Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Literatura
Memória e História da Educação
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Teoria Literária
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Análise do Discurso - Dos Fundamentos aos Desdobramentos - 30 Anos de Michel Pêcheux

(Organização: Freda Indursky, Maria Cristina Leandro Ferreira e Solange Mittmann)

• Freda Indursky
• Maria Cristina Leandro Ferreira
• Solange Mittmann

DE R$ 89,00 POR R$ 62,30.

É com muito orgulho que apresentamos o resultado de mais um Seminário de Estudos em Análise do Discurso (SEAD), na sua 6ª edição, realizado na UFRGS, Porto Alegre, em 2013. Análise de Discurso: dos fundamentos aos desdobramentos (30 anos de Michel Pêcheux) apresenta com renovado vigor os fundamentos teóricos e metodológicos da Análise do Discurso realizada no Brasil, a partir do legado de Michel Pêcheux. Os artigos aqui reunidos revelam a maturidade da teoria e o modo singular como os analistas de discurso filiados à vertente pecheutiana conseguiram levar a cabo os postulados do mestre e ousaram pensar por si mesmos. Ao lado de nomes já bastante conhecidos na área, o leitor encontrará também a reflexão de novos pesquisadores, contribuindo não só para a renovação do campo discursivo, como para a sua consolidação em nosso meio. Uma amostra bastante expressiva da potência do discurso e de seu diálogo crítico com áreas afins nas ciências humanas está presente nesta coletânea, que certamente renderá uma leitura produtiva e prazerosa.

SOBRE AS ORGANIZADORAS:

Freda Indursky é licenciada em Letras pela UFRGS; mestre em Linguística pela Faculté des Lettres et Sciences Humaines, Université de Besançon, França; doutora em Ciências da Linguagem pelo IEL/Unicamp. Professora Titular do DECLAVE/UFRGS. Atualmente é professora colaboradora junto ao PPG/Letras da UFRGS. Autora e organizadora de livros, capítulo de livros e artigos no Brasil e no exterior. Sua pesquisa atual gira em torno dos seguintes eixos temáticos: Questões Teóricas em AD, Discurso do/sobre o MST, Políticas Estatais e Institucionais de Esquecimento, Gestos de Resgate da Memória e Arte como Gesto Político.  E-mail: freda.indursky@gmail.com

Maria Cristina Leandro Ferreira é Professora Titular do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-Doutora em Análise do Discurso pela Université de la Sorbonne Nouvelle, Paris 3, em 2008, Líder do Grupo de Pesquisa Oficinas em AD: conceitos em movimento, registrado no CNPq, Editora da Revista Organon, Coordenadora do Seminário de Estudos em Análise do Discurso (SEAD), realizado em Porto Alegre, de 2003 a 2013. Sua área de pesquisa compreende questões relacionadas à língua, sujeito, corpo, cultura, arte e psicanálise. Email: kitty@ufrgs.br

Solange Mittmann é doutora em Estudos da Linguagem e docente associado da UFRGS, onde atua no curso de Graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras. É líder do GEPAD-RS - Grupo de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso. Coordena o projeto de pesquisa A autoria entre o retorno e a atualidade: formação discursiva, memória e arquivo. Suas investigações têm abordado a circulação de discursos na internet e a autoria na tradução.


SOBRE OS AUTORES:

 

Aline Fernandes de Azevedo é doutora em Linguística pelo IEL/Unicamp, atualmente desenvolve seu pós-doutorado (PNPD) na mesma instituição, na qual atua como membro do grupo de pesquisa Mulheres em Discurso e como vice-líder do PHIM - Projeto História, Inconsciente, Materialidades. Dedica-se, sobretudo, à teorização do corpo como materialidade discursiva, especialmente às articulações disciplinares entre análise de discurso, teorias feministas e psicanálise.

