Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educacao Em Ciencias
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Literatura
Memória e História da Educação
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
Perspectivas e Desafios na Formacao de Professores da Educacao Basica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Teoria Literária
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Diferencas e Desigualdades no Cotidiano da Educacao Basica

(Organização: Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios)

• Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios

DE R$ 86,00   POR R$ 60,20

Entre as paredes da escola da Educação Básica há muito que o contar, o que experimentar, o que dizer. Sujeitos de diferentes cores, raças, gêneros, sexualidades, crenças, idades transitam, atravessam e constituem os marcadores sociais e culturais de diferenças nesse espaço de produção de conhecimento. É neste cenário que nasceu o livro Diferenças e desigualdades no cotidiano escolar da Educação Básica que tem por objetivo discutir os atuais desafios da docência voltados para ampliação dos direitos sociais e democratização da educação brasileira, a partir de práticas e políticas públicas que atravessam o cotidiano da escola.

As discussões apresentadas nos diferentes capítulos são organizadas em duas partes que procuram aprofundar dimensões vinculadas à le­gitimação da docência no cenário nacional, especificamente, nos diversos aspectos relacionados às diferenças e desigualdades no cotidiano escolar. A partir de vertentes teóricas distintas, as diferenças são apresentadas aqui como construções político-discursivas em que os sujeitos se constituem e se posicionam em seus pertencimentos identitários na escola, estabelecendo diálogos e negociações nas relações de confronto e nas tensões produzidas na coexistência das diferenças.

SOBRE A ORGANIZADORA:

Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios - Pós-Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Professora Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade. Líder do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica - Diverso e pesquisadora do grupo de pesquisa (Auto)biografia, formação e história oral (Grafho). Atua na Coordenação de Área do Pibid/UNEB. Sócio e membro da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica (BIOgraph) e da Associação Nacional de Pesquisadores em Educação - Anped.

SOBRE OS AUTORES:

Ana Ivenicki - Doutora em Educação pela University of Glasgow. Professora Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), lotada no Departamento de Fundamentos da Educação, Faculdade de Educação desta Universidade. Pesquisadora 1A do CNPq. Desenvolve pesquisas em Multiculturalismo e Formação de Professores, tendo especial interesse nas áreas de Educação Comparada, Avaliação Institucional e Questões Epistemológicas da Pesquisa em Educação.

Ana Lúcia Gomes da Silva - Pós-doutorado em curso pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM, Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia/UFBA. Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia. Líder do Grupo de Pesquisa Diversidade, Formação, Educação Básica e Discurso (Difeba) e pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica - Diverso.

Cláudia Paranhos de Jesus Portela - Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, PPGEduC/Uneb, com doutorado sanduíche pela Universidade de Lisboa, UL/PT. Atualmente é professora Assistente do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Atua como docente no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação - Gestec, coordena a Comissão Setorial de Avaliação do DEDC I e compõe o Banco de Avaliadores do MEC/Inep/Basis. Foi colaboradora do Ministério da Educação de 2007 a 2010 através do Curso de Formação de professores na área da Deficiência Visual - Secadi/Capes//FNDE. Atuou como docente e coordenadora nos diferentes segmentos da Educação Básica e na coordenação de Área do Pibid/Uneb.

Cristiane Silva Villa Flor - Mestre em Políticas Sociais e Cidadania pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Docente da Faculdade Nobre de Feira de Santana (FAN). Dedica-se ao estudo da temática do envelhecimento e geração; trabalho e aposentadoria; gênero e docência. Como Assistente Social tem experiência profissional em Instituições públicas, atuando como Assistente Social no Regime próprio de Previdência Social.

Elizeu Clementino de Souza - Pesquisador 1C CNPq, Pós-Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) com Doutorado Sanduíche na Universidade de Lisboa, Portugal. Professor Titular Pleno da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Uneb. Líder do Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral (Grafho). Tesoureiro da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica (BIOgraph).

Fernando Seffner - Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRS. Professor Associado III da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU), na linha de pesquisa Educação, Sexualidade e Relações de Gênero e no Programa em Ensino de História - Mestrado Profissional em Ensino de História, polo UFRGS. É líder do Grupo  de Estudos de Educação e Relações de Gênero (Geerge) e integrante da equipe do LISTHE Laboratório de Ensino de História e Educação/Faced, IFCH, CAP, UFRGS e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em AIDS NEPAIDS - USP. É bolsista produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2/CA ED - Educação.

