Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educacao Em Ciencias
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formacao
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Literatura
Memória e História da Educação
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
Perspectivas e Desafios na Formacao de Professores da Educacao Basica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Teoria Literária
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Políticas Educacionais, Currículo e Diversidade Cultural na Educação Básica

(Organização: José Licínio Backes, Regina Tereza Cestari de Oliveira e Ruth Pavan)

• Jose Licinio Backes
• Regina Tereza Cestari de Oliveira
• Ruth Pavan

DE R$ 77,00 POR R$ 53,90

O presente livro, é resultado de diferentes pesquisas de docentes de universidades brasileiras e da Argentina, e todos os autores estão vinculados a Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, contando também com a coautoria de alunos desses Programas do Stricto Sensu e de Iniciação Científica. Organiza-se em torno de três eixos, vistos como articulados entre si: políticas educacionais, currículo e diversidade. Cada eixo está composto por quatro capítulos. Embora cada um desses eixos seja um campo amplo, abarcando diferentes tendências, epistemologias e concepções de educação, houve por parte dos organizadores e autores a preocupação em centrar a reflexão na educação básica, garantindo a organicidade dos capítulos. Além disso, há de se destacar que a riqueza do campo de conhecimento da educação sempre foi sua diversidade de enfoques e perspectivas, vendo nela a possibilidade de compreender melhor sua complexidade, evitando análises simplistas e reducionistas.

SOBRE OS ORGANIZADORES:

José Licínio Backes - É graduado em Filosofia. É Mestre e Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Atualmente é membro do quadro permanente de docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), na Linha de Pesquisa Diversidade Cultural e Educação Indígena, exercendo atividades de pesquisa, orientação de mestrado e doutorado e ensino. É membro do Comitê Científico da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). É Bolsista Produtividade - CNPq. E-mail: backes@ucdb.br

Regina Tereza Cestari de Oliveira - Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação - Mestrado e Doutorado - da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Pesquisadora produtividade CNPq. Tem experiência na área de educação atuando principalmente nos seguintes temas: política e gestão educacional, história da educação, legislação educacional, planejamento e educação básica.  E-mail: reginacestari@hotmail.com

Ruth Pavan - Graduada em Pedagogia. É Mestre e Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Atualmente é membro do quadro permanente de docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), na Linha de Pesquisa Práticas Pedagógicas e suas Relações com a Formação Docente, exercendo atividades de pesquisa, orientação de mestrado e doutorado e ensino. Também atua no Núcleo de Apoio Pedagógico - NAP/UCDB, junto aos cursos de graduação. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Formação de Professores, Currículo e Exclusão. E-mail: ruth@ucdb.br


SOBRE OS AUTORES:

Ahyas Siss - É Professor Adjunto IV da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. É Pós-Doutor em Antropologia Social pelo PPGAS/UFRJ. Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro - Iuperj - e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2001). Foi Vice-Diretor do Instituto Multidisciplinar - Campus da UFRRJ em Nova Iguaçu (11/2006-05/2009). É Professor/pesquisador do PPGEduc - Mestrado em Educação, da UFRRJ, linha de pesquisa III - Educação e Diversidades Étnico-Raciais. E-mail: ahyassiss@gmail.com

Alexsander Witt Rodrigues - Psicólogo. Bolsista de Iniciação Científica (FAPERGS) por ocasião da pesquisa Infância, Educação e Nomadismo. E-mail: raulscs@hotmail.com

Betina Hillesheim - Psicóloga, doutora em Psicologia (PUCRS). Professora do departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Unisc). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - nível 2. E-mail: betinah@unisc.br

César Geronimo Tello - É graduado em Ciencias Sociais da Educação (UNLP), Diploma Superior em Gestão Educativa (Flacso/Argentina), Mestre em Políticas e Administração da Educação. Professor pesquisador das universidades Tres de Febrero e San Martín, ambas na Argentina. Professor de pos-graduação da Universidad Nacional de Buenos Aires. Integrante do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação, Cultura e Sociedade (CEIECS, UNSAM) e do Núcleo de Investigação sobre Conhecimento e Política Educativa (NICPE). Diretor da Red Latinoaméricana de Estudios Epistemológicos en Políticas Educativas.
E-mail: cesargeronimotello@yahoo.com.ar

Cláudio José de Oliveira - Graduado em Licenciatura Plena em Matemática. Possui mestrado e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos. Atualmente é professor adjunto da Universidade de Santa Cruz do Sul, Unisc e pesquisador na linha de pesquisa Identidade e Diferença na Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e Pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: Identidade e Diferença, Etnomatemática, Educação Matemática e Formação Docente. E-mail: coliveir@unisc.br

