Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Literatura
Memória e História da Educação
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Teoria Literária
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Dimensões do Plano de Ações Articuladas - Contextos e Estratégias de Implementação

(Organização: Dalva Valente Guimarães Gutierres, Maria Goretti Cabral Barbalho e Maria Simone Ferraz Pereira Moreira Costa)

• Dalva Valente Guimarães Gutierres
• Maria Goretti Cabral Barbalho
• Maria Simone Ferraz Pereira Moreira Costa

DE: R$ 76,00  POR: R$ 53,20

Ao apresentar um conjunto de textos resultantes de pesquisa, esta obra objetiva ampliar o debate sobre as políticas educacionais e suas repercussões nos municípios constitutivos da pesquisa além de evidenciar o esforço coletivo e colaborativo de pesquisadores, do ensino superior e da educação básica, que têm se dedicado a compreender o campo de estudos das políticas educacionais e suas repercussões nas redes de ensino. A iniciativa de publicar a sistematização do que foi produzido pelo coletivo de pesquisadores até o presente momento é importante para que outros compreendam os impactos dessa política em suas dimensões: gestão educacional; formação dos profissionais da educação e de pessoal de apoio; pratica pedagógica e avaliação e; infraestrutura física e recursos pedagógicos. E também, para que seja objeto de análise e crítica contribuindo assim para o estreitamento do diálogo e do desvelamento dos limites e potencialidades da implantação do PAR enquanto uma política pública no contexto das atuais políticas educacionais do Brasil.

SOBRE OS ORGANIZADORES:

Dalva Valente Guimarães Gutierres - Possui mestrado em Educação pela UFPA (2005) e Doutorado em Educação pela UFRGS (2010). É professora Associada da UFPA, atuando na Graduação e da Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado), na linha de Políticas Públicas em Educação. Atualmente é Diretora Adjunta do Instituto de Ciências da Educação da UFPA. E-mail: dalva.valente@gmail.com

Maria Goretti Cabral Barbalho - Possui graduação em Pedagogia, Mestrado (2006) e Doutorado (2011) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professor associado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Desenvolve pesquisas na área de Políticas Públicas, com ênfase em Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas para a educação superior; expansão e diversificação institucional; internacionalização, avaliação de políticas públicas; formação de professores. Integra a rede de pesquisadores Universitas/Br.

Maria Simone Ferraz Pereira Moreira Costa - Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (1996), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Professora de Prática de Ensino e Estágio na Faculdade de Educação/Faced da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação Educacional (aprendizagem, institucional e sistêmica), Prática de Ensino e Estágio Supervisionado e Didática.

SOBRE OS AUTORES:

Antônio Cláudio Moreira Costa - Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), mestrado em Educação Marília pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) e doutorado em Educação Marília pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004). Atualmente e professor associado da Universidade Federal de Uberlândia, atuando na disciplina política e gestão da educação e Estágio Supervisionado da Prática Pedagógica. Tem como foco de pesquisa as discussões que envolvem a educação, formação de professores e os movimentos sociais. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Comunicação.

Arécia Susã Morais - Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente faz Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN. Professora da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte (SEEC-RN).

Arlete Maria Monte de Camargo - Formada em Pedagogia (UFPA), professora Titular do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará, com doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e pós-doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pesquisadora da área de Formação de professores, Currículo e educação superior, trabalho docente e educação básica. Atua em cursos de licenciatura e pós-graduação em educação (lato e stricto sensu). Integra a Rede Universitas-Br. E-mail: acamargo@ufpa.br

Francisca Edilma Braga S. Aureliano - Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora do quadro efetivo do Departamento de Educação do Campus de Patu - CAP/UERN, realiza estudos na área de políticas de formação de professores, práticas pedagógicas, e planejamento dos sistemas de ensino. Atua na função de Supervisora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação do Município de Belém do Brejo do Cruz, PB.