Giseli Pereli de Moura Xavier - Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Adjunta I da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Josimara Aparecida Delgado - Doutora em Serviço Social pela UFRJ. Atualmente é professora da Universidade Federal da Bahia - UFBA, atuando no Curso de Serviço Socila do Instituto de Psicologia e no  Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo - PPGNEIM. Possui estudos sobre as relações entre classe, gênero e gerações, pesquisadno histórias de vida, memórias e proteção social de antigos trabalhadores.

Juliane Costa Silva - Mestre em Educação pela Universidade do Estado da Bahia - Uneb/PPGEDUC. Professora da Educação Básica e Professora Substituta da Uneb. Membro do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica - Diverso.

Luciene Maria da Silva - Doutora em Educação: história política e sociedade pela Pontífica Universidade Católica de São Paulo - PUC. Atualmente é professora Titular da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC). Associada da Red Internacional de Investigadores Y Participantes sobre Inclusion Educativa Y Social (RIIE) da Universidade Nacional do México.

Marcos Luciano Lopes Messeder - Doutor em Sociologia e Antropologia pela Université Lumiére Lyon. Professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia, no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade. Pesquisador associado do Centro de Estudos e Terapia de Abuso e Drogas da Universidade Federal da Bahia e do Programa de Pesquisa sobre Povos Indígenas no Nordeste (Pineb/UFBA). Sócio e membro da diretoria da Associação Nacional de Ações Indigenistas - ANA/BA e sócio efetivo da Associação Brasileira de Antropologia (ABA). Coordena a Licenciatura Intercultural em Educação Escolar Indígena (LICEEI) e o Pibid Diversidade na Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

Marise de Santana - Doutora em Educação. Professora nível Pleno do ODEERE - Órgão de Educação e Relações Étnicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Coordenadora e professora do quadro permanente do Programa de Pós Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade do Odeere/Uesb. Professora do Programa de Pós Graduação em Desenho, Cultura e Interatividade na Universidade Estadual de Feira de Santana.

Osvaldo Francisco Ribas Lobos Fernandez - Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia. Pós-Doutor em Antropologia Urbana pela Columbia University of the New York City (NY/EUA), bolsista Capes - Proc. N° BEX (1960-09-1), Ministério da Educação do Brasil. Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Docente do Programa de Pós-Graduação latu sensu do Cegres/Diadorim - “Formação de Professores em Gênero, Raça/Etnia e Sexualidade” da Uneb. Líder dos Grupos de Pesquisa Diadorim (2003) e do Anthropologicus (2010). Coordenador do Pibid - “Diversidade, Docência e Pesquisa na Educação básica” (03/2013-2/2018), do Colegiado de Ciências Sociais e Pedagogia.

Roberto Santos Teixeira Filho - Mestre em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia. Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Membro do Grupo de Pesquisa Diversidade, Formação, Educação Básica e Discursos - Difeba. Atualmente é professor da Educação Básica.

Sandra Regina Magalhães de Araújo - Doutora em Educação pela Universidade do Estado da Bahia. Professora Adjunto da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativa e Diversidade na Educação Básica - Diverso e Narrativas e e do Grupo de Pesquisa (Auto)Biografia, Formação e História Oral (Grafho). Coordenadora de Gestão do Programa de Iniciação à Docência - Pibid/Diversidade.

Silvano Sulzart Oliveira Costa - Mestre em Educação e Contemporaneidade. Professor da Educação Básica. Membro do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica - Diverso e do Coletivo LGBT da Ilha de Itaparica - Dimer. É autor do Livro Docência das Águas: Diversidade Cultural, Maritimidade e Travessias na Ilha de Itaparica e o Diário de Davi: preconceito racial, homofobia e bullying na escola.

Vera Maria Ferrão Candau - Doutora e Pós-Doutora em Educação pela Universidad Complutense de Madrid. Atualmente é professora emérita do Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Líder do Grupo de Pesquisa sobre Cotidiano, Educação e Cultura(s). Assessora experiências e projetos socioeducativos no país e no âmbito internacional, particularmente em países latino-americanos. É pesquisadora 1ª do CNPq.

 
 
Por: R$ 60,20
ISBN: 978-85-7591-499-1
Páginas: 404
Formato: 14 x 21
Altura: 21
Largura: 14
Comprimento: 2
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Portugues
Ano: 2018
 
 
Forma de Pagamento :