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Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Expansão Privado-Mercantil da Educação Superior no Brasil

(Organização: Olgaíses Cabral Maués, Salomão Mufarrej Hage e Vera Lúcia Jacob Chaves)

• Olgaíses Cabral Maués
• Salomão Mufarrej Hage
• Vera Lucia Jacob Chaves

DE R$ 75,00 POR R$ 52,50

Esta coletânea reúne estudos e pesquisas produzidos pelos investigadores de várias universidades brasileiras que integram a Rede Universitas/Br e participam do Observatório da Educação “Políticas da Expansão da Educação Superior no Brasil” financiado pelo Obeduc/Capes e que apresentaram suas análises, críticas e contribuições no XXIII Seminário da rede realizado na Universidade Federal do Pará, em maio de 2015. Espera-se que a leitura dos doze textos que integram a coletânea possa subsidiar novos estudos e pesquisas que propiciem o aprofundamento das discussões sobre as políticas de expansão que têm afetado a educação superior brasileira, em especial a nova configuração das instituições com a formação de oligopólios que reconstrói os caminhos da mercantilização, da privatização e do empresariamento da educação superior em um novo patamar com repercussão direta no financiamento, na formação do trabalhador, no trabalho do docente, na avaliação e na produção do conhecimento.

SOBRE OS ORGANIZADORES:

Olgaíses Cabral Maués - Professora Titular da Universidade Federal do Pará. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará, com mestrado em Educação pela Universidade de Brasília e doutorado em Sciences de L'éducation - Université des Sciences et Technologies de Lille III, Lille, França. Fez pós-doutorado na Université Laval, Quebec, Canada em 2002 e UFMG em 2011. É professora Titular da Universidade Federal do Pará. Pesquisadora Produtividade do CNPq, Professora da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA. Ex Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA. Ex Coordenadora do Fórum de Programas de Pós-Graduação do Norte, Forpred Norte. Coordena Pesquisa, orienta em nível de graduação e pós-graduação. Trabalha com as seguintes disciplinas: Teorias da Educação; Políticas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas para a educação superior e educação básica, avaliação da educação, formação de professores, trabalho docente. Coordena na UFPA o Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Políticas Educacionais, Formação e Trabalho Docente. Coordenou o PPGED/UFPA de 2014 a 2015. É membro associado do Centre de Recherche Interuniversitaire sur la formation et la profession enseignante. (CRIFPE), pertencente à Université Laval, Quebec, Canadá.

Salomão Mufarrej Hage - Possui graduação em Agronomia (1982) e em Pedagogia (1987), mestrado em Educação: Supervisão e Currículo (1995), Doutorado Sanduíche pela Universidade de Wisconsin-Madison (1999) e doutorado em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). É professor do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Linguagens e Saberes da Amazônia. É bolsista produtividade do CNPq. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia, Integra a Coordenação do Fórum Paraense de Educação do Campo e Coordena a Escola de Conselhos Pará: Núcleo de Formação Continuada de Conselheiros Tutelares e de Direitos da Amazônia Paraense. Na área de Educação, privilegia as seguintes temáticas: educação do campo, políticas educacionais, educação de jovens e adultos, currículo e formação de professores na Amazônia.

Vera Lúcia Jacob Chaves - Professora Associada III da Universidade Federal do Pará, UFPA. Graduada em Ciências Sociais e em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará, com Mestrado em Educação e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Pará; Doutorado em Educação: Conhecimento e Inclusão Social pela Universidade Federal de Minas Gerais; Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa e Pós-Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ. Professora dos cursos de Graduação em Pedagogia e Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA. É Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior - Gepes/UFPA, orienta em nível de graduação e pós-graduação (Mestrado e Doutorado). Desenvolve pesquisas na área de Políticas Públicas, com ênfase em Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas para a educação superior; políticas de gestão; avaliação educacional; financiamento da educação; avaliação de políticas públicas; formação de professores e trabalho docente. Foi membro do Comitê Científico da ANPEd e consultora ad hoc de várias revistas especializadas em educação. É vice-presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd (2013-2015). Integra a rede de pesquisadores Universitas/Br e a Redestrado. É bolsista produtividade do CNPq nível 2.
Email: veraluciajacob@gmail.com

SOBRE OS AUTORES:

