Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Literatura
Memória e História da Educação
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Teoria Literária
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Literatura & Cultura - Fronteiras do Saber

(Organização: Leoné Astride Barzotto)

• Leoné Astride Barzotto

DE: R$ 64,00     POR: R$ 44,80

“A ênfase teórica nas culturas de fronteira e/ou de grupos de imigrantes e nômades contemporâneos parece obliterar o reconhecimento de que, na verdade, todas as sociedades são complexas e híbridas. O híbrido não está convenientemente circunscrito às margens, aos guetos de imigrantes, aos bairros, aos espaços alternativos ou apenas aos dias atuais. Híbridos não são os outros: híbridos somos todos nós, são todas as culturas e todas as histórias.” (Coser 2005)

Os grupos norteadores deste livro visam abranger as múltiplas facetas do encontro entre a Literatura (ou Literaturas) e as Artes com as Fronteiras do Saber inerentes às áreas que alimentam as Humanidades e igualmente inerentes aos espaços do Continente Americano, com atenção especial à América Latina e suas fronteiras (visíveis ou não) e, ainda, com espaços outros que, por qualquer razão, contracenem intimamente conosco que estamos aqui, ao Sul do mundo.

SOBRE A ORGANIZADORA:

Leoné Astride Barzotto - Possui Graduação em Letras Português / Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (2002); Mestrado em Letras / Diálogos Culturais pela Universidade Estadual de Londrina (2005); Doutorado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2008) assim como Doutorado-sanduíche (Capes) pela Indiana University at Bloomington, Estados Unidos (2007). Atualmente é Professora Associada na Universidade Federal da Grande Dourados e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFGD. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente com os seguintes temas: literaturas de expressões inglesa e espanhola; literatura inglesa pós-colonial; pós-colonia-lismo; interfaces entre língua, cultura e literatura; identidade cultural; processos migratórios; transnacionalismo; América Latina e Caribe entre deslocamentos e mobilidades culturais. É membro do GT da Anpoll Relações Literárias Interamericanas. Pós-Doutorado em Literatura com estágio na Universidade da Califórnia em Berkeley, EUA (Capes 2015-2016).

SOBRE OS AUTORES:

Adalberto Müller - Doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo-FFLCH-DLM (2002) e Pós-Doutorado (PDE-CNPq) na Universidade de Münster (WWU, Institut für Kommunikationswissenschaft, supervisão de Siegfried J. Schmidt) e Pós-Doutorado Sênior (Capes) na Yale University, Film Studies Program, sob supervisão de Dudley Andrew. Professor de Teoria da Literatura e de Literatura e Cinema na Universidade Federal Fluminense (UFF). Bolsista de Produtividade do CNPq desde 2009, atualmente com projeto sobre Orson Welles e Dom Quixote, e bolsista Jovem Cientista do Nosso Estado da Faperj, com projeto sobre Intermedialidade. Publicou recentemente Orson Welles: banda de um homem só (Editora Azougue 2015). Atua nas áreas de Letras e Comunicação, com ênfase em Literatura e Cinema, como pesquisador, docente e orientador de Mestrado e Doutorado, principalmente nos seguintes temas: Literatura e Cinema, Poesia, Teoria da Mídia, Intermedialidade. Email: adalbertomuller@gmail.com

Alexandra Santos Pinheiro - Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestra em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), doutora em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2007) e pós-doutora pela Universidad de Jaén (2012-2013). É professora adjunta da UFGD, Universidade Federal da Grande Dourados, onde atua como professora da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Letras. Suas pesquisas e publicações estão voltadas, principalmente, aos temas: Literatura e gênero; História da Leitura e Ensino da Literatura. Líder do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Literários e Culturais - da UFGD, e participada do grupo Poéticas do Imaginário e Memória, Unioeste.
Email: alexandrasantospinheiro@yahoo.com.br

