Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Literatura
Memória e História da Educação
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Teoria Literária
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Currículo e Formação de Docente

Um diálogo Interdisciplinar Silvia Elizabeth Moraes (org.)

• Silvia Elizabeth Moraes

DE R$ 98,00 POR R$ 68,60.

Esse livro é um começo de conversa ao redor dos temas currículo e formação docente sob a perspectiva da interdisciplinaridade. A integração do conhecimento apresenta grandes desafios: como vencer preconceitos, práticas arraigadas que impedem uma visão mais ampla do conhecimento? Ao mesmo tempo, como conservarmos as bases do pensamento sistemático, especializado e aprofundado que define as fronteiras disciplinares? Hoje em dia são incorporados à discussão de currículo temas como o caos, a complexidade, o multiculturalismo, as questões ambientais e ético-políticas que demandam abordagens contextualizadas e multireferenciais. Precisamos desenvolver competências que nos possibilitem lidar com os novos tempos, juntando esforços para compreender melhor nosso contexto local, regional, nacional e global à luz de teorias significativas que nos possibilitem contribuir não só para a reflexão como também para a ação com vistas à melhoria da escola e da universidade. Os alunos e professores de diferentes áreas do saber que colaboraram neste livro mostram-se dispostos a buscar caminhos que levem à construção de um currículo integrador, contemporâneo, criativo e baseado no diálogo.


TEMAS ABORDADOS NA OBRA E SEUS AUTORES:

PARTE 1: Reformas curriculares

REFORMA CURRICULAR NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
NA UNIVERSIDADE PORTUGUESA PÓS “DECLARAÇÃO DE BOLONHA”
Adriana Campani

AS REFORMAS CURRICULARES DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL
Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca, Silvany Bastos Santiago


PARTE 2: Teorias contemporâneas de currículo e formação docente

POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO DA MULTIMÍDIA NO DESENVOLVIMENTO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Andréa Soares Rocha da Silva, Ofélia Alencar de Mesquita, Sueli Maria de Araújo Cavalcante

A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS E A EDUCAÇÃO INFANTIL
Silvia Elizabeth Moraes, Ludmila de A. Freire, Maria Regina B. dos Santos

O CURRÍCULO DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO DA UFC À LUZ DA TEORIA DOS SIGNIFICADOS DA VIDA HUMANA
Márcia Nogueira Brandão

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE BIOLOGIA E OS SIGNIFICADOS DA VIDA HUMANA
Raquel Crosara Maia Leite

DISCURSO COMUNICATIVO E REFLEXIVIDADE DIALÉTICA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES À LUZ DA TEORIA CRÍTICA
Werner Markert


PARTE 3: Educação profissional e educação tecnológica

TRABALHO PEDAGÓGICO E EMANCIPAÇÃO HUMANA: A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL À LUZ DA TEORIA CRÍTICA
Maria Goretti Herculano Silva, Isabel M. Said Pierre Carneiro

O ENSINO TÉCNICO E O DESAFIO DA DUALIDADE ESTRUTURAL – UM DEBATE AINDA PRESENTE
Ana Maria Iorio Dias, Izaura Silva, Lélia Cristina Silveira de Moraes

OS CURSOS DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Patrícia Helena Carvalho Holanda, Gregório Maranguape da Cunha


PARTE 4: Interdisciplinaridade, disciplinaridade, flexibilidade curricular

PESSOAL DO CEARÁ: UM CURRÍCULO MUSICAL HÍBRIDO
Pedro Rogério, Luiz Botelho Albuquerque

PROJETOS ESCOLARES E CONEXÕES DE SABERES: O USO DE TEXTOS PARA UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR NA ESCOLA
Mônica de Souza Serafim, Rose Maria Leite de Oliveira

