Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educacao Em Ciencias
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Literatura
Memória e História da Educação
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
Perspectivas e Desafios na Formacao de Professores da Educacao Basica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Teoria Literária
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Afetividade - As Marcas do Professor Inesquecivel

(Organização: Sérgio Antônio da Silva Leite)

• Sergio Antonio da Silva Leite

DE R$ 72,00   POR R$ 50,40

Inúmeras pessoas, conseguem identificar, em sua trajetória escolar, professores que poderiam ser considerados como professores inesquecíveis. Os dados das pesquisas sugerem que tais profissionais são assim considerados através de inúmeras características, dentre as quais, duas parecem ser constantes: a) são docentes que desenvolvem uma prática pedagógica que possibilita aos alunos apropriarem-se dos conteúdos abordados; b) tal prática, simultaneamente, possibilita aos alunos estabelecerem uma relação afetiva positiva com os referidos conteúdos ou disciplina - muitas vezes uma relação de paixão.

A referida obra foca esta questão acima colocada. Os textos aqui apresentados analisam os impactos afetivos produzidos pela mediação de pais e professores, nas relações que se estabelecem entre os filhos/alunos e as práticas e os conteúdos abordados. Seus autores são jovens pesquisadores, orientados pelo organizador desta obra, que participam do Grupo do Afeto, parte integrante do grupo de pesquisa ALLE/AULA, da Faculdade de Educação da Unicamp. Ancorados nas concepções de Wallon e Vigotski, a maioria realizou suas pesquisas dirigindo seu olhar nas atividades e relações desenvolvidas em sala de aula, pelo agente mediador ali considerado mais importante - o professor. Os dados produzidos foram considerados de tal relevância que o grupo decidiu produzir textos, a partir de suas pesquisas, direcionados aos professores e educadores que atuam na educação escolar, nos seus diversos níveis: da pré-escola à universidade. Tais textos foram reunidos nesta obra, a terceira produzida na história do Grupo do Afeto. Trata-se, portanto, de uma leitura obrigatória para todos os educadores comprometidos com um processo de ensino-aprendizagem de qualidade, que deve caracterizar a escola numa sociedade justa, democrática e inclusiva.

SOBRE O ORGANIZADOR:

Sérgio Antônio da Silva Leite - Psicólogo. Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Professor Titular no Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Unicamp. Coordena o Grupo do Afeto, vinculado ao grupo de pesquisa ALLE/AULA da FE/Unicamp. Organizou as seguintes obras relacionadas com o tema da Afetividade: “Afetividade e Práticas Pedagógicas” (Ed. Casa do Psicólogo, 2006) e “Afetividade e Letramento na EJA” (Cortes Ed., 2013). Atua na área da Psicologia Escolar e Educacional desde 1973. Atualmente, desenvolve pesquisas na área da Afetividade, processo de Ensino-Aprendizagem e Pedagogia Universitária. E-mail: sasleite@uol.com.br

SOBRE OS AUTORES:

Adriano Caetano Rolindo - Pedagogo e doutorando em educação na área de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte pelo programa de pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, com mestrado na mesma área e instituição. Pós-graduado em nível lato sensu em gestão educacional pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, em 2007, e pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2010. Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Na época era diretor titular de cargo na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, atuando na E.E. Dr. Manoel Alexandre Marcondes Machado em Campinas, desde 2007 e professor no IBFE - Instituto Brasileiro de Formação de Educadores na unidade Campinas. E-mail: adriano.rolindo@gmail.com

Ana Cláudia de Sousa Rodrigues - Possui graduação em História pela Faculdade de História, Direito e Serviço Social - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), Mestrado na área temática História da Educação e Historiografia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2007), e Doutorado em Educação, na área: Educação, conhecimento, linguagem e arte pela Faculdade de Educação da Unicamp (2017). Atualmente é Orientadora Pedagógica na EMEF Prof. André Tosello - Secretaria Municipal de Educação de Campinas. Tem experiência como professora na disciplina de História, na Rede Pública e Privada de Ensino, nos níveis Fundamental e Médio. E-mail: ana.hist@gmail.com

Daniela Gobbo Donadon Gazoli - Pedagoga (2009) e mestre em educação (2013) pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Possui experiência como professora de educação básica em rede pública e como professora de ensino técnico. Atualmente, atua como professora no Ensino Superior, em curso de Pedagogia. É doutoranda na Faculdade de Educação da Unicamp, sendo bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Fapesp.
E-mail: danidonadon@gmail.com

Elvira Cristina Martins Tassoni - Pedagoga formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestre e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, atuando na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Membro da linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas e do Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho Docente. Foi professora da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental e Coordenadora Pedagógica. Realiza estudos na área da Psicologia Educacional e Formação de Professores, com ênfase nos processos de ensino e aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: afetividade e cognição, alfabetização, condições de ensino e mediação pedagógica. E-mail: cristinatassoni@gmail.com

