Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Literatura
Memória e História da Educação
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Teoria Literária
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •

- Um Olhar Sobre as Pesquisas (Organização: Vanessa Dias Moretti e Wellington Lima Cedro)

• Vanessa Dias Moretti
• Wellington Lima Cedro

A Teoria Histórico-Cultural, com suas raízes nos trabalhos dos psicólogos russos Vigotski, Leontiev, Luria e seus seguidores, tem inspirado uma diversidade de pesquisas nos campos da Psicologia e da Educação. Em especial, na Educação, tais pesquisas têm se alicerçado em fundamentos teórico-metodológicos acerca da linguagem, mediação cultural, atividade, zona de desenvolvimento proximal, relação sentido/significado, desenvolvimento de conceitos científicos, relação desenvolvimento / aprendizagem, entre outros. No campo da educação matemática, também tem sido crescente o número de pesquisadores que têm se utilizado dessa abordagem para fundamentar as suas investigações.

Este livro surge com o objetivo de promover um debate entre as diferentes formas e possibilidades de apropriação da Teoria Histórico-cultural no campo da educação matemática, ao mesmo tempo explicita as convergências e similaridades representativas de diferentes grupos e de pesquisadores no Brasil e no exterior.

O livro é composto por onze capítulos, provenientes de autores que atuam em universidades localizadas no Canadá, no México e no Brasil, e apresenta trabalhos que, ao tomarem como fundamentação a Teoria Histórico-cultural, indicam possibilidades para a investigação de questões envolvendo tanto o conhecimento matemático e a formação do professor que ensina matemática, quanto o ensino dos conhecimentos matemáticos e a aprendizagem da matemática, revelando algumas de suas práticas de sala de aula nos diferentes níveis de ensino.

SOBRE OS ORGANIZADORES:

Vanessa Dias Moretti - Docente da Universidade Federal de São Paulo UNIFESP e professora credenciada do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE-Unifesp). Licenciada em Matemática pela USP, doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, com pós-doutorado em Educação pela Laurentian University (Canadá). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica- GEPAPe/USP. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Processos Educativos e Perspectiva Histórico Cultural - GEPPEDH na UNIFESP.

Wellington Lima Cedro - Doutor em Educação (área de Ensino de Ciências e Matemática) pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Atualmente é professor Adjunto do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás (IME/UFG). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Atividade Matemática (GeMAT) do IME/UFG. Membro do GEPAPe (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica) da FEUSP. Coordenador do GT 07 (Formação de professores que ensinam matemática) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (2013-2016).

SOBRE OS AUTORES:

Ana Paula da Silva Galdino - Professora no Colégio Dehon, na Universidade do Sul de Santa Catarina. Integrante do grupo Teoria do Ensino Desenvolvimental na Educação Matemática (TEDMAT) e do Grupo de pesquisa em Educação Matemática: uma abordagem Histórico Cultural (GPEMACH). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina.

Anelisa Kisielewski Esteves - Pedagoga, mestre em Educação Matemática e doutora em Educação, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Integrante do Grupo de Pesquisa Alfabetização, Letramento e Letramento Matemático (Allem). Docente da Universidade Anhanguera-Uniderp. Professora dos anos iniciais da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS.

Edna Martins - Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP; Mestrado e Doutorado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente de curso stricto-sensu no Programa de Pós-graduação em Educação e do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP.

Flávia Dias de Souza - Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica (GEPAPe - FEUSP).

Jose Roberto Boettger Giardinetto - Graduado em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), possui mestrado e doutorado em Educação pela UFSCar. Atualmente é professor assistente doutor do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus de Bauru. Desde 2013 é docente do Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica, Mestrado Profissional, na UNESP, Campus de Bauru, SP.

Josélia Euzébio da Rosa - Líder do grupo de pesquisa Teoria do Ensino Desenvolvimental na Educação Matemática (TedMat). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de Pedagogia da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica (GEPAPe/USP).

Luis Quintanar-Rojas - Doutorado em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade Estadual de Moscou, pesquisador visitante na Faculdade de Psicologia da Universidade de Sevilla. Ele é o fundador do Mestrado em neuropsicológica Diagnóstico e Reabilitação, Faculdade de Psicologia da Universidade Autônoma de Puebla, desde 1994, membro do SNI do México. Ele é um membro da SLAN e foi presidente (2011-2015).