Ana Josefina Ferrari é Pós-Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas com a pesquisa “Memória de mulheres quilombolas: análise das falas de mulheres quilombolas da comunidade de Batuva - Guaraqueçaba - Paraná”. (2013-2014). È vice-lider do Grupo de Pesquisa “Mulheres em Discurso” (CNPq). Mestre e Doutora em Linguística na área de Análise do Discurso e Semântica do Acontecimento no IEL-Unicamp. Continua trabalhando com a Comunidade Quilombola de Batuva em diversos projetos de pesquisa e extensão na UFPR, estabelecendo diálogos entre as áreas de Análise de Discurso, Sociologia, Antropologia e História.

Carolina Fernandes é Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professora adjunta do curso de Letras da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) no campus de Bagé, onde atua na área de Língua Portuguesa e Linguística e no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Línguas. É líder do Grupo de Pesquisa Estudos Pecheutianos (UNIPAMPA) e membro pesquisadora de mais outros dois grupos: Linguagem e Currículo (UNIPAMPA), atuando na linha de pesquisa Contextos Midiáticos e Ensino, e o grupo liderado pela professora Maria Cristina Leandro Ferreira (UFRGS) Oficinas de Análise do Discurso: conceitos em movimento, onde atua na linha de pesquisa Análises discursivas em distintas materialidades. E-mail: carolinafernandes@unipampa.edu.br

Carolina P. Fedatto é bacharel, mestre e doutora em Linguística pela Unicamp. Fez estágio de doutorado na Universidade de Paris III. Laureada com o Prêmio Capes de Tese em Letras e Linguística (2012). Autora do livro “Um saber nas ruas: o discurso histórico sobre a cidade brasileira” (Ed. Unicamp, 2013). Concluiu o pós-doutorado em Estudos Linguísticos na UFMG. Especialista em Teoria Psicanalítica pela mesma instituição. Atualmente, é professora na Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) e pesquisadora de pós-doutorado na UFF e UFMG.

Eni Puccinelli Orlandi é professora colaboradora na Unicamp, pesquisadora do Laboratório de Estudos Urbanos e coordenadora do Mestrado em Ciências da Linguagem na Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS), MG. Seguiu formação em Paris-Vincennes. Fez seu Pós-Doutorado em Paris VII, foi professora visitante das Universidades de Paris XIII, Paris III e da EHESS/Paris. É responsável pela introdução e institucionalização da Análise do Discurso no Brasil assim como está na origem da introdução do projeto de História das Ideias Linguísticas. Autora de vários livros e artigos no Brasil e no Exterior.

Evandra Grigoletto é docente do Departamento de Letras da UFPE, atuando na Graduação Presencial e à Distância e no Programa de Pós-Graduação em Letras desta universidade. É líder do Núcleo de Estudos em Práticas de Linguagem e Espaço Virtual (NEPLEV) e membro do Grupo de Pesquisa em Análise do Discurso (GEPAD-UFRGS). Suas pesquisas e publicações estão voltadas, sobretudo, para o funcionamento de discursos que se inscrevem no espaço virtual.

Fábio Ramos Barbosa Filho é graduado em Letras pela Universidade Federal da Bahia (2009), mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2012) e doutorando em Linguística pela mesma instituição. Realizou, entre 2014 e 2015, estágio sanduíche na École Normale Supérieure de Lyon. Tem como interesses principais a relação/articulação entre língua, discurso, arquivo e história na conjuntura urbana.

Filomena Elaine Assolini é Graduada em Pedagogia e Letras. Mestre e Doutora em Psicologia, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, FFCLRP-USP. É docente nos cursos de graduação e pós-graduação da mesma Faculdade. Coordena o Grupo de Estudos Alfabetização, Leitura e Letramento, GEPALLE-CNPq. Atua na interface Linguística, Análise de Discurso e Educação, desenvolvendo pesquisas sobre leitura, escrita, letramento, autoria, discurso pedagógico e formação de professores.