Fabiana Aurora Colombo Garzella - Pedagoga, Mestra e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE-Unicamp). Professora das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, professora de curso superior em Pedagogia. Formadora de Professores do Ensino Fundamental na área de Língua Portuguesa e Matemática. E-mail: facolombo@msn.com

Flávia Regina de Barros - Pedagoga pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2005). Doutora em Educação (2017) pela mesma Universidade. Foi professora do Ensino Fundamental na rede estadual do Estado de São Paulo por sete anos e coordenadora pedagógica na rede particular de ensino de Amparo/SP por dois anos. Atualmente, trabalha como diretora de escola na rede municipal de Amparo/SP. Como pesquisadora, iniciou com o Grupo do Afeto (parte do grupo de pesquisa ALLE/AULA da Faculdade de Educação/Unicamp) sobre questões relacionadas com a mediação pedagógica e afetividade. Publicou artigos e capítulos produtos de suas pesquisas, relacionados a estes temas. E-mail: fla.prof@gmail.com

Isabela Ramalho Orlando - Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com período sanduíche na Universidade de Siegen (Alemanha). Durante a graduação, realizou projeto de Iniciação Científica e Trabalho de Conclusão de Curso com o tema afetividade e constituição do sujeito leitor. Atualmente, faz mestrado em Educação na Faculdade de Educação da Unicamp, com bolsa Fapesp, desenvolvendo pesquisa sobre afetividade e ensino de língua inglesa. E-mail: isabelarorlando@gmail.com

Jade Oliveira Melo da Silva - Mestranda em Educação pelo programa de Pós-Graduação em Educação na Pontifícia Universidade Católica de Campinas: PUC-Campinas. Graduada em Pedagogia pela mesma instituição. Foi bolsista de Iniciação Científica pelo PIBIC/CNPq, por dois anos consecutivos, atuando na linha de pesquisa: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas com ênfase nas questões relacionadas ao Afeto e seus impactos nos processos de ensino e aprendizagem. Desde 2015 é participante do grupo de pesquisa: Formação e Trabalho Docente da Faculdade de Educação na PUC - Campinas e membro do Grupo do Afeto (Unicamp) vinculado ao grupo de pesquisa ALLE/AULA - Unicamp. Possui experiência na área da educação formal e não formal, atuando como Artista Circense pelo Circo Picadeiros da Alegria e Recreadora Pedagógica. E-mail: jadeoliveiram@gmail.com

Patrícia Fracetto - Graduada em Pedagogia (2016) pela Faculdade de Educação da Unicamp, cursando Mestrado em Educação na mesma instituição e especialização em Sociologia da Infância na UFSCar. É integrante do Grupo do Afeto, situado no Grupo de Pesquisas Alfabetização, Leitura e Escrita (ALLE - Unicamp) e do Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem (GPPL - Unicamp). Durante a graduação, trabalhou como estagiária de Pedagogia na Prefeitura Municipal de Americana - SP e também foi bolsista de Iniciação Científica da Fapesp. Tem experiência como professora de Educação Infantil em uma escola bilíngue (Inglês/Português) e com o desenvolvimento de pesquisas relacionadas à afetividade, sob a perspectiva Histórico-Cultural do desenvolvimento. E-mail: patriciafracetto@gmail.com


Sue Ellen Lorenti Higa - Pedagoga e mestre pela Universidade Estadual de Campinas (2007 e 2015). Suas pesquisas enfocaram o processo de constituição do sujeito leitor no ambiente escolar e de biblioteca pública. Desde 2009 atua como professora de educação infantil pela Rede Municipal de Campinas.
E-mail: sueellenhiga@yahoo.com.br

Valéria de Araújo Lima - Pedagoga pela Faculdade de Educação da Unicamp. Pós-graduada em alfabetização e letramento. Mestranda em educação no programa de Pós Graduação da FE/Unicamp. Participa do Grupo do Afeto onde pesquisa a questão da Afetividade nas práticas pedagógicas na área da Matemática. Trabalha atualmente como professora de educação infantil na rede municipal de Campinas. E-mail: val_araujo07@hotmail.com

Vivian Annicchini Forner - Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2018), bolsista (CAPES). Graduada em Pedagogia pela mesma universidade (2015). Formada em Canto Popular no Conservatório Musical Musiarte (2011). E-mail: vivianforner@gmail.com

 
 
Por: R$ 50,40
ISBN: 978-85-7591-528-8
Páginas: 360
Formato: 12 x 22
Altura: 22
Largura: 12
Comprimento: 2
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Portugues
Ano: 2018
 
 
Forma de Pagamento :