Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
A Constituição Social do Desenho da Criança

Silvia Maria Cintra da Silvas

• Silvia M. Cintra da Silva

Esta obra é um estudo sobre o desenho de crianças pré-escolares de três a cinco anos. Sua grande contribuição é que, ao contrário da maioria dos estudos sobre este tema, preocupados em apontar e categorizar características dos desenhos produzidos por crianças de diferentes idades – a autora privilegia o processo de produção gráfica, em especial algumas das condições sociais que contribuem para a constituição do desenho infantil. Utilizando-se de uma abordagem histórico-cultural, analisa as relações entre fala e desenho, o modo como as crianças exploram e utilizam os materiais escolhidos para desenhar, e ainda, as interações entre as crianças e entre estas e suas professoras. A pesquisa explicita como essas interações medeiam a produção dos desenhos, configurando o desenho da criança como uma atividade socialmente constituída e mediada pela linguagem.

A obra é referência fundamental não apenas para os estudiosos do desenho de crianças, como também para as professoras ou professores da educação infantil, pois o texto nos mostra como o ato de desenhar promove desenvolvimento e aprendizagem afetiva, social, cognitiva e motora. Mais importante, ainda, é que o livro pode contribuir para questionarmos acerca da propriedade e da efetividade de algumas concepções e práticas docentes referentes às atividades gráficas da criança, observadas em grande parte das classes de educação infantil.

SOBRE A AUTORA
Silvia Maria Cintra da Silva é professora efetiva da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) desde outubro de 1994, e pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre Ensino das Artes (Laborarte) da Faculdade de Educação da Unicamp. Formada em Psicologia pela PUC Campinas, obteve os títulos de Mestre em Educação, área de concentração Psicologia Educacional e de Doutora em Educação, na área Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte, ambos pela Unicamp. É autora de vários artigos, publicados em periódicos especializados de psicologia e de educação, e co-autora do capítulo “‘Faz o chão pra ela não ficar voando’: o desenho na sala de aula”, no livro O ensino das artes: construindo caminhos (Papirus, 2001).


SUMÁRIO
PREFÁCIO (Maria Cecília Rafael de Góes)


APRESENTAÇÃO


CAPÍTULO 1: O DESENHO DA CRIANÇA
Constituição social do desenvolvimento da criança
O desenho, a fala e o outro
Desenho e escolarização


CAPÍTULO 2: A SITUAÇÃO ESTUDADA
Os participantes da pesquisa
A realização da pesquisa
Os momentos de realização dos desenhos
Análise do material pesquisado


CAPÍTULO 3: ANALISANDO A PRODUÇÃO GRÁFICA
A exploração dos materiais
As mediações de colegas e professoras na produção gráfica
A fala da criança durante o desenho


CAPÍTULO 4: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE O TRABALHO


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
 


 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 85-7591-003-5
Páginas: 136
Formato: 16 x 23 cm
Altura: 23 cm
Largura: 16 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2009
 
 
Formas de Pagamento