Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Literatura
Memória e História da Educação
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Teoria Literária
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Educação e Desigualdades Socias

(Organização: Marilia Gouvea de Miranda)

• Marilia Gouvea de Miranda

DE: R$ 68,00  POR: R$ 47,60

Ao tratar das relações igualdade-equidade e igualdade-diferença e seus desdobramentos no debate contemporâneo, em especial no campo educacional, essa obra oportuniza potentes reflexões que, certamente, auxiliarão a compreender os simulacros e mistificações presentes no debate atual da área educacional. Ao tempo em que descortinam e situam o princípio da desigualdade como estruturante da sociedade capitalista, tais reflexões contribuem para o aprofundamento da problemática que envolve as desigualdades sociais e a educação. Trata-se de um cenário de globalização e reestruturação produtiva que captura e ressignifica bandeiras históricas do movimento educacional, valendo-se de um processo de mercantilização e financeirização da educação que envolve questões atinentes à privatização do fundo público, qualidade, dinâmicas curriculares, produção de material didático, aquisição e fusão de instituições educativas.

SOBRE A ORGANIZADORA:

Marilia Gouvea de Miranda - Graduada em Psicologia, doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora titular de Psicologia de Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG). Pesquisadora vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicologia, Educação e Cultura (Neppec/ FE/UFG).  Pesquisa e orienta temáticas da área de educação, com ênfase no estudo das apropriações dos fundamentos teóricos e epistemológicos da educação e suas implicações nos processos educativos e na Psicologia da Educação. Atualmente investiga as concepções de igualdade, equidade e diferença no discurso educacional.

SOBRE OS AUTORES:

Anita C. Azevedo Resende - Graduada em Psicologia, doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora titular de Sociologia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG). Pesquisadora vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicologia, Educação e Cultura (Neppec/FE/UFG). Pesquisa temas na interseção entre psicanálise e cultura, subjetividade e cultura, marxismo e psicanálise.

Edna Mendonça Oliveira de Queiroz - Graduada em Psicologia, doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora de Psicologia da Educação da Faculdade de Educação, atuando nos cursos de licenciatura da universidade, e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFG. Pesquisadora vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura (Neppec/FE/UFG). Participa como vice coordenadora do GT de Psicologia da Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e coordenadora do mesmo GT na Anped da Região Centro Oeste (ANPEd CO).  Tem experiência na área de Psicologia e Educação, atuando principalmente com as temáticas: juventude e educação, psicologia da educação e história da psicologia.

Elianda Figueiredo Arantes Tiballi - Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Goiás; mestre em História pela Universidade Federal de Goiás; doutora em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com estágio doutoral no Institut National de Recherche Pédagogique (Paris/França). Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, atuando no Programa de Pós-Graduação , na Linha de pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos; coordenadora do grupo de pesquisa Desigualdade Educativa e Aprendizagem Escolar; editora da revista Educativa (PUC Goiás); pesquisadora, investigando especialmente as seguintes temáticas: teorias da educação, aprendizagem escolar - processos e dificuldades, fracasso escolar e desigualdade educativa, educação e imagem.

Fabiany de Cássia Tavares Silva - Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Professora-pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Observatório de Cultura Escolar (OCE). Tem como objetos de estudo e pesquisas os Estudos Comparados (Método), o Currículo (História, Políticas, Documentos e Práticas), a Escola e a Cultura Escolar. Bolsista produtividade em pesquisa - CNPQ.

Gina Glaydes Guimarães de Faria - Graduada em Pedagogia, doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora de Psicologia da Educação da Faculdade de Educação da UFG. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura. Dedica-se a estudos e pesquisas no âmbito dos fundamentos da educação, tratando das seguintes temáticas; relação psicologia e educação, fundamentos históricos e epistemológicos; psicologia, desenvolvimento e aprendizagem; escola e fracasso escolar, com ênfase ao estudo crítico da produção na área educacional.

Juliana de Castro Chaves - Doutora em Psicologia Social pela PUC-SP, profa. Adjunta da Linha de pesquisa Fundamentos da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, da linha Subjetividade e Cultura do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura - Neppec da Faculdade de Educação da UFG, Membro da direção da Associação Brasileira de Psicologia Social do Centro-Oeste; Organizadora dos livros: Psicologia Social e Políticas Públicas: contribuições e controvérsias, pela PUC-Goiás, 2012; com Anita Cristina Azevedo Resende o livro Psicologia Social: crítica socialmente orientada, PUC-GO de 2010; e com Mona Bittar e Virgínia Sales Gebrim, o livro Escritos de Psicologia, Educação e Cultura II, Mercado de Letras, de 2015.

Lênin Tomazett Garcia - Professor de Educação Física. Possui mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Goiás. Desenvolve pesquisas sobre Sociologia da Educação, atuando nos temas: pensamento social brasileiro, educação de jovens e adultos. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicologia, Educação e Cultura. Professor da Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia de Goiás e da Faculdade de Educação Física e Dança da UFG. Trabalha com as disciplinas de Estágio Supervisionado e Fundamentos Epistemológicos da Pesquisa em Educação e em Educação Física.

Maurinice Evaristo Wenceslau - Doutora em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Professora-pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos, da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Líder do Laboratório de Estudos em Direitos Difusos (LEDD). Tem experiência na área de Direito, atuando principalmente nas seguintes áreas: inclusão social, cidadania, educação e trabalho.

Roberto Donoso Torres - Professor de educação primária, egresso das antigas Escolas Normais na Venezuela. Licenciado em Educação, Diplomado em Políticas Públicas, Magister Scientiae em Desenvolvimento Agrário, Doutor em Ciências da Educação. Autor do livro Mito y Educación. El impacto de la globalización en la educación, (1999) Editorial Espacio, Buenos Aires e do livro Los desafíos inevitables para la educación (2004), Consejo de Publicaciones, Universidad de Los Andes, Mérida, Venezuela e de numerosos artigos em revistas especializadas. O mais recente é Shakira educadora, publicado na Revista Inter Açao (2012), Univeridade Federal de Goiana.

Virginia Sales Gebrim - Doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Sâo Paulo- PUC/SP (2006); graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC/GO (1982); mestre em Educação Escolar pela Universidade Federal de Goiás UFG (1996). É professora adjunta em Psicologia da Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás-UFG, onde atua nos cursos de Graduação em Pedagogia, Psicologia e Licenciaturas e na Especialização em Psicologia dos Processos Educativos. É pesquisadora vinculada ao Núcleo de estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura - NEPPEC. Suas pesquisas e sua produção tratam das relações entre Psicologia e Educação, com ênfase nos aspectos históricos e epistemológicos.

Wellington Ferreira de Jesus - Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2011); mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2007); graduação em História - FFLCH da USP (1985), licenciado em História pela FE da USP (1985). Professor adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação e na Graduação da Universidade Católica de Brasília (UCB), atua na educação básica na Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal (SEDF). Tem experiência na área de História, com ênfase na história das políticas do financiamento a educação no Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: financiamento da educação, educação básica, fundos constitucionais para a educação (Fundef, Fundeb), direito a educação, controle social de recursos, políticas e gestão da educação básica.

 
 
Por: R$ 47,60
ISBN: 978-85-7591-404-5
Páginas: 276
Formato: 14 x 21
Altura: 0
Largura: 0
Comprimento: 0
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2017
 
 
Forma de Pagamento :