AS RAÍZES E OS FRUTOS DA DISCIPLINARIDADE – AS SEMENTES DE UM CURRÍCULO HOLÍSTICO
Paulo Meireles Barguil

MOBILIDADE ESTUDANTIL DE PARTIDA NA UFC – PANORAMA E PERSPECTIVAS DE UM CURRÍCULO MULTIDIMENSIONAL
Ticiana Telles Melo

CASA DE JOSÉ DE ALENCAR: PERCURSOS EM ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Angela M.R. Mota de Gutierrez, Vera Lúcia Albuquerque de Moraes

INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE EM ESCOLAS PÚBLICAS DE FORTALEZA
Silvia Elizabeth Moraes


PARTE 5: Gestão participativa e inclusiva

A GESTÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NA UFC – DA ROTINA À AÇÃO POLÍTICO-PEDAGÓGICA
Ana Maria Iorio Dias, Maria de Lourdes P.Brandão, Júlio Francisco Barros Neto, Yangla Kelly Oliveira Rodrigues


PARTE 6: Identidade e saberes na profissão docente

FORMAÇÃO DOCENTE: (RE) CONSTRUINDO-SE PROFESSOR REFLEXIVO
Glessiane C. Freitas Batista Prata

A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE: APREENSÃO DE SIGNIFICADOS A PARTIR DA PESQUISA COLABORATIVA
Alessandra de Macedo Monteiro, Luciana de Sousa Lima Soares

O ESTUDO, NÃO O ENSINO: MUDANDO O LÓCUS DA EDUCAÇÃO
William F. Pinar


PARTE 7: Ensino de ciências e matemática

O COMPUTADOR E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EXECUÇÃO DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS DE CIÊNCIAS
Júlio Wilson Ribeiro, Daniel Barros Freitas, Mário Jorge Nunes Costa, José Armando Valente, Ivoneide Pinheiro de Lima

PLANEJAMENTO E APLICAÇÃO DE ATIVIDADES DIDÁTICAS COM ORIENTAÇÃO CTS: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA
Salete Linhares Queiroz

OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA COMO FATOR DE INCLUSÃO SOCIAL
João Lucas M. Barbosa


PARTE 8: Avaliação curricular

TEORIA E MÉTODO PARA UM MODELO HEURÍSTICO RESPONSIVO E CONSTRUTIVISTA DE AVALIAÇÃO CURRICULAR EM EDUCAÇÃO MÉDICA
Geison Vasconcelos Lira

A FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO NO PIAUÍ: CARACTERIZAÇÃO CURRICULAR E PERFIL DO FUTURO DOCENTE
Clarissa de Andrade e Silva, Fauston Negreiros


PARTE 9: Educação e trabalho

CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE: CONSIDERAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Ilma Vieira do Nascimento, Maria Alice Melo

EDUCAÇÃO SUPERIOR: ESTUDO E TRABALHO PARA TODOS?
Jesus Garcia Pascual, Ana Maria Iorio Dias


SOBRE OS AUTORES
Adriana Campani – Doutora em Educação Brasileira pela UFC, Mestre em Educação pela UFRGS e professora adjunta da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Atua na área de currículo, formação de professores e pedagogia universitária. adrianacampani@yahoo.com.br

Alessandra de Macedo Monteiro – Psicóloga Escolar. Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas; Pesquisa na linha Saúde e Qualidade de vida no trabalho de professores. Defendeu a monografia intitulada: Encantos e desencantos da atividade docente: uma análise das práticas pedagógicas dos professores do CAIC na cidade de Teresina- PI. alessamacmel@hotmail.com

Ana Maria Iório Dias – Professora Associada do Departamento de Teoria e Prática do Ensino, FACED/UFC; doutora em Educação Brasileira, membro do Programa de Pós-Graduação na linha de pesquisa Educação, Currículo e Ensino. anaiorio@ufc.br