Adenize Costa Acioli - Possui Graduação em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Alagoas (1988) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) (2003). Atualmente é professor do Centro Universitário Cesmac e supervisor escolar - Secretaria de Educação e do Esporte do Estado de Alagoas. Tem experiência na área de Gestão e Docência na Educação Superior e Educação Básica. Responde atualmente pelo Núcleo de Pós-graduação Lato Sensu do Centro Universitário Cesmac. Integra a Rede Universitas/Br.
Email: adenize.acioli@gmail.com

Andréa Araujo do Vale - Professora Adjunta da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ). Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana, em 2011, pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPFH/UERJ). É ainda pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH), onde atua como professora-colaboradora. Integra a Rede Universitas/Br. Email: andreaaraujodovale@gmail.com

Andrea Cristina Cunha Solimões - Docente da UFPA, atuando no Ensino Básico Técnico e Tecnológico como Professora de Educação Infantil, lotada na Escola de Aplicação da UFPA. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2006) e Especialista em Docência no Ensino Superior pela mesma Instituição (2008). Possui Mestrado em Educação (2015) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/ICED/UFPA), na Linha de Políticas Públicas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Educação Infantil e Ensino Fundamental, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, financiamento, pesquisa e formação, trabalho docente. Integra a Rede Universitas/Br.
Email: andreasolimoes@yahoo.com.br

Antonia Vanessa Freitas Silveira - Possui graduação em pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2014), atualmente é mestranda em Educação pela Universidade Federal do Pará (2015) e está vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Educacionais, Formação e Trabalho Docente. Gestrado/PA, atuando principalmente nos seguintes temas: expansão da educação superior e formação de professores. Integra a Rede Universitas/Br. Email: antoniavanessaf@hotmail.com

Deise Mancebo - Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980), doutorado em Educação (História e Filosofia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo. É professora titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi professora do Programa de Psicologia Social desta universidade (1998-2013), mas desenvolve suas principais atividades no Programa de Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH), do qual foi fundadora e membro da coordenação de 2006 a 2012. Foi coordenadora do Gt Políticas de Educação Superior da ANPED (2000 a 2004), bem como coordenadora do Conselho Científico da mesma entidade (2006-2008). Participa da rede Universitas/Br, desde sua criação e é membro da coordenação colegiada da Rede Aste. É líder do Grupo de Pesquisa do CNPQ (Trabalho docente na educação superior) e coordena o Observatório da Educação (CAPES) sobre a Expansão da educação superior no Brasil. Tem experiência na área de Psicologia e Educação, pesquisando, principalmente, os seguintes temas: trabalho docente; políticas para a educação superior e produção de subjetividades. Email: deise.mancebo@gmail.com

Edineide Jezine Mesquita Araújo - Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1988), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (1997), Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e Pós-doutoramento na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Lisboa/PT (CAPES/FCT), com instância acadêmica na Universidade de Valência (Espanha, 2011). Professora Associada III da Universidade Federal da Paraíba como atuação no ensino, pesquisa e extensão, na Graduação e Pós-graduação. Fez parte da Rede Iberoamericana de Investigação em Políticas de Educação (Riaipe/Cyted). Foi Membro titular do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPB e, atualmente é Chefe do Departamento de Educação do Campo. É membro efetivo da Rede de Pesquisa Universitas/Br. Faz parte do Conselho de Redação da Revista Lusófona de Educação (Lisboa). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior e Sociedade. Possui livros e artigos publicados nas seguintes temáticas: Extensão Universitária; Educação e Movimentos Sociais; Política de Educação Superior e Inclusão da Pessoa com Deficiência, com atuação nas seguintes áreas: Políticas de Educação Superior; Movimentos Sociais e Educação Popular; Educação Inclusiva e Práticas Educativas formais e informais.
Email: edjezine@gmail.com

Elizeth Gonzaga dos Santos Lima - Possui doutorado em Educação com especificidade em avaliação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e, em 2012, concluiu o estágio Pós-Doutoral nesta mesma universidade, cursando parte deste estágio na Universidade de Aveiro em Portugal. Graduou-se em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Atualmente é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de Pedagogia da Unemat. Desenvolve atividades como avaliadora da Educação superior pelo INEP/ Sinaes/Basis. Em suas atividades profissionais interage com muitos colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos, redes e grupos de pesquisas. Atua na área da Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais. Os temas mais frequentes em sua produção científica são: Universidade e Educação Superior, Avaliação Institucional e de Sistemas, Avaliação Participativa e Políticas Educacionais. Integra a Rede Universitas/Br. Email: elizeth@unemat.br