Giovanna G. Benedetto Flores é jornalista formada pela Unisinos, no Rio Grande do Sul, Mestre em Ciências da Linguagem, pela Unisul de Santa Catarina e Doutora em Linguística, pela Unicamp de São Paulo. É docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) e do curso de Jornalismo da Unisul. Desenvolve pesquisas em Análise do Discurso, com ênfase no discurso jornalístico e na história da imprensa brasileira.

Giovani Forgiarini Aiub possui licenciatura e mestrado em Letras pela UFRGS. É membro do Grupo de Estudos Pecheutianos (GEP) e do Coletivo de Estudos em Linguagens e Artes (CELinA). Atualmente é doutorando do PPGLetras/UFRGS, na especialidade Teorias do Texto e do Discurso, e professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - campus Feliz, onde ocupa o cargo de diretor geral.

Glória da Ressurreição Abreu França é doutoranda do Instituto de Estudos da Linguagem, na Unicamp (Fapesp), e da equipe Pléiade, da Université Paris 13 (Capes PDSE). É membro do grupo Mulheres em Discurso (CNPq) e tem como tema de pesquisa processos de identificação do.a.s  brasileiro.a.s no discurso do turismo, em materialidades produzidas na França e no Brasil. E-mail: gloria.franca@gmail.com. Blog científico: cmqv.hypotheses.org

Juciele Pereira Dias é doutora em Letras (Estudos Linguísticos) pela UFSM (2012), com doutorado-sanduíche CAPES-PDEE na Universidade de Franche-Comté (2011-2012). Desde 2013 faz pesquisa de pós-doutorado na UFF e atua no Laboratório Arquivos do Sujeito-LAS (UFF) com parcerias entre os laboratórios Corpus (UFSM) e EL@DIS (USP-Ribeirão). Tem experiência na área de Letras e desenvolve trabalhos em Análise de Discurso e em História das Ideias Linguísticas.

Juliana da Silveira é doutora em Letras e graduada em Letras Português-Francês pela Universidade Estadual de Maringá (UEM-PR). É pesquisadora e integrante do Grupo de Estudos Políticos e Midiáticos - (Gepomi/CNPq-UEM) e membro do Coletivo de Trabalho Discurso e Transformação (Contradit). Concentra interesses nos Estudos da Linguagem, Análise do Discurso e, atualmente, centraliza suas pesquisas na análise do(s) humor(es) e rumor(es) do discurso político ordinário em circulação nas Mídias Sociais Digitais.  

Luciana Fracasse Stefaniu é graduada em Letras Português-Inglês pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jandaia do Sul (FAFIJAN). Mestre e Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e pós-doutoranda em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É professora-adjunto na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) e coordenadora do sub-projeto PIBID Letras-Português. Atua nas áreas de sintaxe, texto, discurso, ensino e mídia. E-mail: lufracasse@gmail.com

Luciana Iost Vinhas possui Graduação em Letras - Português/Inglês pela UCPel e Mestrado em Letras pela mesma instituição. É Doutora em Estudos da Linguagem pela UFRGS. Atua como professora Adjunto I do Instituto de Letras e Artes da FURG. É membro dos grupos de pesquisa: Oficinas em AD: Conceitos em movimento (UFRGS), Laboratório de Estudos em Análise do Discurso (UCPel) e Estudos Pecheutianos (UNIPAMPA). E-mail: lucianavinhas@gmail.com

Lucilene Lusia Adorno de Oliveira é professora do Centro de Socioeduação de Maringá, rede pública do Estado do Paraná. É doutora pelo programa de Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), onde desenvolveu uma tese sobre a autoria de situações-problema de matemáticas em situações de delinquência a partir de uma abordagem discursivo-materialista. Seus interesses passam pelas possibilidades dos gestos interpretativos nas matemáticas, pela relação autoria e delinquência e pelo funcionamento jurídico e administrativo de políticas públicas.