Andréa Soares Rocha da Silva – Bacharel e Mestre em Ciência da Computação (UFC). Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da UFC, pesquisando sobre a relação entre Tecnologia, Interação e Avaliação na EaD via Web. Co-autora das seguintes obras: Avaliação: Perspectivas em Debate e Avaliação Pragmática. elasa_andrea@yahoo.com.br

Angela Maria Rossas Mota de Gutiérrez - Professora da Pós-Graduação em Letras da UFC e Diretora da Casa de José de Alencar; Mestre em Educação (UFC); Doutora em Letras (UFMG). Publicou coletâneas de poemas, crônicas, contos, romances: O mundo <%-2>de Flora (1990), Luzes de Paris e o fogo de Canudos(2006); a tese Vargas Llosa e o romance possível da América Latina; artigos de crítica literária. angela_gutierrez@uol.com.br

Clarissa de Andrade e Silva - Aluna do 11° período de Psicologia da Faculdade de Ciências Médicas – FACIME, da Universidade Estadual do Piauí – UESPI; efetua pesquisas na área de currículo e formação profissional; formação do Psicólogo no Piauí; Psicologia Social e da Educação. clarissadeandrade@hotmail.com

Daniel Barros Freitas – Licenciado em Física pela UFC; Especialista em Ensino de Física pela UFC; Professor de Física da rede pública estadual do Ceará desde 1999. danielbfreitas@hotmail.com

Fauston Negreiros – Graduado em Psicologia pela Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual do Piauí (UESPI); professor substituto, da UESPI; Mestrando em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará – UFC; publicou os seguintes capítulos: “Saberes Populares e Práticas Educativas”; Gostar de Aprender”; e “Outras Histórias do Piauí”. faustonnegreiros@msn.com

Geison Vasconcelos Lira – Médico, professor assistente da Faculdade de Medicina da (UFC). Mestre em Educação em Saúde pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Doutorando em Educação pela UFC. Temas atuais de pesquisa: Epistemologia e Metodologia da Avaliação, abrangendo as áreas da Educação e da Saúde Coletiva, e Desenvolvimento Curricular e Docente em Educação Médica. geisonlira@terra.com.br

Glessiane C. Freitas Batista Prata – Formada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará – UECE, Atualmente é mestranda em Educação Brasileira pela Universidade federal do Ceara – UFC, bolsista do CNPq, Está envolvida na pesquisa sobre a prática docente na escola de aplicação da UECE (pesquisa de campo referente a dissertação do mestrado). glessiane@hotmail.com

Gregório Maranguape da Cunha – Bacharel e Mestre em Matemática pela UFC; doutor em Matemática Aplicada pela USP. Foi Professor Adjunto IV da UFC e, atualmente, Professor Titular da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Organizador e co-autor das seguintes obras: Construindo Matrizes Curriculares: problemas e perspectivas; Estágio nos Cursos Tecnológicos: conhecendo a profissão e o profissional; e Estágio Supervisionado: questões da prática profissional. g_maranguape@hotamil.com

Ilma Vieira do Nascimento – Doutora em Educação pela USP. Professora Associada do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMA, Membro do Grupo de Pesquisa Escola, Currículo, Formação e Trabalho Docente/UFMA. ilmavi@terra.com.br

Isabel Magda Said Pierre Carneiro – Graduada em Pedagogia pela UECE e Mestre em Educação pela UFC. Professora do Departamento de Fundamentos da Educação e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Saber e Prática Social do Educador da UFC. isabelmsaid@yahoo.com.br

Ivoneide Pinheiro de Lima - Mestre em Física; Doutora em Educação pela UFC; possui curso de aperfeiçoamento em Capacitação de Tutores em Educação a Distância pela Universidade Federal do Paraná; Professora Adjunta da UECE, lotada no Centro de Educação, Ciências e Letras dos Inhamuns- FECLIN. ivoneidepinheirodelima@gmail.com