Fabíola Bouth Grello Kato - Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará, UFPA. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (ICED/UFPA) atuante na linha de pesquisa Política Educacional. Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2013) atuante na linha de pesquisa Estado, Políticas públicas da educação e Formação Humana; Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2008) atuando na área de concentração em Fundamentos da Educação dentro da temática de políticas para educação superior. Especialista em Políticas de Gestão e Financiamento da Educação pela Universidade Federal do Pará (2006). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2005). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2005). Integra a Rede Universitas/Br. Email: fabiola_kato@hotmail.com

Fernando Cezar Vieira Malange - Possui Doutorado em Engenharia Elétrica - Automação pela Unesp de Ilha Solteira (2010), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), especialização em Educação a Distância pela UnB (2000) e graduação em Processamento de Dados pela Unesp de Bauru (1989). É professor efetivo da Universidade do Estado de Mato Grosso desde 1993. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial (Redes Neurais Artificiais) e Educação a Distância. Integra a Rede Universitas/Br. Email: fmalange@unemat.br

João dos Reis Silva Júnior - Possui graduação em Escola de Engenharia de São Carlos pela Universidade de São Paulo (1982), mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992).Pós-Doutorado em Sociologia Política pela Unicamp (1999-2000), Pós-doutorado em Economia USP e University of London, Livre-Docente em Educação pela USP, professor associado-4 da Universidade Federal de São Carlos, coordenador do Observatório Nacional de Expansão da Ed. Superior Brasileira, pesquisador convidado - Mercer University (GA-US) e Professor Visitante na condição de Full Professor na Arizona State University (2014-2015), onde mantém pesquisa em andamento com Daniel Schugurenscky. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação e trabalho, reforma do estado, educação superior brasileira, política educacional e internacionalização da educação superior brasileira no contexto das relações entre Brasil e Estados Unidos da América.  Integra a Rede Universitas/Br. Email: joaodosreissilvajr@gmail.com

Juliana Cristina Magnani Primão - Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (2010), especialização em Docência no Ensino Superior pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2012) e Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (2015). Em março de 2011 ingressou no magistério superior por meio de concurso público. Atualmente é docente das disciplinas de Semiologia e Fundamentos do Processo de Cuidar em Enfermagem do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus de Sinop. Tem experiência na área de Enfermagem Hospitalar, atuando principalmente nos seguintes temas: Fundamentos do Cuidado em Enfermagem e Saúde do Adulto. Integra a Rede Universitas/Br. Email: ju.primao@gmail.com

Luciana Rodrigues Ferreira - Doutora em Educação, linha de Estado, Política e Formação Humana, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Educação, na linha de Políticas Públicas Educacionais, pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Graduou-se em Licenciatura Plena em Pedagogia também pela UFPA. Atualmente faz estágio pós-doutoral na UFPA com pesquisa voltada a Política Educacional e Gestão Pública. No âmbito da Pesquisa, participa de três Grupos de Pesquisa orientados para o estudo da Economia Política da Educação, da Educação Superior e do Desenvolvimento Social. Seu trabalho integra a Rede Nacional de Pesquisadores “Universitas/BR” desde 2007. Como Servidora da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), desenvolve atividades orientadas para a Administração Pública e os Projetos de Formação para o Trabalho. Email: lucianarofer@gmail.com

Maria Antonieta Albuquerque de Oliveira - Possui graduação em Pedagogia (Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ,1970), graduação em História (Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ,1977), mestrado em Sistemas Educacionais (Instituto de Estudos Avançados Em Educação da Fundação Getúlio Vargas/Iesae/FGV, RJ, 1993) e doutorado em Educação (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC/SP, 1997). Professora aposentada do Centro de Educação, da Universidade Federal de Alagoas. Coordenou a Agência Regional Alagoas, do Programa de Qualificação dos Trabalhadores em Enfermagem, ProfaeE de julho de 2004 a outubro de 2005 e exerceu a Direção Acadêmica da Faculdade de Alagoas de julho de 2006 a julho de 2007. É consultora, na área de avaliação institucional, do Ministério da Educação, desde 2001, tendo seu nome incluído no BASIS, Banco de Dados do INEP. Atou até 2012 como professora voluntária do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira do CEDU, tendo participado do Minter com o IFET-PE. Atualmente compõe o corpo docente do Mestrado em Educação para a Saúde, da Faculdade de Medicina da UFAL, onde presta consultoria em avaliação institucional. Tem experiência na área de ensino, coordenação de cursos e programas, pesquisa, orientação acadêmica e administração com ênfase em elaboração de projetos e implantação de programas de pós-graduação, avaliação institucional e desenvolvimento curricular. Integra a Rede Universitas/Br.
Email: mariaantonieta07@gmail.com

