Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Ciências Sociais
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Epistemologia da Praxis e Epistemologia da Pratica

- Repercussões na Produção de Conhecimentos Sobre Professores (Organização: Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de Souza e Solange Martins Oliveira Magalhães)

DE R$ 104,00 

• Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de Souza
• Solange Martins Oliveira Magalhaes

 

O livro Epistemologia da práxis e epistemologia da prática: repercussões na produção do conhecimento sobre professores, está ligado a Linha de Pesquisa Formação, profissionalização docente e Práticas educativas, do Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação/UFG. Apresenta um conjunto de trabalhos realizados por pesquisadores associados na Redecentro Rede de Pesquisadores sobre Professores, representando sete instituições da Região Centro-Oeste/Brasil: Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Universidade de Uberaba (UNIUBE). Ainda conta com as reflexões de  pesquisadoras-colaboradoras da Argentin, ligadas ao Núcleo de Estudios Educacionales y Sociales (NEES), CIC, Facultad de Ciencias Humanas, Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires. Tandil, e da Universidad Nacional de Jujuy y Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires, Argentina. Juntos os pesquisadores realizaram um trabalho solidário e coletivo, buscando produzir um conhecimento que se torne formativo e emancipação.

SOBRE AS ORGANIZADORAS:

Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de Souza é Doutora em Psicologia pela Université Paul Valéry (França). Professora associada da Universidade Federal de Goiás, atua no curso de Pedagogia e na Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás/UFG. Vinculada a Linha de PesquisaFormação, profissionalização e trabalho docente. Pesquisa temas relacionados aos professores(as). É coordenadora da Redecentro. Membro do Observatório Internacional da Profissão Docente - OBIPD e da Red de Dirección Estratégica en la Educación Superior (RED-DEES). E-mail: ruthcatarina@gmail.com

Solange Martins Oliveira Magalhães é Doutora em Educação. Professora associada da Universidade Federal de Goiás, atua no curso de Pedagogia e Pós-Graduação em Educação da FE/UFG. Desenvolve pesquisas sobre a formação de professores(as), é vinculada a Linha de Pesquisa Formação, profissionalização e trabalho docente. É coordenadora da Redecentro em Goiás. Membro do Observatório Internacional da Profissão Docente – OBIPD e da Red de Dirección Estratégica en la Educación Superior (RED-DEES). E-mail: solufg@hotmail.com

SOBRE OS AUTORES:

Ana Catalina Chiappara es argentina, profesora y Licenciada en Ciencias de la Educación (UNJu, Argentina). Profesora en Educación Física (Instituto Nacional de Deportes). Especialista en Planificación y Gestión de Políticas Sociales (Universidad Nacional de Salta, Argentina). Profesora Auxiliar de la cátedra Psicología Educacional, Carrera de Ciencias de la Educación, Facultad de Humanidades y Ciencias Sociales, Universidad Nacional de Jujuy, Argentina. Investigadora de la Unidad de Investigación “Educación, Actores Sociales y Contexto Regional” (FHyCS-UNJu). E-mail: catalinachia@gmail.com

Antônio Neto Ferreira dos Santos é doutor em Educação na Universidade Federal de Uberlândia - UFU, onde atua como Pedagogo no cargo de Técnico em Assuntos Educacionais. Tem experiência na Educação Superior: didática geral, prática de ensino, estágio supervisionando, planejamento de estudos, orientação pedagógica e à pesquisa; Educação Básica: orientação educacional, coordenação pedagógica e educação ambiental; é vice-coordenador do Grupo Formação, Prática Educativa e Pesquisa-ForPEP. E-mail: antonioneto@prove.ufu.br

Clemencia Postigo de Caffe es Profesora de Pedagogía y Licenciada en Pedagogía [Orientación Psicológica] de la Facultad de Filosofía y Humanidades de la UNC. Especialista en Psicopedagogía Clínica de la Escuela de Psicopedagogía Clínica de Bs. As. Magister en Investigación Educativa con mención Socioantropológica de la UNC. Se desempeñó como  Profesora Titular Interina [Prof. Adjunta Ordinaria] en la cátedra de Psicología Educacional de la Carrera de Licenciatura y Profesorado en Ciencias de la Educación y por extensión de funciones en el Seminario del área de Comunicación y Educación para la misma carrera y para la Licenciatura en Comunicación Social de la FHyCS - UNJu. Jujuy - Argentina.

