Neste livro, estão dez textos que tratam da formação de professores e de práticas linguageiras docentes. Alguns deles decorrem de trabalhos apresentados no evento Formação docente: textos, teorias e práticas organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguística Aplicada (Gepla), da Universidade Federal do Ceará, Brasil e pelo Grupo Praxis, Conhecimento e Texto (Pretexto) do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL), Portugal, com extensão na Universidad Nacional de Rosario, Argentina, realizado em março de 2011, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
A obra representa uma expressão de homenagem à pesquisadora e amiga Malu Matencio (in memória), como uma forma de reconhecimento pelas contribuições que essa estudiosa continua dando às investigações sobre a formação de professores e às reflexões sobre o quadro teórico e metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo, no Brasil. É justamente com esse intuito que o presente livro traz em evidência seus últimos (e inacabados) manuscritos; os quais originaram de uma conferência proferida por Malu Matencio no II Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas (Flael), na Universidade Federal do Ceará em outubro de 2010.
SOBRE OS AUTORES:
Camila Maria Marques Peixoto - Universidade Federal do Ceará.
Camile Tanto - Faculdade de Ciências Sociais Humanas, UNL.
Carla Teixeira - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, UNL.
Claudiomiro Vieira-Silva - Universidade Estadual de Campinas.
Ecaterina Bulea - LAF e GRAFE, FPSE, Université de Genève.
Eulália Leurquin - Universidade Federal do Ceará.
Fábio Delano Vidal Carneiro - Universidade Federal do Ceará.
Florencia Miranda - Centro de Lingüística, UNL.
Isabel Sebastião - Centro de Lingüística, UNL.
Jean-Paul Bronckart - LAF e GRAFE, FPSE, Université de Genève.
Lena Lúcia Espíndola Rodrigues Figueirêdo
Kaline Araujo Mendes - Universidade Federal do Ceará.
Luciana Graça - Universidade de Aveiro.
Luísa Álvares Pereira - Universidade de Aveiro.
Maria Antónia Coutinho - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, UNL.
Maria de Lourdes Meirelles Matencio - PUC Minas/CNPq (In Memoriam)
Maria Encarnação Silva - ESEL, Centro Lingüístico, UNL.
Paula Francineti R. de Araujo - Universidade Federal do Maranhão.
Rosário Luís - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, UNL.
|
Eulália Leurquin - Pós-Doutora pela Université Sorbonne Paris 3 e Université de Genève. Doutora e Mestre em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Foi professora visitante na Université de Bordeaux. É Professora do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará, onde é presidente da Unidade de Teoria e Prática e atua no Programa de Pós-graduação em Linguística. Atua na área de Linguística Aplicada, com foco no ensino-aprendizagem e na formação de professor, em interface com teorias do texto/discurso. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada - Gepla/ UFC/CNPq e membro do grupo de pesquisa Aletr/USP/CNPq. E-mail: eulaliaufc@gmail.comFlorencia Miranda - Centro de Lingüística, UNL.Maria Antónia Coutinho - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, UNL. |