Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Literatura
Memória e História da Educação
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Teoria Literária
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
A Institucionalização Invisível

Crianças que não aprendem na escola Maria Aparecida Affonso Moysés

• Maria Aparecida Affonso Moysés

DE R$ 75,00 POR R$ 52,50.

Este livro fala de uma história que ainda não acabou, como a própria história dos homens, que não tem fim. A partir do trabalho com setenta e cinco crianças que não-aprendem-na-escola, reconstrói-se a história das formas de vigiar e castigar estas crianças ao longo dos dois últimos séculos, traçando-se paralelos com a evolução das anatomias políticas do poder de punir do sistema judiciário. De confinadas a controladas a céu aberto, continuam sendo institucionalizadas: tornadas incapazes de aprender, incorporam o fracasso e uma doença que não existe mas lhes foi imputada.

Analisa-se o papel que as instituições sociais e a ciência - a medicina, especificamente o método clínico, a psicologia, com a psicologia diferencial e a psicometria, e a educação - vêm desempenhando, ao longo desta história, legitimando concepções de homem e de mundo que constroem instrumentos que, como autos de acusação, condenam as crianças que só não-aprendem-na-escola a serem controladas por uma instituição invisível, sem paredes, virtual, introjetada em suas mentes.

Talvez esta história possa apresentar uma real mudança em seu curso a partir de uma ruptura epistemológica, que seja capaz de construir outros paradigmas para a ciência.

Este trabalho pretende, ao apontar a necessidade e possibilidades de se enxergar a criança como ela realmente é, sem transformá-la em caso, escapando das amarras que o olhar clínico nos impõe, integrar-se ao esforço coletivo, criando as condições necessárias para que essa ruptura possa acontecer.

Sobre a autora:
Maria Aparecida Affonso Moysés é médica, formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, onde fez sua especialização em Pediatria. Iniciou sua vida acadêmica dedicando-se ao estudo da criança em idade escolar; ainda na USP, fez seu Doutorado em Pediatria, aprofundando-se na pesquisa sobre os caminhos da medicalização do processo ensino-aprendizagem.

Atualmente, é Professora Livre-Docente no Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na área de Pediatria Social.

Trabalhando com crianças que "só não aprendem-na-escola" e que por isto são rotuladas de portadoras de alguma doença, a autora vem se dedicando a puxar os fios que tramam as formas de pensar a criança, a escola, os processos de aprendizagem, em nossa sociedade. Neste livro, fruto de sua Tese de Livre-Docência, analisa os modos pelos quais estas crianças, normais até entrarem em uma escola excludente, são tornadas reféns de doenças inexistentes, de fracassos que não são seus, sendo por fim aprisionadas em instituições invisíveis.

EDIÇÃO REVISTA E AMPLIADA


 
 
Por: R$ 52,50
ISBN: 85-85725-78-8
Páginas: 256
Formato: 16 x 23 cm
Altura: 17
Largura: 16
Comprimento: 23
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2009
 
 
Forma de Pagamento :