atuando principalmente nos seguintes temas: educação básica e superior, matemática, ciências, cidadania; escola, políticas públicas educacionais, ensino superior e atualização pedagógica. E-mail: lucianebordignon@upf.br

Maria Dinora Baccin Castelli - Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF); Especialista em Gestão Escolar: Administração, Supervisão e Orientação Escolar pela Universidade de Itapiranga (FAI); Graduada em Letras (UPF). Professora do corpo docente da Faculdade de Educação (Faed) da Universidade de Passo Fundo (UPF), foi professora da Universidade de Caxias do Sul-RS (UCS). Professora efetiva do Magistério Público do Estado do Rio Grande do Sul e professora no Curso de Pedagogia da Universidade de Passo Fundo. Integrante do grupo de pesquisa Improvisação docente no cenário da expansão da educação superior: o problema da identidade do professor universitário. Participante de eventos relacionados à Educação a nível Nacional, com apresentação de trabalhos e publicações em anais, como destaque para Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - Endipe e Anped. E-mail: dinoracastelli@yahoo.com.br

Maristela Piva - Psicóloga, formada pela Universidade de Passo Fundo (UPF), e psicoterapeuta de adolescentes e adultos. Especialista em Diagnóstico Psicológico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), e Mestra em Psicologia Clínica (PUCRS). Professora do Curso de Psicologia no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UPF, desde 1990. Atualmente, é Assessora da Vice-Reitoria de Graduação da UPF. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão universitária, nas temáticas de: avaliação psicológica, violência familiar, mediação, intervenção psicossocial. E-mail: maristela@upf.br

Marta Marques - Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF), especialista em Psicopedagogia (Ideau) e graduada em Pedagogia (URI). Integrante do Grupo de pesquisa “Pragmatismo, filosofia e educação: as interfaces entre experiência, reflexão e políticas de ensino” e do Grupo de Estudo “Docência Universitária” desenvolvidos junto ao programa de Pós-Graduação em Educação sob a coordenação do professor doutor Altair Alberto Fávero. Atua nas temáticas de Metodologia de Investigação-Ação, docência universitária e expansão da Educação Superior. Possui em publicações nos anais de eventos do Endipe (Campinas), Anped-Sul (Caxias) e Educon (Aracajú). E-mail: marta.pr@gmail.com

Miriam Mattos - Psicóloga, docente da Universidade de Passo Fundo - UPF e técnica-científica da Seção de Saúde Mental da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, Secretaria Estadual de Saúde-RS. Graduada em Direito (Ciências Jurídicas e Sociais), Psicologia (Habilitação e Formação de Psicólogo) e Licenciada em Psicologia pela UPF. Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo. Atua na docência universitária na área de Psicologia da Educação, Psicologia da Aprendizagem, Educação Inclusiva e Educação e Sexualidade na Escola. Integrou o Setor de Apoio Pedagógico da Vice-Reitoria de Graduação da UPF (2010-2014) e atualmente a Divisão de Extensão da Vice-Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários. E-mail: miriam@upf.br

Neusa Maria Henriques Rocha - Graduada em Letras, Especialista em Língua Portuguesa pela UPF e Mestra em Letras pela PUCRS. Professora do curso de Letras da Universidade de Passo Fundo. Atuou como coordenadora pedagógica, vice-diretora e diretora da rede municipal e estadual de ensino. Foi secretária municipal de educação da cidade de Passo Fundo (1996-2000) e Diretora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UPF (2002-2010). Foi coordenadora do Programa de Formação Docente da UPF e Vice-Reitora de Graduação da Universidade de Passo Fundo (2010-2014). E-mail: nrocha@upf.br

Neusiane Chaves de Souza - Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado (FURG), Especialização em Educação Ambiental (FURG), mestrado em Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais (FURG) e é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. É pesquisadora do Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências, Nuepec e da Rede de Estudos e Pesquisa em Educação Superior, Repes. E-mail: neusianebio@hotmail.com

Renata Confortin - Graduada em Ciências Biológicas (1995), com especialização em Tecnologias Ambientais (2003), e mestre em educação (2014), pela Universidade de Passo Fundo (RS) - produzindo a dissertação, dentro do campo da epistemologia da prática, “Saberes e sabores da docência em Biologia: o que move o professor na/para a sala de aula”. Atualmente é professora de ensino médio na disciplina de Biologia na rede pública e privada do município de Marau, RS; docente no ensino superior na disciplina de Metodologias da Pesquisa Científica. Ainda, há três anos é assessora pedagógica do Programa a União Faz a Vida, mantido pela Sicredi, no município de Paraí (RS). É integrante há dois anos do Grupo de Pesquisa “Improvisação docente no cenário da expansão da educação superior: o problema da identidade do professor universitário”. E-mail: confortinrenata@gmail.com

Rosane Rigo De Marco - Graduada em Pedagogia, Especialista em Orientação Educacional e Mestra em Educação pela Universidade de Passo Fundo. É professora da Faculdade de Educação, coordenadora da Especialização em Orientação Educacional, coordenadora da Área de Prática de Ensino e Estágios, integra o Setor de Apoio Pedagógico da UPF e participa do Projeto de Pesquisa: A Gestão do Cuidado em Educação: processos, perspectivas e possibilidades. Foi assessora da Vice-Reitoria de Graduação da UPF. Foi diretora, coordenadora pedagógica, orientadora educacional e professora da rede municipal e estadual do município de Passo Fundo (1978-2009). E-mail: rosanerm@upf.br

Rosani Sgari - Possui graduação em Licenciatura Plena em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo (1983), graduação em Psicologia Habilitação em Formação de Psicólogo pela Universidade de Passo Fundo (1985), mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é professora titular da Universidade de Passo Fundo e Vice-Reitora de Graduação da UPF. Foi membro suplente do Conselho Fiscal da Fundação Universidade de Passo Fundo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento Social e da Personalidade, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, comportamento, liderança, psicologia organizacional e competência. Professora, Pesquisadora do Grupo GEU da Universidade de Passo Fundo. E-mail: rosani@upf.br

Tais Maiara Loss Loehder - Possui graduação em História pela Universidade de Passo Fundo (2009), Especialização em Psicopedagogia clínica e institucional pela Universidade de Passo Fundo (2012) e Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2014), com bolsa da Capes. Atualmente é professora de História na Rede Estadual do Rio Grande do Sul e na Escola de Ensino Fundamental Sinodal Sete de Setembro. Atua principalmente nos seguintes temas: qualidade de ensino, avaliação em larga escala, ensino superior e pós-graduação Stricto Sensu. E-mail: tais.loss@gmail.com

 
 
Por: R$ 59,50
ISBN: 978-85-7591-375-8
Páginas: 312
Formato: 14 x 21
Altura: 0
Largura: 0
Comprimento: 0
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2015
 
 
Forma de Pagamento :