Daniela de Oliveira Pires - Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora tempo parcial da Universidade Luterana do Brasil - Campus Guaíba, tempo parcial da Fundação do Ministério Público e professora tempo parcial da Universidade São Francisco de Assis. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, constituição federal, cidadania, estado brasileiro e direitos humanos. E-mail: danielapires@hahoo.com.br

Elisângela Alves da Silva Scaff - Pós-doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e professora-pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Desenvolve pesquisas nas áreas de política educacional, planejamento e gestão da educação básica. E-mail: elisangelascaff@ufgd.edu.br

Elí Terezinha Henn Fabris - Possui Mestrado (1999) e Doutorado (2005) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Assumiu em 2013 a coordenação do GT13 da ANPEd: Educação Fundamental. As pesquisas que desenvolve têm como foco, temáticas sobre o currículo, formação de professores, a relação da Universidade e Educação Básica e suas relações com processos de in/exclusão na escola contemporânea. E-mail: fabris2000@uol.com.br

Ester Senna - Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Tem experiência na área de educação e pesquisa os seguintes temas: gestão educacional; avaliação institucional e interface da política educacional com outras políticas sociais. Publicou artigos e capítulos de livro na área de Políticas Públicas de Educação E-mail: esenna7@yahoo.com.br

Fabiany de Cássia Tavares-Silva - Doutora em Educação pelo PEPG História, Política, Sociedade, PUC-SP, com Estágio de Doutoramento na Universidade do Porto (Portugal), no Centro de Intervenção e Investigação Educativa (CIIE), com bolsa PDEE - Capes. Professora-pesquisadora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), atuando na Graduação e na Pós-Graduação (Cursos de Mestrado e Doutorado), tendo como objetos de estudo e pesquisas os Estudos Comparados (Método), o Currículo (História, Políticas, Documentos e Práticas), a Escola e a Cultura Escolar. E-mail: fabiany@uol.com.br

Letícia Aline Back - Graduanda em Psicologia (Unisc). Bolsista de Iniciação Científica (CNPq). E-mail: letícia-aline@hotmail.com

Maria Aparecida Santos Correa Barreto - Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1989), mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1993) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003). É Professora Associada I na Universidade Federal do Espírito Santo. Integrante da Linha de Pesquisa Diversidade e Práticas Educacionais Inclusivas do PPGE/CE/UFES. Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Federal do Espírito Santo.

Maria das Graças Gonçalves Pinto - Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (1993), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1998) e Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005). Atualmente é professora adjunto na Universidade Federal de Pelotas. Atua na Linha de Formação de Professores: ensino, práticas e processos educativos do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação superior e estágio curricular supervisionado. E-mail: profgra@gmail.com

Maria de Lourdes Pinto de Almeida - Historiadora e Pedagoga, Mestre e Doutora em História, Filosofia e Educação pela FE da Unicamp. Pós doc em Políticas de Educação pela USP e pos doc em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Unicamp. Docente Pesquisadora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Planalto Catarinense. Coordenadora do Grupo Regional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - Gepes Sul. Pesquisadora do Grupo Nacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - Gepes Unicamp. Pesquisadora do GT 11 da Anped.  E-mail: malu04@gmail.com

Marília Fonseca - Doutora em Ciências da Educação pela Universidade René Descartes - Paris V. Professora Colaboradora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UnB. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Bolsista de Desenvolvimento Regional (DCR) da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT) e CNPq. Desenvolve pesquisas nas áreas de gestão da educação básica; avaliação de instituições de educação superior; políticas dos organismos internacionais e sua relação com a educação brasileira. É membro permanente de conselhos editoriais de revistas científicas. E-mail: mariliasfonseca@gmail.com

Sirley Lizott Tedeschi - Possui Graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo - UPF, Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Do Sul, PUCRS e é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco, UCDB. Foi Professora da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande Do Sul - UNIJUI e atualmente é professora da Universidade Estadual de Mato Grosso Do Sul - UEMS. Tem experiência na área de Filosofia e Educação atuando nos seguintes temas: Filosofia e Educação, Identidade e Diferença. E-mail: tedeschils@gmail.com

Vera Maria Vidal Peroni - Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), nos cursos de graduação e pós-graduação em Educação. Pesquisadora produtividade CNPq. Participa do grupo nacional de pesquisa sobre a relação entre o público e o privado na Educação. É líder do Grupo de Pesquisa Estado e políticas públicas de Educação Básica. Tem experiência na área de educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado e política educacional, política educacional brasileira, relação público/privada. Sua pesquisa mais recente E-mail: veraperoni@gmail.com

 
 
Por: R$ 53,90
ISBN: 978-85-7591-377-2
Páginas: 308
Formato: 14 x 21
Altura: 0
Largura: 0
Comprimento: 0
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2015
 
 
Forma de Pagamento :