Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Literatura
Memória e História da Educação
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Teoria Literária
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Caminhos da Construção - Formação de Professores e Ensino de Língua Portuguesa

- Contribuições Para Reflexões, Debates e Ações (Organização: Ana Maria de Mattos Guimarães, Anderson Carnin e Delaine Cafiero Bicalho)

• Ana Maria de Mattos Guimarães
• Anderson Carnin
• Delaine Cafiero Bicalho

DE R$ 58,00 POR R$ 40.60.

Este livro apresenta um amplo painel de questões que se relacionam à formação (inicial ou continuada) de professores e a práticas de ensino de Língua Portuguesa (na Educação Básica), tendo como ponto comum a concepção de linguagem como interação. O volume foi produzido a partir de projeto de colaboração acadêmica entre o Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e o Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), contando com a participação de pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMinas) e Universidade de Genebra (Unige). As discussões apresentadas ensejam contribuir para que (novas) reflexões, debates e ações possam ser propostos no universo de práticas de ensino e de formação docente a partir da interlocução com os diferentes autores aqui presentes.

SOBRE OS ORGANIZADORES:

Ana Maria de Mattos Guimarães é professora titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Tem experiência nas áreas de Linguística e Linguística Aplicada, com ênfase em aquisição e desenvolvimento de linguagem e ensino-aprendizagem de língua materna. Suas pesquisas atuais estão ligadas ao uso dos gêneros textuais na aprendizagem de língua materna, à elaboração de material didático baseado no conceito de gênero textual e a análises do trabalho educacional. Tem se preocupado em analisar o agir docente em salas de aula de Língua Portuguesa, sobretudo as interações professor/alunos.

Anderson Carnin é professor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), junto ao Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada. Mestre e Doutor em Linguística Aplicada (UNISINOS/CAPES), com estágio de doutoramento-sanduíche em didática da escrita no Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores” (CIDTFF) da Universidade de Aveiro/Portugal. Seus interesses de pesquisa estão relacionados aos seguintes temas: ensino de português como língua materna, gêneros de texto, elaboração de material didático, agir docente e formação inicial/continuada de professores.

Delaine Cafiero Bicalho é professora associada da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Estudos Linguísticos pela UFMG. Doutora em Linguística Aplicada pela Unicamp. Professora nos cursos de Graduação em Letras e Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (POSLIN), Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Atua em pesquisas sobre ensino de leitura e produção de textos, alfabetização e letramento, livros didáticos, formação de professores.

SOBRE OS AUTORES:

Carla Silva-Hardmeyer é professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Graduada em Letras-Português e Inglês pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iporá. Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Doutora em LAEL pela PUC-SP e pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Genebra (FAPSE-UNIGE). Atualmente pesquisadora Pós-Doc na área de Didática de Línguas da FAPSE-UNIGE e membro do grupo de pesquisa GRAFE-FORENDIF da universidade.

Cristiane Maria Schnack é Mestre e Doutora em Linguística Aplicada, pela Unisinos, onde é professora do curso de Letras. Sua área de atuação docente é a formação docente, desenvolvendo trabalhos na perspectiva do ensino de línguas (adicionais) baseado em projetos, no desenvolvimento de letramento e na interdisciplinaridade. Dentre seus interesses de pesquisa estão a significação da infância nos contextos doméstico-familiares, letramento familiar e escolar, e a socialização da linguagem, atravessados pelo olhar analítico da etnografia, da análise da fala-em-interação e dos estudos de gênero.

Deuzina Elaine Melo Casteluber é mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Leciona no Ensino Médio em escolas estadual e particular. Desenvolve projetos que visam dar voz aos adolescentes e jovens proporcionando-lhes oportunidades para se constituírem como leitores e produtores críticos conscientes de sua cidadania.

Dorotea Frank Kersch é professora vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UNISINOS. Atuou como pesquisadora associada em projeto do Programa Observatório da Educação em que, por quatro anos, trabalhou diretamente na formação continuada dos professores da rede municipal de Novo Hamburgo-RS. Sua pesquisa foca-se em ensino de língua portuguesa, letramentos, formação de professores, identidade e atitudes linguísticas.

Joaquim Dolz é professor catedrático e pesquisador em Didática de Línguas e formação de professores na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FAPSE) da Universidade de Genebra (UNIGE), onde também doutorou-se nessa mesma área. Desde 1970, realiza pesquisas sobre o desenvolvimento da linguagem e ensino-aprendizagem de línguas. Entre seus estudos, os mais conhecidos no Brasil estão o trabalho sobre o ensino de línguas e da escrita, gêneros textuais, sequências didáticas e análise da atividade de ensino e dificuldades de aprendizagem. Em meio a seus numerosos artigos e livros de grande relevância, destacamos “Gêneros Orais e Escritos na Escola” (em parceria com Bernard Schneuwly, 2004) e “Produção Escrita e Dificuldades de Aprendizagem” (em coautoria com Roxane Gagnon e Fabrício Decândio, 2010), ambos publicados pela editora Mercado de Letras.

Juliana Alves Assis é professora adjunta IV da PUC Minas, pesquisadora do CNPq, líder do Grupo de Pesquisa “Práticas formativas e profissionais: identidades e representações nos discursos”, que se vincula ao NELLF (Núcleo de Estudos em Linguagens, Letramentos e Formação), e integrante do grupo de pesquisa “Letramento do Professor”. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso e Linguística Textual, em diálogo com abordagens interacionistas e etnográficas, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, práticas de ensino/aprendizagem de leitura e de escrita acadêmicas.   É autora de publicações sobre formação de professores, letramento acadêmico, linguagem e ensino.

Luciene Juliano Simões é Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre e Doutora em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É professora titular do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde atua na Linha de Pesquisa de Linguística Aplicada do Programa de Pós-Graduação em Letras e orienta estágios de docência em Português no curso de Licenciatura. Foi coautora dos Referenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul publicados em 2009, no componente Linguagens - Língua Portuguesa e Literatura. Atualmente realiza estágio de Pós-doutoramento na New York University, Estados Unidos.

Maitê Moraes Gil é professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - campus Osório. É doutora em Letras pela UFRGS e tem como principal interesse de pesquisa o conjunto teórico da Linguística Cognitiva e suas relações com o ensino de língua materna e a formação de professores. Atualmente, ministra a disciplina de Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Médio Integrado e as disciplinas de Conceitos Básicos de Linguística e Psicolinguística no curso de Licenciatura em Letras.

Maria da Graça Krieger é professora titular do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UNISINOS. Professora titular aposentada de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É Doutora em Linguística e Semiótica  pela Universidade de São Paulo, realizou Pós-Doutorado em Terminologia na Universidad Pompeu Fabra, Barcelona. É  pesquisadora (1B) do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq)  nas áreas de Terminologia e Lexicografia. É fundadora do projeto TERMISUL, UFRGS. Presidente da RITERM (1994-1996). Atual coordenadora do grupo TERMILEX, UNISINOS.

Renata Garcia Marques é doutoranda no Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada pela universidade UNISINOS, bolsista CAPES. Mestre em Linguística Aplicada pelo mesmo programa. Especialista em Mídias na Educação pela UFRGS (2011). Graduada em Letras/Português pela universidade UNISINOS. Professora de Língua Portuguesa na rede municipal de São Leopoldo.

 
 
Por: R$ 40,60
ISBN: 978-85-7591-460-1
Páginas: 288
Formato: 14 x 21
Altura: 0
Largura: 0
Comprimento: 0
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2016
 
 
Forma de Pagamento :