Resultado de uma jornada de estudos organizada por Diana Cooper-Richet e Valéria Guimarães intitulada "As transferências culturais no domínio da imprensa: o exemplo da França e do Brasil" realizada em 2009 no Centre d'histoire culturelle des sociétés contemporaines da Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines, esta obra é o fruto de uma longa colaboração entre pesquisadores brasileiros e franceses especialistas em história do livro e das mídias, da leitura e da edição.
Os artigos desta obra atestam a especificidade e a pertinência do conceito de transferência cultural. Pois se a imprensa é um dos lugares da construção da identidade nacional, esta não pode se edificar a não ser em relação "à alteridade" uma vez que "... o elemento do nacional tem, ele próprio, um fundamento intercultural". A esse respeito, certos textos deste volume evidenciam a complexidade das trocas, entre Europa e América Latina, e os múltiplos produtos editoriais originais que resultaram destas interações. Esses estudos confirmam, igualmente, o papel privilegiado da imprensa do século XIX como mediador cultural, assim como a existência, no mundo ocidental, de circuitos integrados de informação.
SOBRE A ORGANIZADORA:
Valéria Guimarães é Doutora em História Social pela USP, pesquisadora responsável pelo projeto Jovem Pesquisador - Fapesp - “as transferências Culturais na imprensa na passagem do século XIX ao XX - Braisle França” no Cedap-Unesp/Assis. Pesquisadora associada ao Centre d'Histoire Culturelle des Sociétés Contemporaines (CHCSC) da Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines (UVSQ), onde concluiu parte de seu pós-doutorado com bolsa Hermès da Fondation Maison des Sciences de l'Homme (FMSH) e da CAPES.
SOBRE OS COLABORADORES:
Lise Andries – Diretora de pesquisa no CNRS e membro do CELLF, Universidade Paris-Sorbonne.
Jean-François Botrel – Professor de espanhol, Universidade de Rennes 2 Alta-Bretanha.
André Caparelli – Doutorando em literatura francesa e comparada, Universidade de Montpellier III.
Diana Cooper-Richet – Maître de conferénce em história, Universidade de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines [CHCSC].
Jerusa Pires Ferreira – Diretora do CEO (Centro de Estudos da Oralidade) e professora de comunicação e semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Lúcia Granja – Professora de literatura brasileira, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Valéria Guimarães – Pesquisadora em história cultural, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo [CEO-COS], bolsa Fapesp e da Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines [CHCSC], Bolsa Hermès-FMSH.
Tania Regina de Luca – Professora do Curso e Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Pesquisadora do CNPq.
Jean-Yves Mollier – Professor de história contemporânea, Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines [CHCSC].
Sandra Guardini Teixeira Vasconcelos – Professora de literatura inglesa, Universidade de São Paulo.
|