Dalva Eterna Gonçalves Rosa é Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003). É professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás. vinculada à Redecentro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, ensino-aprendizagem e avaliação no ensino superior.
E-mail: dalvaeterna@gmail.com

Elsieni Coelho da Silva é Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás - UFG; artista e professora do Mestrado Profissional em Artes e graduação no curso de Licenciatura em Artes Visuais,  do Instituto de Artes, da Universidade Federal de Uberlândia; coordena o Grupo Formação, Prática Educativa e Pesquisa-ForPEP; é vice coordenadora local da pesquisa interinstitucional sobre professor da Redecentro; desenvolve pesquisa e atua na área de formação de professores e metodologia de pesquisa em educação e artes. E-mail: elsienicoelho.ufu@gmail.com

Elton Antônio Alves Pereira é Doutorando e Mestre em Educação pela UNIUBE; especialista em Controladoria e Finanças pela Fundace; professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Uberaba. Foi integrante do Observatório da educação: interdisciplinaridade na educação básica - Capes/Obeduc/Uniube; é membro da Redecentro e do Núcleo de Estudos sobre o Professor, a Arte e a Filosofia - NEPAFi, no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Uberaba. E-mail: elton@iftm.edu.br

Graciela del Rosario Wayar es Profesora en Ciencias de la Educación y Especialista en Planificación y Gestión en Políticas Sociales, doctoranda de Educación. Actualmente se desempeña como Profesora Adjunta Ordinaria de la Cátedra de Organización y Administración Educacional y por Extensión en la Cátedra de Teoría y Desarrollo del Curriculum de la Carrera de Prof. y Lic. En Ciencias de la Educación de la FHyCS, UNJu. Jujuy - Argentina.

Graciela María Elena Fernández es argentina, profesora Especialista en Escritura y Educación por la Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO) y Magister en Educación por la Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (Unicen). Docente de grado en el Profesorado y Licenciatura en Educación Inicial de la Facultad de Ciencias Humanas de la UNICEN. Docente de Posgrado de la Especialización en Nuevas Infancias y Juventudes de la UNICEN. Investigadora en el Núcleo de Estudios Educacionales y Sociales (NEES). Directora del proyecto de investigación Enseñar y aprender en la universidad. Miradas y especificidades en la formación de profesores”. Autora y co-autora de publicaciones en el campo de la didáctica en la Educación Superior, la enseñanza y el aprendizaje de las prácticas de lectura y la escritura y la formación docente. E-mail: grafe59@yahoo.com.ar

Hellen Cristina Cavalcante Amorim é Professora efetiva do Instituto Federal de Brasília (IFB). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Coordenadora Geral de Graduação do IFB (2010 a 2015). Coordenadora Geral do PARFOR do IFB (2010 a 2014). Desenvolve estudos no campo das políticas e gestão educacionais, formação de profissionais da educação. Participante do Grupo de Pesquisa: Políticas Educacionais e Gestão Escolar (GPPEGE) da Linha de Pesquisa « Estado, Políticas e Instituições Educacionais» do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Goiás. E-mail: hellen.amorim@ifb.edu.br

Iria Brzezinski é Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Professora da Universidade de Brasília (aposentada). Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Desenvolve estudos na linha de pesquisa: Estado, Políticas e Instituições Educacionais. Coordenadora da Rede Goiana de Pesquisa “Estado, Instituições e Políticas Educacionais (REIPE/FAPEG)”. Coordenadora do Grupo de Pesquisa no CNPq: Políticas Educacionais e Gestão Escolar. Membro do Comitê Científico da ANPEd. Pesquisadora bolsista produtividade CNPq Nível 1.