Izaura Silva – Mestre em Educação UFC. Professora da Universidade Estadual do Maranhão UEMA/ CESI. Pedagoga do CEFET-MA/ UNED – Imperatriz-MA. izaurasilva12@terra.com.br

João Lucas Marques Barbosa – Doutor em Matemática pela Universidade da Califórnia, Berkeley, USA; Coordenador Acadêmico do Projeto Linguagem das Letras e dos Números; Coordenador das Olimpíadas de Fortaleza; Membro da Academia Brasileira de Ciências. Professor Titular aposentado da UFC e Professor Associado 1 da UFC. jlucas@secrel.com.br

Jesus Garcia Pascual – Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da UFC; doutor em Educação Brasileira e professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Pesquisa atualmente a importância das estruturas cognitivas do raciocínio lógico no desempenho de vestibulandos de “cursinhos preparatórios” promovidos para estudantes da rede pública de ensino em Fortaleza para o ingresso na UFC. gpascual@terra.com.br

José Armando Valente – Mestre e Doutor pelo Massachusetts Institute of Technology/MIT. Professor Livre Docente do Departamento de Multimeios, Midia e Comunicação do Instituto de Artes e Pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação/NIED da UNICAMP. Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação(Currículo), PUC-SP. jvalente@unicamp.br.

Júlio Francisco Barros Neto – Doutor em Engenharia de Produção/COPPE/UFRJ ; Professor Adjunto do Departamento de Estatística e Matemática Aplicada (DEMA/UFC); docente do Programa de Mestrado em Engenharia de Transportes. Foi coordenador do curso de Estatística, presidente do Fórum de Coordenadores de Graduação e diretor da Divisão de Pesquisa e Formação Inicial da UFC. Atualmente é chefe do DEMA. jfbarros@ufc.br

Júlio Wilson Ribeiro – Doutor em Ciências (ITA). Mestre em Engenharia (UFPb). Engenheiro Mecânico-Aeronáutico (ITA). Professor Associado I, Departamento de Computação e Programas de Pós-Graduação UFC. Pesquisa: tecnologias da informação, comunicação e práticas de experimentação científica na formação do professor. juliow@uol.com.br.

Lélia Cristina Silveira de Moraes – Doutora em Educação pela UFC; professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); pedagoga do CEFET-MA. leliacris@hotmail.com

Luciana de Sousa Lima Soares. Pedagoga; Mestranda em Educação Brasileira- FACED- UFC, na qual faz parte da Linha de Pesquisa: Educação, Currículo e Ensino; Especialista em Docência do Ensino Superior. Atuou como professora na Universidade Federal do Piauí e Universidade Estadual do Piauí, ministrando as seguintes disciplinas: Didática e Psicologia da Educação. luciana_posufc@yahoo.com.br

Ludmila de Almeida Freire – Pedagoga pela UFC, Professora formadora de professores do Estado do Ceará pelo Projeto “Lendo Você fica Sabendo”. Participa do projeto de pesquisa sobre docência universitária coordenado pelo Prof Dr Jacques Therrien. ludmilafreire@yahoo.com.br

Luiz Botelho Albuquerque – Ph.D. em Sociologia da Educação pela Universidade de Iowa (USA); Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Bacharel em Música pela Universidade de Brasília. Orienta alunos na Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Ensino na FACED/UFC. Estuda as relações entre ambiente, cultura e educação. luizbotelho@uol.com.br

Márcia Nogueira Brandão – Professora Adjunta da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade, Atuária e Secretariado Executivo da UFC. Mestre em Administração pela UFMG e doutoranda em Educação Brasileira, FACED/UFC. marcia@ufc.br

Maria Alice Melo – Doutora em Educação pela USP. Professora Adjunta do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMA, Membro do Grupo de Pesquisa Escola, Currículo, Formação e Trabalho Docente/UFMA. ma.melo@terra.com.br