Maria das Graças Martins da Silva - Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Católica de Pelotas (1983), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1999), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e pós doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2013). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais. Coordena o projeto Pró-ensino em Saúde (Capes/MEC; Ministério da Saúde). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Politicas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: politicas de acesso à educação superior, trabalho docente, avaliação da educação superior, extensão universitária, produção de pesquisa e pós-graduação. Integra a Rede Universitas/Br. Email: gracams2@hotmail.com

Maria Jucilene Lima Ferreira - Doutora em Educação pela Universidade de Brasília UnB (2015); Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC Minas (2006). Possui formação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia DEDC XI. É Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia Departamento de Educação-Campus X, atua com o Componente Curricular: Pesquisa e Prática Pedagógica; desenvolve pesquisas na área de Educação do Campo, Formação de Professores, Trabalho Docente, profissão e profissionalidade docente. Integra a Rede Universitas/Br. Email: juciferreira.uneb@gmail.com

Maria Rosimary Soares dos Santos - Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007) e pós-doutorado pela Universidad Nacional de San Martim - Argentina e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Política e Educação, com ênfase em Políticas Públicas e Administração da Educação, com estudos sobre universidade e reformas da educação superior, financiamento da educação e Política Educacional. Integra a Rede Universitas/Br. Email: m.rosimary@gmail.com

Mário Luiz Neves de Azevedo - Professor Associado da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Coordenador adjunto do Programa de Pós-graduação em Educação (mestrado e doutorado). Graduado em História na UEM. Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da USP, com estágio de pesquisa, apoiado pela Capes, no Institut National de Recherche Pédagogique (INRP/França). Convidado pelo Instituto Internacional para la Educación Superior en América Latina y el Caribe (Iesalc/Unesco, Venezuela), para participar, com suporte da CAPES, da comissão organizadora da Conferência Regional de Educação Superior (CRES, 2008). Pós-doutoramento na Universidade de Bristol (UoB-Inglaterra), no Centre for Globalisation, Education and Societies. Vice-reitor da UEM (2006-2010). Participante do Obeduc ‘’Políticas da Expansão da Educação Superior no Brasil’’. Integra a Rede Universitas/Br. Membro do Comitê Científico Nacional da ANPEd (2013-2015). Diretor Financeiro da ANPEd (2015-2017). Pesquisador do CNPq-2. Email: mlnazevedo@uem.br

Michele Borges de Souza - Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2009) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Pará (2012). Atualmente é professora pós-graduação do Centro Universitário do Estado do Pará, professora peb II da Secretaria Municipal de Educação de Castanhal, professor formador I Parfor da Universidade Federal do Pará e discente do PPGED da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho docente, valorização do magistério, plano de cargos, carreira e remuneração, formação docente. Integra a Rede Universitas/Br. Email: michelinhe@yahoo.com.br

Mônica Castagna Molina - Professora adjunta da Universidade de Brasília, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação , da Universidade de Brasília. Diretora do Centro Transdisciplinar de Educação do Campo e Desenvolvimento Rural, Coordenadora do Grupo de Trabalho de Apoio à Reforma Agrária. Coordenou o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária e o Programa Residência Agrária. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação do Campo, Formação de Educadores, Transdisciplinaridade, Políticas Públicas, Reforma Agrária, Desenvolvimento Sustentável. Possui Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1989), Especialização em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), Mestrado em Sociologia pela Unicamp (1998), Doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2003) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas(2013). Integra a Rede Universitas/Br. Email: mcastagnamolina@gmail.com