Gersonita Paulino de Sousa Cruz - Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Potiguar (2001). Cursou o Magistério pela Escola Paula Francinet. Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Potiguar e em Educação Infantil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre pela Universdade Federal do Rio Grande do Norte. Professora da Educação Infantil e Educação Básica de Escolas da Rede Privada de Ensino desde 1997. É funcionária da Rede Pública de Ensino de Parnamirim desde 2005, exercendo a Docência na Educação Infantil e anos iniciais, bem como na Formação de Professores pela Secretaria Municipal de Educação, através da Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação Infantil.

Gilneide Maria de Oliveira Lobo - Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, na linha de pesquisa Políticas e Gestão da Educação. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN. É Membro integrante do grupo de pesquisa Ateliê Sociológico: Educação & Cultura e está vinculada a pesquisa Avaliação do Plano de Ações Articuladas (PAR): um estudos dos municípios do Rio Grande do Norte, Pará e Minas Gerais no período de 2007 a 2011 no âmbito do Observatório da Educação/Capes/UFRN. Atualmente é Coordenadora de Planejamento e Avaliação da Secretaria Municipal de Educação do município de Mossoró, RN e Coordenadora Pedagógica da Escola Estadual José Martins de Vasconcelos.

Gilmar Barbosa Guedes - Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007). Atualmente é adjunto IV da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UFRN). Membro da Comissão Assessora de Área do Enade/Pedagogia/2014.

Ivone Rosa Cabral - Mestre em Educação (PPGED/UFPA), Especialista em Estudos Culturais da Amazônia (UFPA) e Graduada em Pedagogia (UFPA). Servidora efetiva do quadro funcional da Secretaria de Educação do Estado, Seduc/PA, como Professora e Especialista em Educação. Pesquisadora colaboradora do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação Superior (GEPES/UFPA).

Laurimar de Matos Farias - Licenciado em Música (UFPA), Bacharel em Teologia (Setad), Mestre em Educação (UFPA), doutorando em Educação (UFPA), linha de Políticas Públicas Educacionais. É Professor concursado da educação básica da rede estadual do Pará (SEDUC) e da rede municipal de Belém (Semec). Integra o Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Educação Superior - Gepes/UFPA.
E-mail: laurimatos72@yahoo.com.br

Lázara Cristina da Silva - Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário do Triângulo (1994), mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2009). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Uberlândia. Foi coordenadora do Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial - Cepae/Faced/UFU de 2009 a 2013. Foi Coordenadora da Linha de Pesquisa Estado, Política e Gestão da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFU de abril de 2010 a maio de 2015. Coordenadora do Curso de Pedagogia da UFU.

Lucia de Fátima Valente - Graduada em Pedagogia e Direito pela Fundação Educacional do Nordeste Mineiro, Fenord (1991-1997), especialista em Ética e Filosofia Política pela Universidade Federal de Uberlândia (1999), mestre e doutora em educação pela mesma universidade (2002-2011). É professora da Universidade Federal de Uberlândia, no Campus do Pontal. Foi coordenadora do Curso de Pedagogia da Facip/UFU (2012-2016). É também diretora da Associação Nacional de Política e Administração em Educação (Anpae), MG.

Luciane Terra dos Santos Garcia - Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em política educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão educacional, cultura organizacional, projeto político-pedagógico e avaliação institucional.

Luis Fernando Palheta - Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2015); Especialista em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola pela Universidade Federal do Pará (2015); Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Educação/PPGED-UFPA (2016) na linha de pesquisa Formação de Professores, Trabalho Docente, Teorias e Práticas Educacionais. Atualmente desenvolve estudos sobre o Plano de Ações Articuladas e a Formação de Professores vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (Gepes).
E-mail: fernando_ufpa@hotmail.com

Magna França - Graduação em Pedagogia pela Universidade do Distrito Federal (1973), mestrado (1998) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e doutorado (2001) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Lider do grupo de pesquisa Políticas e Gestão da Educação do CE/UFRN. Atua na área de Gestão e Financiamento da educação básica. Desenvolve pesquisa em rede do Observatório de Educação do MEC com outras doze IFES coordenada pela Universidade Federal do Paraná sobre Remuneração dos professores da educação básica (2006-2013).