Luis Radford - Professor titular da Universidade Laurentian, Ontario, Canadá. Editor associado da Revista Educational Studies in Mathematics. Recebeu em 2005 o prêmio de investigação da Universidade Laurentian e a medalha de 2011 Hans Freudenthal, outorgada por ICMI.

Manoel Oriosvaldo de Moura - Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FE/USP. Professor do programa de pós-graduação da FE-USP. Área de atuação: Educação Matemática, com foco em metodologia do ensino de Matemática, formação de professores e Teoria da Atividade. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisas sobre a Atividade pedagógica - GEPAPe.

Maria do Carmo de Sousa - Doutora e Mestre em Educação (UNICAMP). Especialista em Matemática (UNICAMP). Licenciada em Matemática (UNISO). Docente do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-graduação em Educação (UFSCar). Coordenadora do Programa de Pós-graduação Profissional em Educação (UFSCar). Líder do Grupo de Pesquisa Formação Compartilhada de professores - Escola e Universidade (GPEFCom).

Maria Inês Mafra Goulart - Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, formada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, com mestrado e doutorado em Educação. É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Infância e a Educação Infantil (FaE/UFMG).

Maria Silvia Rosa Santana - Doutora em Educação pelo Universidade Estadual de paulista (UNESP/Marília). Docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade de Paranaíba, nos cursos de Pedagogia e Ciências Sociais e no Programa de Pós Graduação em Educação. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educacional (GEPPE - UEMS), e do Grupo de Pesquisa "Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural" (UNESP/Marília).

Neusa Maria Marques de Souza - Licenciada em Matemática e Pedagogia; Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com pós-doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Orienta pesquisas de Mestrado e Doutorado na UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e atua como Professora Visitante no Programa de pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática na UFG -Universidade Federal de Goiás.

Silvia Pereira Gonzaga de Moraes - Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora Associada do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM-PR). Líder do Grupo de Pesquisa e Ensino "Trabalho Educativo e Escolarização" (GENTEE-UEM), membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica (GEPAPe-USP).

Sueli Cristina Locatelli - Mestre em Educação e  graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá.  Especialista em:  Dificuldade de Aprendizagem;  Gestão Escolar: Administração, Supervisão e Orientação Educacional; Tutoria em Educação à distância. Atualmente  sou Formadora Educacional pela Secretaria de Educação do Município de Maringá e atuo  na formação continuada de professores da Rede Municipal.

Suely Amaral Mello - Doutora em Educação pela UFSCAR, professora do Programa de pós-Graduação da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP/Marilia, Vice-lider do Grupo de Pesquisa Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural e membro de dois outros grupos de pesquisa com a mesma abordagem teórica, Co-coordenadora do Grupo de Estudos em Educação Infantil da FFC/UNESP/Marília.

Wolff-Michael Roth - É Lansdowne Professor de Ciências Cognitivas Aplicadas na Universidade de Victoria. Tem um mestrado em física (Universidade de Würzburg, Alemanha), um doutorado em raciocínio matemático em adultos (Faculdade de Ciência e Tecnologia, Universidade do Sul do Mississippi, Hattiesburg), e um doutorado honorário da Universidade de Ioannina (Grécia).

Yolanda Rosas-Rivera - Mestrado em diagnóstico e reabilitação neuropsicológica na Faculdade de Psicologia da Universidade Autônoma de Puebla. Licenciatura em Psicologia da Universidade Nacional Autônoma do México UNAM FES Zaragoza. É coordenadora do programa de profissionalização no Instituto de Neuropsicologia e Psicologia (INPI) na Cidade do México.

Yulia Solovieva - PhD em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade Estadual de Moscou, pesquisadora visitante na Faculdade de Psicologia da Universidade de Sevilla. Doutora Honoris Causa pela Universidade de Peru (Huanuco). Coordenadora do Mestrado em Neuropsicológica Diagnóstico e Reabilitação, Faculdade de Psicologia da Universidade Autônoma de Puebla, membro do SNI México. Membro do comitê Tutorial do Doutorado em Educação da Universidad Iberoamericana; membro ativo do SLAN.

 
 
Por: R$ 84,00
ISBN: 978-85-7591-482-3
Páginas: 392
Formato: 14 x 21
Altura: 0
Largura: 0
Comprimento: 0
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma:
Ano: 2017
 
 
Forma de Pagamento :