Antonio Donizeti da Cruz - Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste. Doutor em Letras - área de concentração em Literatura Brasileira (UFRGS), Mestre em Teoria da Literatura (PUC-RS). No pós-doutorado desenvolveu pesquisa sobre a obra poético-plástica de Lília Aparecida Pereira da Silva, sob supervisão do Prof. Dr. Gilberto Mendonça Teles. Professor de Literatura Universal (Graduação em Letras) e Lírica e Sociedade e Literatura Comparada no Programa de Pós-Graduação em Letras da Unioeste. Líder dos grupos de Pesquisa Poéticas do Imaginário e Memória e Literatura Brasileira: sociedade e mito. Coordena o Projeto de Pesquisa Diálogos Interculturais e Multiplicidade de Vozes Femininas: Linguagens, Alteridade e memória. Email: adonicruz@gmail.com

Cecil Jeanine Albert Zinani - Doutora em Letras - Literatura Comparada, pela UFRGS, com Estágio Pós-Doutoral em História e Memória, pela PUCRS; professora titular e pesquisadora nos Programas de Pós-Graduação Mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade e Doutorado em Letras - Associação Ampla UCS/UniRitter e curso de Letras da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Publicou, entre outras, as obras Literatura e gênero: a construção da identidade feminina (já na segunda edição) e História da literatura: questões contemporâneas. Integra o Conselho Editorial de periódicos científicos. Email: cezinani@terra.com.br

Cláudia Sabbag Ozawa Galindo - Pós-doutorado em Letras - Estudos Literários com pesquisa na área de Estudos Culturais e Literatura, pela Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: sociedade, literatura, poesia, identidade feminina, poesia & música. Doutorado em Programa de Pós-graduação em Letras - concentração em Estudos Literários, pela Universidade Estadual de Londrina (2009), mestrado em Letras - Literatura, pela Universidade Estadual de Londrina (2001), graduação em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (1999) e graduação em Letras pela Faculdade de Presidente Epitácio (2007). Autora do livro Mulher, poesia e música no tempos dos trovadores e dos cantadores modernos. Atualmente é professora visitante do programa de pós-graduação em Letras, pela Universidade Federal da Grande Dourados. Email: gsozawa@uol.com.br

Gregório Foganholi Dantas - Mestre em Teoria e História Literária na área de Literatura Brasileira (2002) e doutor em Teoria e História Literária na área de Literatura Portuguesa (2009) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente, é professor de Literatura Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), onde desenvolve pesquisa sobre narrativa contemporânea. Em 2014, desenvolveu pós-doutorado na Universidade de Coimbra, em Portugal. Email: gregdantas@gmail.com

Isabela Nunes de Abreu - Isabela Abreu é escritora e pesquisadora independente, e desenvolve trabalhos de pesquisa com novelas gráficas junto ao LISUFF - Laboratório de Imagem e som da UFF. Email: isabelanunesdeabreu@gmail.com

Lis Yana Martinez - Sua pesquisa se concentra nas temáticas de Meia-Realidade, Ficção Interativa, Remidiação, criação e adaptação literária, e transposição de literatura para jogos de videogame. Atualmente é Bolsista CNPQ e Mestranda da linha de pesquisa Teoria, Crítica e Comparatismo do programa de pós-graduação do Instinto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem experiência em Letras, com ênfase em Língua Inglesa e suas Literaturas e formação complementar em Latim e sua Literaturas. Sua atuação se concentra na área de Literatura Comparada em estudos de intertextualidade, interdisciplinaridade com foco no processo de remidiação, adaptação e mediação de espaços textuais em literaturas de Língua Inglesa, Língua Portuguesa e de Línguas Clássicas, bem como no estudo de Ensino de Língua Inglesa e Latim (análise metodológica, ensino, didática e planejamento). Email: ppglet@ufrgs.br

Lúcia Sá Rebello - Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Literatura Comparada pela UFRGS. Atua na graduação e na pós-graduação na área de Letras. Email: lucia.rebello@terra.com.br

Maria Incoronata Colantuono - Formada em musicologia com especialização em paleografia e filologia musical pela Univesidade de Pavia, doutora em literatura comparada e teoria da literatura pela Universidade Autônoma de Barcelona, e pesquisadora no Instituto de Estudos Medievais desta mesma Universidade. Seus principais temas de investigação são: liturgia medieval, literatura e música na Idade Média. Entre as suas publicações destacamos o estudo: “Representaciones del cuerpo en el corpus litúrgico sacramental medieval, a (Im)posturas literarias” publicado no Vol. X da Coleção Cuerpos que cuentan. (Universitat Autònoma de Barcelona, 2017), e o artigo: “De la vox mortua a la vox viva: sistemas de composición y oralidad en las Cantigas de Santa Maria” publicado no nº19 da Revista de Literatura Oral Boitatá (Universidade de Londrina, 2015). Email: mariaincocol@gmail.com

