Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Discursos da Ciência e da Escola

Maria José P.M. de Almeida

• Maria José P. M. de Almeida

Livro que apresenta a síntese de um trabalho pioneiro no Brasil que abriu caminhos e preparou terreno para o crescente número de investigações que exploram as relações entre Linguagem e Educação em Ciências. Nele, Maria José Almeida articula discussões contemporâneas sobre a natureza do conhecimento e do discurso científico e suas impli-cações para o ensino, caracterizando a ciência como entidade social, cujas dimensões histórica e cultural estão intrinsecamente ligadas aos sistemas de representação simbólica que lhe são constitutivos. Assim, a autora propõe uma leitura original de questões, conceitos e práticas ligadas ao ensino e à aprendizagem das disciplinas científicas, em particular das relações entre conhecimento cotidiano e conhecimento científico e dos papéis das linguagens comum e matemática na construção deste último.Num texto esclarecedor e acessível, a autora apresenta as bases teórico-metodológicas da análise de discurso francesa e, ao fazê-lo, discute a necessidade de problematizarmos as supostas neutralidade, objetividade e transparência da linguagem. Lembra-nos, ainda, por meio de análises empíricas de práticas de leitura de estudantes de ensino médio e licenciandos de Física, das relações entre discurso, ideologia e produção de sentidos. Rico em exemplos do campo da Física, o texto não exclui leitores que não sejam especialistas nesta disciplina. Ao contrário, revela e estimula, um diálogo entre diferentes áreas de conhecimento de interesse para um amplo espectro de leitores. Nele, estudiosos de discurso encontrarão reflexões fundamentadas no diálogo com cientistas e educadores, que revelam aspectos da ciência como prática discursiva. Já para professores de ciências e seus formadores, o livro é um convite a enxergar problemas conhecidos sob outros ângulos e perspectivas, a repensar práticas, papéis e atitudes, e a construir novos sentidos sobre ensinar e aprender ciências na escola.

SOBRE A AUTORA
Maria José P.M. de Almeida é livre-docente em Metodologia de Ensino: Física pela Universidade Estadual de Campinas/Unicamp, doutora em Ciências: Psicologia, e licenciada em Física pela Universidade de São Paulo. É docente da Faculdade de Educação da Unicamp desde o início dos anos 1980, onde coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Ciência e Ensino - gepCE. Orientou diversas teses de doutorado e dissertações de mestrado, e tem inúmeras publicações nacionais e internacionais com temáticas da pesquisa em Educação em Ciências. Especificamente, sobre linguagem, leitura e ensino da ciência, co-organizou encontros e publicações, entre as quais o Cadernos Cedes: Ensino da Ciência Leitura e Literatura, e os livros: Linguagens, leituras e ensino da ciência (Mercado de Letras, ALB) e Textos de palestras e sessões temáticas III Encontro Linguagens, Leituras e Ensino da Ciência (Unicamp-FE-gepCE, ALB). Anteriormente, lecionou física e introdução às ciências experimentais no ensino médio e superior e trabalhou na Fundação Brasileira para o Desenvolvimento do Ensino de Ciências, onde traduziu, organizou e elaborou textos e equipamentos destinados ao trabalho em nível básico nas disciplinas de ciências.

 


 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 85-7591-033-7
Páginas: 128
Formato: 16 x 23 cm
Altura: 23 cm
Largura: 16 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2009
 
 
Formas de Pagamento