Líviam Santana Fontes possui graduação em Ciências Habilitação: Matemática, Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2015). É professora efetiva da Universidade Estadual de Goiás e atua nos cursos de Licenciatura em Física e em Matemática. Atualmente é revisora da Revista Mirante e participa do Grupo de Pesquisa “O conhecimento produzido sobre o professor e sua formação nas dissertações do Programa Mestrado em Educação em Ciências e Matemática da UFG 2009-2014”, vinculado à Redecentro, Brasil. E-mail: liviam_fontes@yahoo.com.br

Luzia Costa de Sousa é graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília. Atuou como Professora substituta na Faculdade de Educação - UnB. Professora da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes e do curso de Pedagogia a distância da UAB / UnB. Pesquisadora da Redecentro.

María Alejandra Ballester es argentina, docente de grado en el Profesorado y Licenciatura en Educación Inicial de la Facultad de Ciencias Humanas de la UNICEN. Docente de la Diplomatura en Enseñanza de los Derechos Humanos de la Facultad de Derecho de la UNICEN. Especialista en Constructivismo y Educación por FLACSO Ha realizado numerosos cursos de postgrado vinculados a la Didáctica de las Ciencias Sociales y a la Formación de Profesores. Es Investigadora en el Núcleo de Estudios Educacionales y Sociales (NEES). Autora y coautora de publicaciones en el campo de la didáctica en la Educación Inicial vinculada a la enseñanza de las ciencias sociales en el nivel y a la formación docente. E- mail: aballes@fch.unicen.edu.ar

Maria da Conceição Silva Freitas é Professora Adjunta na Universidade de Brasília, Departamento de Teoria e Fundamentos, área de Educação e Trabalho, desde 2010. Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977); mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1995), doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2005). Pesquisadora da Redecentro. E-mail: mariadaconceicaosilvafreitas@gmail.com

María Mercedes Baldoni es argentina, Profesora en Ciencias de la Educación (Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires). Docente de grado en el Profesorado y Licenciatura de Ciencias de la Educación y en la Licenciatura en Turismo de la Facultad de Ciencias Humanas de la Unicen. Docente de grado en el Ciclo de Licenciatura en Turismo Sustentable (modalidad virtual). Investigadora en el Núcleo de Estudios Educacionales y Sociales (NEES-FCH-Unicen). Integrante del Proyecto de Investigación “Enseñar y aprender en la universidad. Miradas y especificidades en la formación de profesores”. Coautora de publicaciones en el campo de la psicología social, la psicología educacional y la formación docente universitaria desde diferentes perspectivas. Coordinadora del Área de Comunicación Estratégica de la Facultad de Ciencias Humanas de la Unicen, integrante del equipo editorial de la Revista Espacios en Blanco del NEES y de proyectos de extensión universitaria en espacios no escolarizados. E-mail: mercedesbaldoni@gmail.com

Marly de Jesus Silveira possui Doutorado em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2002), Pós doutorado em Educação e Imagem na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Professora adjunta na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Pesquisadora nos grupos vinculados ao CNPq: Currículos, redes educativas e imagens, UERJ; Redecentro. E-mail: silveira.marly@gmail.com

Norma Lucia Neris de Queiroz é Doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília. Atuou como Professora no Curso de Pedagogia. Docente do curso de Pedagogia a distância na Universidade Aberta do Brasil/UnB. Pesquisadora no campo da alfabetização infantil, realiza a pesquisa “A produção acadêmica sobre professores: um estudo interinstitucional da região Centro-Oeste” como pesquisadora da Redecentro. E-mail: normaluciaqueiroz@gmail.com

