Livro que impressiona pela complexidade das referências, e pela originalidade das propostas, e tem como marca registrada a capacidade de estabelecer com as teorias fonético-fonológicas mais atualizadas do chamado "primeiro mundo" um diálogo sempre crítico e às vezes polêmico, mas nunca subserviente.
Mostrando, de maneira estilisticamente feliz, a possibilidade de conciliar os métodos qualitativos e quantitativos num estudo rigoroso dos aspectos simbólicos e físicos da linguagem humana, o livro destina-se a ter uma forte repercussão não só no contexto dos estudos fonéticos- fonológicos, mas nas ciências humanas em geral.
APOIO : FAPESP
Sobre a autora
Eleonora Cavalcante Albano é titular da área de Fonética e Fonologia do Departamento de Lingüística do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp. É Doutora pela Brown University (Providence, RI, USA), fez Pós-doutorado no Linguistic and Speech Analysis Department do Bell's Telephone Laboratories (Murray Hills, NJ, USA) e Livre-docente pela Universidade Estadual de Campinas.
Pesquisou e ministrou cursos nas áreas de Fonética, Psicolingüística, Epistemologia da Lingüística. É responsável pela implantação no Brasil da área de investigação conhecida como speech analysis, que se consolidou na Unicamp em paralelo à criação do Laboratório de Fonética Acústica e Psicolingüística Experimental LAFAPE.
É autora de No reino da fala, a linguagem e seus sons (Ática, 1985) e Da fala à linguagem, tocando de ouvido (Martins Fontes, 1990).
(capa: Vande Rotta Gomide
|