Marcelo Barros Capela - Professor licenciado em História pela Universidade Federal do Pará. Atua na rede pública estadual e municipal de ensino no município de Cametá/Pa. Mestrando vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura – PPGEDUC. E-mail: mbcapela@yahoo.com.br

Marcelo Soares Pereira da Silva - Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Goiás (1983), mestrado em Educação pela UFG (1993) e doutorado em Educação pela Unicamp (1999). Professor associado na Universidade Federal de Uberlândia, onde foi coordenador do Curso de Pedagogia (1999-2003) e é Diretor da Faculdade de Educação. Atuou no Ministério da Educação (2008-2010), no âmbito da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), onde exerceu a função de Diretor de Concepções e Orientações Curriculares para a Educação Básica (2008) e Diretor de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e Tecnologias para Educação Básica (2008-2010).

Maria Aparecida de Queiroz - Possui graduação em Pedagogia (Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1972), mestrado em Educação (Universidade Estadual de Campinas (1984) e doutorado em Educação (Universidade de São Paulo (1997). Professora adjunta IV da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Com experiência em Administração de Sistemas Educacionais; pesquisadora em política educacional, educação em contextos rurais ou do campo, políticas de juventude, educação a distância e o Plano de Ações Articuladas.

Maria Dayse Henriques de Camargo - Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2006), graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2006) e Especialização em Docência no Ensino Superior pela Universidade Federal do Pará (2008). Mestranda em Educação na Linha de Políticas Públicas Educacionais pela Universidade Federal do Pará (2015). Atua como técnica e professora da Educação Básica na rede estadual de Educação do Pará. Bolsista do Projeto de pesquisa Obeduc, PAR vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior - Gepes/UFPA.

Maria Edilene da Silva Ribeiro - Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará - Campus Universitário de Castanhal-PA, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED/UFPA. Integra o Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Educação Superior - Gepes/UFPA. É membro da Rede Universitas e do Observatório Educacional- Obeduc/PAR. E-mail:  mariaedilene@ufpa.br

Odete da Cruz Mendes - Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará - Campus Universitário do Tocantins/Cametá-PA. Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura - PPGEDUC onde coordena a linha de Pesquisa Educação Básica, Tecnologias e Movimentos Sociais na Amazônia.Integra o Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Educação Superior - Gepes/UFPA. É membro da Rede Universitas e do Observatório Educacional - OBEDUC/PAR. E-mail: ocm@ufpa.br

Rafael Costa Martins - Graduado em Educação Física (UFPA) e mestrando do PPGED/UFPA. Professor efetivo da rede estadual de Educação do Estado do Pará. Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer (Lepel/UFPA). Atua na Graduação e na Pós-Graduação lato sensu, área de Formação de Professores, Educação Física Escolar e Educação Especial.
E-mail: rafamartins30@yahoo.com.br

Robson Antônio dos Reis Veiga - Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, UFU e Inspetor Escolar pela Prefeitura Municipal de Uberlândia. Possui graduação em Normal Superior pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2006) e Especialização lato sensu em Supervisão Escolar e Inspeção Escolar. Desenvolve pesquisas na área de Educação com ênfase em Políticas Públicas e Qualidade da Educação.

Sangelita Miranda Franco Mariano - Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), especialista em Docência na Educação Superior; doutoranda em Educação, Atualmente é professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Goiano - campus Morrinhos. Atua principalmente nas seguintes áreas: educação infantil, avaliação da aprendizagem e estágio supervisionado.

Valeria Silva de Moraes Novais - Professora Assistente da Universidade do Estado do Amapá, UEAP. Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA - Linha Políticas Públicas Educacionais. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior - Gepes/UFPA, do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Política e Gestão da Educação na Amazônia, GEPPGEA/UEAP e também é pesquisadora da Rede Universitas/BR.

Vera Lúcia Jacob Chaves - Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais com Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa e Pós-Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ. Professora Associada IV da UFPA desenvolvendo atividades no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA. Atualmente é Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA e Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior, Gepes/UFPA. É bolsista produtividade do CNPq nível 2.

 
 
Por: R$ 53,20
ISBN: 978-85-7591-472-4
Páginas: 360
Formato: 14 x 21
Altura: 0
Largura: 0
Comprimento: 0
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2017
 
 
Forma de Pagamento :