Regina Alves Costa Fernandes possui graduação em Matemática, Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2010). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - UFG (2016-2019). É professora efetiva da Secretaria Estadual de Educação de Goiás e atua como professora formadora do grupo de Matemática desta secretaria e professora adjunta da Faculdade Sul Americana, atuando no curso de Pedagogia. participa do Grupo de Pesquisa “O conhecimento produzido sobre o professor e sua formação nas dissertações do Programa Mestrado em Educação em Ciências e Matemática da UFG 2009-2014”, vinculado à Rede de pesquisadores sobre professores(as) da região Centro-Oeste - Redecentro/Brasil.
E-mail: regina_cfernandes@hotmail.com

Sandra Regina Santana Costa é Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano e Saúde pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (IP-UnB), Atua na Universidade Aberta do Brasil/Universidade de Brasília (UAB/UnB) no Curso de Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico. Desenvolve a pesquisa “A produção acadêmica sobre professores: um estudo interinstitucional da região Centro-Oeste” como pesquisadora da Redecentro.
E-mail: sancosta3@gmail.com

Sonia Araujo es argentina, Doctora en Filosofía y Ciencias de la Educación (UNED). Magíster y Diploma Superior en Ciencias Sociales con mención en Educación (FLACSO). Investigadora del Núcleo de Estudios Educacionales y Sociales (NEES) de la Facultad de Ciencias Humanas de la UNCPBA. Directora del proyecto de investigación Los procesos de formación y evaluación en la Universidad: Políticas, disciplinas, actores y prácticas.  Coordinadora por la UNCPBA de la Red: Dilemas de nuevas culturas de producción de conocimiento. Los postgrados en Argentina, Brasil y Paraguay en el contexto de la evaluación de la calidad de la Educación Superior. Se desempeña como docente de posgrado, directora y evaluadora de tesis en carreras de especialización, maestría y doctorado en el área de la Educación Superior. E-mail: saraujo@fch.unicen.edu.ar

Sueli Teresinha de Abreu-Bernardes é Mestre em Educação Brasileira e Doutora em Educação (UFG); professora e pesquisadora Fapemig e CNPq, coordenadora local da Rede de Pesquisadores sobre o(a) Professor(a) no Centro-Oeste - Redecentro e coordenadora do Núcleo de Estudos sobre o Professor, a Arte e a Filosofia - NEPAFi, no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Uberaba; membro do Centro Latinoamericano de Fenomenología, da Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos e da Association Internacionale Gaston Bachelard.
E-mail: sueliabreubernardes@gmail.com

Susana Beatriz Argüello es argentina, profesora y Licenciada en Ciencias de la Educación (UNJu, Argentina). Magister en Políticas Sociales (Universidad Nacional de Salta, Argentina). Doctoranda en Ciencias Sociales (UNJu, Argentina). Profesora Titular de las cátedras de Universidad y Formación Docente y de Planeamiento de la Educación, Carrera de Ciencias de la Educación, Facultad de Humanidades y Ciencias Sociales, Universidad Nacional de Jujuy, Argentina. Directora de la Especialización en Investigación Educativa e investigadora de la Unidad de Investigación “Educación, Actores Sociales y Contexto Regional” (FHyCS-UNJu).
E-mail: sbarguellojujuy@gmail.com

Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz é Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora titular do Instituto Federal de Goiás. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática e do Programa em rede de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica. Orienta pesquisas na área de Formação de professores, Políticas educacionais, Avaliação da aprendizagem e Gestão escolar. É pesquisadora colaboradora da Redecentro. Atualmente, exerce a função de Coordenadora da Editora IFG. E-mail: vanderleida@gmail.com

Vilma Rodrigues de Moraes é professora do Centro Universitário UniEvangélica, vinculada ao curso de Pedagogia. Professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal atuando na Educação Básica, desde 1989. Doutora em Educação pela PUC Goiás, Linha de Pesquisa: Estado, Políticas e Instituições Educacionais. E-mail: mscvilma@hotmail.com

 
 
Por: R$ 72,80
ISBN: 978-85-7591-535-6
Páginas: 344
Formato: 14 x 21
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 2 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Portugues
Ano: 2019
 
 
Formas de Pagamento