Neurivaldo Campos Pedroso - Possui mestrado em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2003) e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Professor Adjunto de Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), atuando nos cursos de graduação e pós-graduação. Tem pesquisado, nos últimos anos, os seguintes temas: Virginia Woolf; Literatura e pintura; Estudos Interartes; Estudos Intermídias. Realizou estágio de Pós-doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sob a supervisão da Profa. Dra. Rita Terezinha Schmidt.
Email: npedrosojunior@yahoo.com.br

Paulo Custódio de Oliveira - Doutor em Letras (Teoria da Literatura) pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus de São José do Rio Preto-SP (1999). Professor Adjunto III da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados. Professor de Literatura brasileira e Teoria da Literatura da Facale - Faculdade de Comunicação, Artes e Letras. Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Facale, ministrando a Disciplina Literatura e outras artes. Co-autor do livro O desejo de aprender (2013). É Coordenador do Grupo de Estudos InterArtes, ligado a essa Faculdade, Líder do grupo de pesquisa Estudos em Arte e Literatura contemporânea e membro do Grupo de Pesquisas avançadas em materialidades, ambiências e tecnologias. Estuda a relação da Literatura com o Cinema. Email: pensepaulo@gmail.com

Salete Rosa Pezzi dos Santos - Doutorado em Letras - Literatura Comparada (UFRGS). Professora e pesquisadora na UCS (Caxias do Sul/RS), nos Programas de Pós-Graduação em Letras strictu sensu PPGLET, PDLET e no Curso de Letras da UCS; publicou a obra Duas mulheres de letras: representações da condição feminina (2010); foi coorganizadora, entre outras, das obras A mulher na história da literatura: estudos da produção literária de escritoras da Região de Colonização Italiana no Nordeste do Rio Grande do Sul (2015) e Trajetórias de literatura e gênero: territórios reinventados (2016). Participa do Grupo de Pesquisa CNPq: Literatura: perspectivas e transformações e do Grupo de Pesquisa Memórias Brasileiras: Biografias. Email: srpsanto@ucs.br

Simone Nacaguma - Possui bacharelado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas/Unicamp (1996), Mestrado em Literatura Portuguesa (com bolsa Fapesp), pela Universidade de São Paulo/USP (2002), e Doutorado em Teoria e História Literária, área de concentração Literatura Portuguesa, pela Universidade Estadual de Campinas/Unicamp (2010). No mestrado desenvolveu pesquisa sobre a obra dramática de António Patrício e, no doutorado, analisou a açorianidade de Vitorino Nemésio, a partir do conjunto de suas narrativas de ficção. É professora adjunta de Literatura Portuguesa na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo, Unifesp, campus Guarulhos. Temas e áreas de interesse: Teatro Português; Narrativas de ficção em Língua Portuguesa; Profetismo e Espiritualidade na Literatura; Mitos; Literatura e História. Email: snacaguma@gmail.com

Vanderlei Kroin - Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná / Unioeste, com a dissertação que versa sobre o comparatismo entre a poesia de Helena Kolody e a pintura de Miguel Bakun. Graduado em Letras-Português pela Universidade Estadual do Centro Oeste/ Unicentro. Membro dos Grupos de Pesquisas Poéticas do Imaginário e Memória e Literatura Brasileira: sociedade e mito. Participa do Projeto de Pesquisa Diálogos Interculturais e Multiplicidade de Vozes Femininas: Linguagens, Alteridade e memória, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Unioeste. Email: vanderleikroin@gmail.com

 
 
Por: R$ 44,80
ISBN: 978-85-7591-483-0
Páginas: 308
Formato: 14 x 21
Altura: 0
Largura: 0
Comprimento: 0
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2017
 
 
Forma de Pagamento :