Nesse livro, a autora apresenta uma parte de sua tese de doutorado As proezas das crianças: das maltraçadas linhas ao texto de opinião (2001). A investigação é ancorada no interacionismo sociodiscursivo e nos autores de “Didática de línguas” da Universidade de Genebra que teorizam a argumentação como atividade de linguagem discursiva e enunciativa. A descrição de sua prática didática a respeito da leitura e da produção de textos, bem como a análise longitudinal do desenvolvimento de crianças da pré-escola à primeira série do ensino fundamental quanto à produção de textos de opinião, faz com que sua obra seja uma fonte de consulta e de estudo para o entendimento da produção de textos de crianças.
O estudo, por tratar de um problema crucial da escola brasileira – a produção de textos nas séries iniciais –, pode interessar aos alunos dos cursos de Pedagogia e Letras, bem como a professores que trabalham com crianças no início da escolarização.
Lusinete Vasconcelos de Souza é mestre em Educação Escolar Brasileira (Faculdade de Educação/Universidade Federal de Goiás) e doutora em Lingüística Aplicada e Estudos de Linguagem (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Como professora do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás, trabalha com crianças de pré-escola a quarta série. De sua prática didática, retira subsídios para os estudos que têm sido publicados em capítulos de livros e periódicos especializados. Suas pesquisas centram-se no uso de gêneros para o ensino de leitura e de produção de textos no ensino fundamental.
|