As criações recentes, de que se ocupa essa publicação (as histórias em quadrinhos, os livros de imagens, as narrativas curtas e os livros-brinquedo) como que rompem com os limites do livro, valendo-se do cruzamento de códigos vários para contaruma história e promover uma experiência de leitura lúdica às crianças. Nesse sentido, elas quebram os protocolos tradicionais e apontam para outras alternativas de interação entre textos e leitores. De certo modo, há uma recuperação da relação original do ser humano com a arte: novas linguagens que se aliam às palavras são feitas de cores e formas, luzes esombras, movimentos e balões, alterando o conceito de livro infantil e restaurando a liberdade do contato prazeroso com o objeto estético. Talvez aí residam as razões de terem caído tão bem no gosto do público. (Vera Aguiar)
A ideia de escrever um livro que reunisse diversos gêneros textuais surgiu há muito tempo. No entanto, não bastava escrever capítulos que definissem esses gêneros. Nós privilegiávamos dois aspectos: que este livro fosse escrito por membros do grupo de pesquisa vinculado ao Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil (CELLIJ) e que esses artigos conseguissem estabelecer um diálogo entre o gênero textual e a prática em sala de aula.
O CELLIJ foi criado em 1996 na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus de Presidente Prudente, e sempre esteve à frente de projetos que discutem leitura, interpretação, produção de textos e literatura infantil e juvenil entre professores e crianças. Professores que, por muitas vezes, têm a oportunidade de vir ao Centro para cursos de formação continuada ou em serviço, e crianças que frequentam o CELLIJ participando de projetos de contação de histórias, produção de textos e de incentivo à leitura.
Os integrantes do Centro são discentes de doutorado, mestrado, professores da rede municipal e estadual de ensino e alunos de graduação dos cursos de Letras e Pedagogia que, motivados por discussões acerca do ensino da leitura e da escrita em séries iniciais, aceitaram escrever este livro com alguns convidados especiais. Tais convidados são professores e pesquisadores da área da leitura, escrita, literatura, alfabetização e letramento de várias Universidades do país que direta ou indiretamente interagem com os projetos desenvolvidos pelo CELLIJ.
O livro, neste sentido, contribui para ampliar os conhecimentos do professor para que possa unir teoria e prática da leitura da literatura no espaço escolar. Ainda, a publicação deste material demonstra o comprometimento do Centro com a formação continuada de professores das séries iniciais.
Assim, nos artigos que compõem este livro temos como objetivo principal discutir a configuração de diversos gêneros textuais e propor atividades que possam levar os alunos das séries iniciais a compreender o texto literário de modo mais proficiente e, sobretudo, a ler na perspectiva do letramento literário. Esperamos, portanto, que professores e mediadores de leitura possam fazer uso desse material e levar seus alunos à verdadeira função da leitura literária: sensibilidade estética, diversão e prazer.
|
Berta Lúcia Tagliari Feba - Renata Junqueira de Souza - Livre-docente em Metodologia, Conteúdos e Práticas em Língua Portuguesa (2012). Pós-doutorado em Literatura e Ensino na British Columbia University (2001) e Ohio State University (2001, 2005, 2012). Graduada em Letras pela Unesp (1987), mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990), doutorado em Letras pela Unesp (2000). É professora da FCT - Unesp - Presidente Prudente desde 1994, junto ao departamento de Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenadora do Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil “Maria Betty Coelho Silva” - CELLIJ. Atualmente é professora visitante da Universidade do Minho, professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), desde 2015. |