Esse livro inaugura os trabalhos do Convênio Capes-Cofecub entre a Universidade de São Paulo, a Universidade de Campinas e a Université Stendhal de Grenoble III (França), destinando-se a graduandos, pós-graduandos, docentes e interessados em ensino de língua. Dentre as noções aqui discutidas, destacam-se as de representação e de letramento.
Contando, também, com a colaboração de pesquisadores não integrantes do Convênio, a coletânea acolhe um amplo leque de pesquisas: das de caráter mais teórico, ligadas às noções de representação, de relação com a escrita, de imaginário sobre a língua, de língua oficial, de língua oral (considerada em contraste com a ênfase no estudo da língua escrita), às de caráter mais prático, como: formação de professores agentes de letramento, práticas escritas em sala de aula (dentre as quais a da reformulação de textos escritos), práticas de leitura partilhada e papel da poesia no ensino de língua materna. Em dois pontos que se tocam e que exemplificam, de modo marcante, o papel da escrita na vida do sujeito, estão contempladas, ainda: a aquisição da escrita (no aspecto mais particular da aquisição da noção de palavra) e a preservação da capacidade de linguagem pela via do letramento em casos de lesões cerebrais com perda da capacidade de fala.
Trata-se, em seu conjunto, de um convite à reflexão sobre o ensino, e, em especial, sobre o ensino da escrita em língua materna.
|