Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Literatura
Memória e História da Educação
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Teoria Literária
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
O Estágio na Formação Inicial do Professor que Ensina Matemática

(Organização: Ana Cristina Ferreira, Armando Traldi Junior e Celi Espasandin Lopes)

• Ana Cristina Ferreira
• Armando Traldi Junior
• Celi Espasandin Lopes

Neste livro se discute o estágio supervisionado como um campo do conhecimento que pode potencializar diversas aprendizagens docentes, ao propiciar aos futuros professores o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e reflexões necessários para a prática profissional. Os capítulos apresentam pesquisas debatidas no âmbito do Grupo de Trabalho sobre Formação de Professores da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM. A construção da identidade profissional é fortemente influenciada pelas experiências vivenciadas neste campo do conhecimento que é um espaço fundamental nos cursos de formação inicial de professores, por oportunizar aos estudantes ampliar suas ideias e seus conceitos sobre a profissão docente a partir de observações e práticas que lhes permitam a aproximação com as formas de ensinar, de aprender e de avaliar.

SOBRE OS ORGANIZADORES:

Ana Cristina Ferreira - Graduada em Matemática, Mestre e Doutora em Educação (na área de concentração: Educação Matemática) pela Unicamp. Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Matemática e docente do Mestrado em Educação, ambos da Universidade Federal de Ouro Preto. Membro do grupo de pesquisa “Os Saberes Da Formação na Licenciatura e a Prática da Educação Matemática Escolar: Conflitos-Convergências”. Pesquisadora na área de Educação Matemática- Formação de professores. E-mail: anacf.ufop@gmail.com

Armando Traldi Junior - Graduado em Matemática, mestre e doutor em Educação Matemática pela PUC/SP. Professor do programa de estudos pós-graduados em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de São Paulo. Líder do grupo de pesquisa Educação Matemática e Profissional. Pesquisador na área de Educação Matemática- Formação de professores. E-mail: traldijr@gmail.com

Celi Espasandin Lopes - Graduada em Matemática pela Universidade de Taubaté e em Pedagogia pela Faculdade de Guaratinguetá. Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Pós-Doutorado em Educação Matemática na The University of Georgia (UGA). Professora Visitante na Miami University. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul. Coordenadora do Cepeme - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Estatística. Líder do Gepeem - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Estatística e Matemática. Pesquisadora nas áreas de Educação Matemática e Educação Estatística.
E-mail: celi.espasandin.lopes@gmail.com

SOBRE OS AUTORES:

Bruno Rodrigo Teixeira - Graduado em Matemática (habilitação - licenciatura), mestre e doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática, todos pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente do Departamento de Matemática da UEL, área: Educação Matemática. Possui experiência como supervisor de Estágio e atuou como Coordenador de Estágio do Curso de Matemática dessa mesma IES de 2014 a 2016. E-mail: bruno@uel.br

Ettiène Cordeiro Guérios - Professora Titular na Universidade Federal do Paraná. Possui graduação em Licenciatura em Matemática (1976), graduação em Licenciatura em Pedagogia (1982), Especialização em Metodologia do Ensino nas Séries Iniciais (1988) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1988). Possui doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atua no Departamento de Teoria e Prática de Ensino, no Programa de Pós Graduação em Educação (Acadêmico) na Linha de Pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano e no Programa de Pós Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (Profissional) na Linha Pesquisa Teoria e Prática de Ensino. Membro da coordenação do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Professores que ensinam Matemática (Nepprem) e da coordenação do Núcleo Disciplinar Educação para Integração da Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM). Membro do Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Matemática e Ciências Físicas e Biológicas da UFPR. Coordena o subprojeto Pibid Interdisciplinar Pedagogia e Matemática da UFPR. E-mail: ettiene@avalon.sul.com.br

Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino - Licenciada em Matemática pela FCT/Unesp, Mestre em Educação Matemática pelo IGCE/Unesp, Doutora em Educação pela USP e Pós-Doutora pela Universidade de Lisboa. Atua como professora associada do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina - UEL. Tem coordenado vários projetos de investigação financiados pelo CNPq, pela Capes e pela Fundação Araucária. Investiga formação de professores que ensinam matemática e práticas profissionais de professores de matemática. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e líder do Gepefopem - Grupo de Estudo e Pesquisa sobre a Formação do Professor que Ensino Matemática. E-mail: marciacyrino@uel.br

Maria Auxiliadora Vilela Paiva - Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) (1972), mestrado em Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada/IMPA (1980) e doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) (1999). Professora aposentada da Ufes, atualmente coordenadora Geral de Ensino do Cefor/Ifes - Centro de Referência em Formação e em EaD, atuando como professora/pesquisadora no Programa de Mestrado Profissional - Educimat/Ifes. Pesquisa a Formação inicial e continuada de professores e Práticas Pedagógicas e recursos didáticos no contexto da Educação Matemática. E-mail: vilelapaiva@gmail.com

Maria do Carmo de Sousa - Licenciada em Matemática pela Uniso. Especialista em Matemática, Mestre em Educação e Doutora em Educação pela Unicamp. Cursa pós-doutorado em Educação pela USP. Docente do Departamento de Metodologia de Ensino (DME), dos Programas de Pós-Graduação: em Educação (PPGE) e Profissional em Educação (PPGPE), da UFSCar. Líder do Grupo de Pesquisa Formação Compartilhada de professores - Escola e Universidade (GPEFCom).
E-mail: mdcsousa@ufscar.br

Maria Marta da Silva - Licenciada em Matemática. Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal. Professora da Universidade Estadual de Goiás campus Quirinópolis. Professora da Rede Municipal de ensino da Cidade Quirinópolis, Goiás. Membro do Grupo de Pesquisa GEMat. E-mail: profmariamarta@hotmail.com

Paula Baião - Possui graduação em Matemática (licenciatura) pela Universidade Federal do Espírito Santo (1973), graduação em Engenharia Civil (bacharelado) pela Universidade Federal do Espírito Santo (1976), mestrado em Pedagogia Profesional pelo Instituto Superior Pedagógico para la Educación Técnica y Profesional (2003) (revalidado pela Universidade Federal de Goiás, 2008) e doutorado em Educación pela Universidad Del Norte, Assunção, Paraguai (2008) (revalidado pela Universidade Federal de Uberlândia, 2015). Tem experiência na área de Educação no ensino técnico (Curso Técnico de Edificações) e no ensino superior (Licenciatura em Matemática); e em Engenharia Civil, com ênfase em estruturas de concreto e orçamento de obras. Professora do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) - Campus Vitória. E-mail: paulabmv@gmail.com

Renata Prenstteter Gama - Licenciada em Ciências e Matemática, mestre em Educação pela Unimep e doutora em Educação: Educação Matemática pela Unicamp. Docente do Departamento de Metodologia de Ensino (DME), do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) da UFSCar. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas Formativas e Educativas em Matemática (Gepraem). Pesquisadora na área de Educação Matemática - Formação de professores.
E-mail: renatapgama@gmail.com

Wellington Lima Cedro - Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Professor da Universidade Federal de Goiás. Coordenador do Programa de pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Coordenador do Grupo de Pesquisa GEMat do IME/UFG. Membro do Grupo de pesquisa GEPAPe da FEUSP. Coordenador do GT 07 (Formação de Professores) da SBEM. E-mail: wcedro@ufg.br

Sandra Fraga - Professora do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) Campus Vitória, atuando na licenciatura em matemática e no mestrado profissional em Educação de Ciências e Matemática Educimat. Doutora em Educação, licenciada em Matemática (UFES). Pesquisas em formação de professores que ensinam matemática e Laboratório de Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa da Prática Pedagógica em Matemática - Grupem e do Grupo de Estudos em Educação Matemática do Espírito Santo - GEEM/ES. E-mail: sandrafraga7@gmail.com

 
 
Por: R$ 45,00
ISBN: 978-85-7591-399-4
Páginas: 182
Formato: 14 x 21
Altura: 0
Largura: 0
Comprimento: 0
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2016
 
 
Forma de Pagamento :