Paulo Hideo Nakamura - Possui graduação em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas (1979), Mestrado em Estatística pela Unicamp (1986) e Doutorado em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma de Asunción (2014). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino superior, inclusão, estudos comparados, educação superior e acesso. É membro do Grupo de Estudos em Educação Superior e Sociedade (GEES), que integra o Projeto de Pesquisa Inclusão, equidade social e acadêmica nas Políticas de Educação: o acesso ao Ensino Superior no contexto da globalização, sob a coordenação da Profa. Dra. Edineide Jezine Mesquita Araújo. Integra a Rede Universitas/Br. Email: nkm.paulo@gmail.com

Sueli de Fatima Ourique de Ávila - Possui graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (1986), Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana - UniversIdade Estadual do Rio de Janeiro (2010) e Pós Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana - Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2013). É Coordenadora e Professora do Curso de Psicologia da Universidade Veiga de Almeida - Campus Cabo Frio. Tem experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia, desenvolvimento, adolescência, terceira idade, educação e trabalho. Participa do Subprojeto IV da Rede Integrada Universitas/BR, junto ao GT11 da ANPEd. Email: suavila@ig.com.br

Tayanne de Fátima Almeida Tabosa dos Reis - Graduanda no Curso de Pedagogia pela Universidade Federal no Pará. Integrante do do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (GEPES). É bolsista PIBIC do CNPq. Participa da Rede Universitas/Br desenvolvendo a pesquisa sobre Políticas de Financiamento da Expansão da Educação Superior no Brasil. Email: tata13_com@hotmail.com

Uyguaciara Veloso Castelo Branco - Possui graduação em Psicologia Licenciatura e Formação pela Universidade Federal da Paraíba (1991), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (1995) e doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Atualmente é professora Associada I da Universidade Federal da Paraíba, atuando como docente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação, nível Mestrado Profissional. É pesquisadora na área de História da Educação, com ênfase em Educação Superior no Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação, Ensino Superior/Brasil/Nordeste/Paraíba, Acesso, Permanência e Inclusão na Educação Superior. É membro do Grupo de Estudos em Educação Superior e Sociedade (GEES), que integra o Projeto de Pesquisa Inclusão, equidade social e acadêmica nas Políticas de Educação: o acesso ao Ensino Superior no contexto da globalização?, sob a coordenação da Profa. Dra. Edineide Jezine Mesquita Araújo. É membro do Programa Observatório da Educação - Obeduc/Capes/2012 e da Rede Universitas/BR. Email: uyguaciara@gmail.com

Valci Aparecida Barbosa - Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia (Unemat/1992). Especialização em Didática do Ensino Superior (Unemat/2008). Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (Unemat/2013). Faz parte do quadro de pessoal da Fundação Universidade do Estado de Mato Grosso ocupando o cargo de Técnico Universitário na especialidade de Pedagoga. Membro do Grupo de Pesquisa Geppes/UCDB - Grupo de Estudos e Pesquisas Políticas de Educação Superior. Integra a Rede Universitas/Br que investiga as políticas de expansão da educação superior no Brasil, pós-LDB. Membro do Obeduc “Políticas de Expansão da Educação Superior”. Participa dos projetos de pesquisa: Políticas de Expansão da Educação Superior, no período 2003-2010, e suas implicações para o acesso e a permanência de estudantes; Política de Educação Superior no Brasil pós-LDB/1996: impactos na Região Centro-Oeste e Acesso e permanência no processo de expansão da Educação Superior na Universidade do Estado de Mato Grosso. Email: valcibarbosa@gmail.com

Valdemar Sguissardi - Licenciado em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1966), mestrado em Science de l’Éducation - Université de Paris X, Nanterre (1972) e doutorado em Sciences de l’Éducation - Université de Paris X, Nanterre (1976). Professor Titular aposentado da Universidade Federal de São Carlos (1992) e professor aposentado da Universidade Metodista de Piracicaba (2010). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação superior, política de educação superior, reforma da educação superior, público e privado na educação superior. Foi integrante da Rede Universitas/Br. E-mail: vs@merconet.com.br

Valéria Silva de Moraes Novais - Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará (2013) e Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2010). Atualmente é Doutoranda em Educação pela UFPA e Técnica em Educação pela Secretaria Municipal de Educação de Belém e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação Superior - GEPES e da Rede Universitas/Br. Email: valmoraes25@hotmail.com

 
 
Por: R$ 52,50
ISBN: 978-85-7591-423-6
Páginas: 344
Formato: 14 x 21
Altura: 0
Largura: 0
Comprimento: 0
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2016
 
 
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