CLIQUE AQUI PARA COMPRAR
Os artigos neste volume demonstram que, embora os livros didáticos tenham recebido, nos últimos anos, maior atenção de autores e editores na direção de propostas de ensino mais responsáveis, continuam centrados nas práticas letradas da cultura da escrita, cujos resultados parecem, segundo o desempenho de alunos de Ensino Médio nas avaliações institucionais, não estar preparando os alunos para a vida cidadã – como querem os referenciais de ensino. O primeiro deles, de autoria de Batista, comenta em detalhes os efeitos – desejáveis e indesejáveis – que o processo de avaliação dos livros no PNLD tem provocado: desde a concentração da produção editorial em grandes empresas do sul/sudeste do país até um efeito de cristalização de modelos de manual didático que tem relação muito direta com as propostas de letramento aqui comentadas.
O artigo de Rojo realiza a síntese do perfil didático-pedagógico das propostas de letramento dos LDs. Seguem-se a ele artigos dos vários autores, comentando em maiores detalhes aspectos da abordagem dada pelos LDs aos diversos componentes de ensino de Língua Portuguesa, nos eixos do uso e da reflexão sobre a língua e a linguagem.
SOBRE OS AUTORES
Andréa Cattermol Izar Santos – Graduada em Letras pela UFMG e mestre em Lingüística Aplicada pela mesma instituição. É professora nas redes municipal e particular de ensino de Belo Horizonte.
Antônio Augusto Gomes Batista (org.) – Faculdade de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação (FAE); Centro de Alfabetização Leitura e Escrita (Ceale) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Aracy Alves Martins – Doutora em Educação, professora da Faculdade de Educação da UFMG e pesquisadora do Ceale.
Celia Abicalil Belmiro – Professora da Faculdade de Educação da UFMG e pesquisadora do Ceale.
Cristiane Cagnoto Mori-de-Angelis – Fonoaudióloga formada pela PUC-SP, mestre em Lingüística pelo IEL/Unicamp, professora do Departamento de Lingüística da PUC-SP e da Faculdade de Fonoaudiologia da Universidade Metodista de São Paulo.
Delaine Cafiero – Doutora em Lingüística pelo IEL/Unicamp. É professora do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Belo Horizonte e professora dos cursos de graduação e pós-graduação no Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH) além de realizar pesquisas junto ao Ceale e Lael-PUC/SP.
Fernanda Moreno Cardoso – Mestre em Lingüística Aplicada pelo Lael-PUC/SP; docente do Setor de Extensão da PUC-SP (Cogeae).
Heliana Maria Brina Brandão – Faculdade de Educação/UFMG e Centro de Alfabetização Leitura e Escrita (Ceale).
Hércules Tolêdo Corrêa – Doutor em Educação pela UFMG, é professor de Leitura e Produção de Textos e de Literatura Infantil e Juvenil nos cursos de graduação em Letras e pós-graduação em Literatura Brasileira do Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH).
Kátia Lomba Bräkling – Mestre em Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas pela PUC-SP, assessora da CENP (SEE) na Rede do Saber em programas de formação continuada de professores (ensino fundamental e médio).
Maria da Graça Costa Val – Professora da Faculdade de Letras da UFMG e pesquisadora do Ceale) da Faculdade de Educação da UFMG. É doutora em Educação, pela UFMG.
Maria Flor de Maio Barbosa Benfica – Mestre em Lingüística pela UFMG e professora de Letras da PUC-Minas (Betim) e da rede municipal de Betim.
Paulo Eduardo Mendes da Silva – Formado em Fonoaudiologia pela PUC-SP; doutorando do Programa de Língüística Aplicada e Estudos da Linguagem da PUC-SP; assessor em programas de formação de professores; especialista de Língua Portuguesa na avaliação de livros didáticos do ensino fundamental, pelo Ceale e MEC.
Roxane Rojo (org.) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem (Lael) da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).
Sheila Vieira de Camargo Grillo – Doutora em Lingüística/USP; docente da Graduação em Letras e do Mestrado em Educação da Universidade São Francisco.
Vanir Consuelo Guimarães – Graduada em Letras, Português/Inglês, e mestre em Letras: Estudos Lingüísticos, pela UFMG. Professora de Lingüística Aplicada e de Estudos da Significação no curso de graduação em Letras do UNI-BH além de realizar pesquisas junto ao Ceale e Lael.
|