Maria Goretti Herculano Silva – Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará-UECE. Integra o Grupo de Pesquisa “Saber e Prática Social do Educador”. Mestranda em Educação Brasileira pela UFC e bolsista do CNPq. Pesquisa sobre a constituição de um campo pedagógico musical na UFC e o habitus dos professores. goherculano1@yahoo.com.br

Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca – Professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre em Educação pela Universidade Mackenzie e Doutora em Educação pela UFC. Membro da linha de pesquisa em Avaliação Educacional do Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da FACED – UFC. Integra a equipe de eixo de avaliação do PAIC- Programa de Alfabetização na Idade Certa. Leciona História da Educação Brasileira. isabelfil@uol.com.br

Maria de Lourdes Peixoto Brandão – Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professora Adjunta e Membro do Núcleo Educação Currículo e Ensino do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFC. Orienta estudos sobre gestão curricular com destaque para a educação do campo e formação docente. lourdespbrandao@uol.com.br

Maria Regina Borges, graduada em Pedagogia, UFC, bolsista PIBIC, atualmente trabalha com Formação Continuada de Professores Alfabetizadores. gigi_ufc@yahoo.com.br

Mario Jorge Nunes Costa – Licenciado em Física pela UFC; Especialista em Didática pelo Centro de Educação da UECE; Professor de Física da rede pública estadual do Ceará desde 2003. costajorgem@yahoo.com.br

Monica de Sousa Serafim - é graduada em Letras, Mestre e doutoranda em Lingüística pela UFC. Tem experiência em Lingüística Aplicada e Língua Portuguesa, atuando principalmente na área da Aquisição da Linguagem, com especial atenção ao trabalho da leitura e da escrita infantil. É integrante do Grupo de Pesquisa Universo da Criança, cadastrado no CNPq, e recebe apoio da Funcap e Capes. monicasserafim@yahoo.com.br

Ofélia Alencar de Mesquita – Profa. EAD da UECE/Comunicadora Social, Mestre em Novas Tecnologias da Informação e Comunicação, Mestranda em Educação e trabalha com Transição Didática da UFC Virtual. ofs@virtual.ufc.br

Patrícia Helena Carvalho Holanda- Psicóloga, Mestre e Doutora em Educação (UFC). Professora adjunta da Pós-Graduação. Autora de Alfabetização numa visão construtivista e psicanalítica; organizadora e co-autora de Construindo Matrizes Curriculares: problemas e perspectivas; Estágio nos Cursos Tecnológicos: conhecendo a profissão e o profissional: Estágio Supervisionado: questões da prática profissional. patriciaholanda2003@yahoo.com.br

Paulo Meireles Barguil – Bacharel em Computação, Licenciado em Pedagogia, Mestre e Doutor em Educação (UFC). Professor adjunto I da FACED/UFC, participa do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFC, coordena o Laboratório de Educação Matemática e pesquisa sobre Educação Matemática, currículo, formação de professores e espaço escolar. www.paulobarguil.pro.br

Pedro Rogério – doutorando e mestre em Educação Brasileira pela Faculdade de Educação da UFC; Licenciado em Música pela UECE. Pesquisa a formação e o desenvolvimento curricular de um grupo de intelectuais e artistas que na década de 1970 ficou conhecido como “Pessoal do Ceará” . pedromusica@yahoo.com.br

Raquel Crosara Maia Leite – Professora Adjunta do Departamento de Biologia UFC; graduada em Ciências Biológicas (UFU); mestre em Educação (UFC); doutora em Educação (UFSC); coordenadora do Laboratório de Ensino de Biologia (LEBIO) e do projeto A pesquisa em ensino de Biologia: contribuições para o ensino de diversidade biológica (apoio FUNCAP). raquelcml@terra.com.br

Rose Maria Leite de Oliveira – graduada em Letras, Mestre e doutoranda em Lingüística pela UFC. Tem experiência em Lingüística Aplicada e em Língua Portuguesa. Atua na área da Aquisição da Linguagem com atenção ao trabalho da leitura e da escrita infantil. É integrante do Grupo de Pesquisa Universo da Criança (CNPq) e recebe apoio da Capes. rose_deoliveira@yahoo.com.br