Marco Aurélio Barbai possui graduação em Letras (1998) e Especialização em Língua Portuguesa (1999) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mestrado e doutorado em Linguística (2004) e (2008), ambos pela Universidade Estadual de Campinas, com estágio de doutoramento na Université de la Sorbonne Nouvelle - Paris III, França. É pesquisador C, no Laboratório de Estudos Urbanos, do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade, da Unicamp. Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: discurso, subjetividade, cidade, segurança, criminalidade, imigração e psicanálise. É professor credenciado do Mestrado em Divulgação Científica e Cultural (MDCC - IEL/Labjor-Unicamp).

Marchiori Quadrado de Quevedo é professor de ensino básico, técnico e tecnológico no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSul). Mestre e doutorando em Letras, pela Universidade Católica de Pelotas, sob orientação da professora Aracy Graça Ernst, desenvolvendo pesquisa sobre a leitura de imagens a partir da Análise de Discurso na tradição de Michel Pêcheux. É membro do Laboratório de Estudos em Análise de Discurso (LEAD).

Maria Virgínia Borges Amaral atualmente é professor associado da Universidade Federal de Alagoas. Ministra aulas nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Serviço Social e em Letras e Linguística. Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas; mestre e doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas. É pesquisadora do CNPq, realizando estudos sobre Trabalho e Serviço Social e produzindo conhecimento nas áreas de Serviço Social e Análise do Discurso.

Maurício Beck é graduado em Psicologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), mestre em Letras - Estudos Linguísticos (2005) e doutor em Letras - Estudos Linguísticos (2010) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente atua como professor visitante no Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens e Representações da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) em Ilhéus-BA.

Mónica Graciela Zoppi Fontana é doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Professora no Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, onde atua na graduação e na pós-graduação, desenvolvendo pesquisas em Semântica da Enunciação, Análise do Discurso e História das ideias linguísticas. É pesquisadora associada do Laboratório de Estudos Urbanos e integra o quadro docente do Mestrado Multidisciplinar em Jornalismo Científico e Cultural (Labejor/Unicamp). É bolsista CNPq e autora, entre outros trabalhos, do livro Cidadãos Modernos. Discurso e Representação Política.

Nádia Régia Maffi Neckel é graduada em Artes Cênicas pela UFSM, mestre em Ciências da Linguagem pela Unisul, doutora em Linguística pela Unicamp. Docente do programa de Pós Graduação em Ciências da Linguagem da Unisul, Campus Pedra Branca. Membro do grupo de pesquisa Discurso, Cultura e Mídia. Atualmente coordena o projeto Corpo-Imagem e(m) discurso.

Silmara Dela Silva é professora adjunta da UFF, no Departamento de Ciências da Linguagem, com atuação na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, e pesquisadora do Laboratório Arquivos do Sujeito (LAS), o qual coordena em conjunto com Bethania Mariani e Vanise Medeiros. É bolsista da FAPERJ (Edital Jovens Cientistas do Nosso Estado 2015/2017) e coordenadora do GT de Análise do Discurso da ANPOLL (biênio 2014/2016). Suas pesquisas têm como foco a análise dos discursos da/na mídia. E-mail: silmaradela@gmail.com

Solange M. Leda Gallo desenvolve pesquisas em Análise de Discurso no âmbito do Grupo de Pesquisa Produção e Divulgação do Conhecimento (CNPq) e do Programa de pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina, onde orienta dissertações e, mais recentemente, teses que abordam as noções de Efeito-autor, Discurso da Escrita, Discurso da Oralidade e Discurso da Escritoralidade, noções propostas pela autora em sua dissertação e tese, defendidas na Unicamp sob a orientação de Eni Orlandi, e na França, sob a orientação de Paul Henry,  assim como em  diversas publicações mais recentes.

 
 
Por: R$ 62,30
ISBN: 978-85-7591-384-0
Páginas: 368
Formato: 16 x 23
Altura: 0
Largura: 0
Comprimento: 0
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2015
 
 
Forma de Pagamento :