Salete Linhares Queiroz – Doutora em Química Inorgânica pela Universidade Estadual Paulista, é docente da Universidade de São Paulo, onde coordena o Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do Instituto de Química de São Carlos. Orientou várias dissertações de mestrado e tem publicações em periódicos nacionais e internacionais nas áreas de Educação em Química e Química Inorgânica. salete@iqsc.usp.br

Silvany Bastos Santiago – Doutoranda em Educação Brasileira, UFC; Mestre em Avaliação Educacional (UFC); Especialista em Controle e Qualidade da Educação (UFC); Diretora de Escola do Ensino Fundamental e Médio da rede pública estadual em Fortaleza. silvanybastos@hotmail.com

Silvia Elizabeth Moraes (org.) – Professora da Faculdade de Educação da UFC. Graduada em Letras (UFC), Mestre em Crítica Literária (Universidade de Illinois), Doutora em Educação (UNICAMP), Pós-doutorado em Educação (USP). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Currículo Formação Docente e Avaliação. Desenvolve pesquisas em currículo, teoria crítica e teoria da ação comunicativa. silviamoraes@netbandalarga.com.br

Sueli Maria de Araújo Cavalcante – Doutoranda em Educação pela FACED/UFC. Mestre em Engenharia de Software (UFRJ) e graduada em Administração (UECe) e Processamento de Dados (UFC). Professora Adjunta do Departamento de Administração da FEAAC/UFC, pesquisando sobre integração de informações executivas como apoio a gestão educacional. Co-autora de Avaliação Pragmática. suelicavalcante@superig.com.br

Ticiana Telles Melo – Mestre em Lingüística Aplicada pela UECE e professora da Unidade Curricular de Língua Francesa do Curso de Letras da UFC. Desenvolve pesquisa de doutorado em Educação na UFC, estudando a questão da mobilidade estudantil, sob a orientação da professora doutora Ana Maria Iorio Dias. ticiana_melo@yahoo.fr

Vera Lucia Albuquerque de Moraes – professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC e diretora de atividades culturais da Casa de José de Alencar. Publicou recentemente dois livros: Clã: trajetórias do modernismo em revista (2004) e Entre Narciso e Eros: a construção do discurso amoroso em José de Alencar (2005) que ganhou o prêmio Osmundo Pontes da Academia Cearense de Letras. veralual@hotmail.com

Werner Markert – Doutor em Sociologia, Universidade de Frankfurt. Professor aposentado da J.W.Goethe, Universidade de Frankfurt. Foi Pesquisador Visitante CNPq/UFC e Professor colaborador da UFC. Publicou artigos, livros e capítulos de livros no Brasil e na Alemanha sobre Educação Profissional: trabalho, educação, formação profissional, pedagogia por competência, formação de professores e Teoria Crítica.

William Pinar – PhD em Educação pela Ohio State University, ensina teoria de currículo na Universidade de British Columbia onde ocupa o cargo de pesquisador. Dirige o Centro para a Internacionalização de Estudos de Currículo. É autor de vários livros sobre teoria de currículo, dentre eles mais recentemente Intellectual Advancement through Disciplinarity: Verticality and Horizontality in Curriculum Studies (Sense Publ). william.pinar@ubc.ca

Yangla Kelly Oliveira Rodrigues – Psicóloga. Servidora Técnico-Administrativa da Pró-Reitoria de Graduação da UFC. yanglarodrigues@yahoo.com.br


 
 
Por: R$ 68,60
ISBN: 978-85-7591-097-9
Páginas: 488
Formato: 14 x 21 cm
Altura: 22
Largura: 14
Comprimento: 21
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2008
 
 
Forma de Pagamento :